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45ª Expointer representa diversidade do agro gaúcho

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45ª Expointer é lançada com expectativa de público de mais de 600 mil pessoas, feita no espaço Multiverso, com exibição de fotografias

Nesta segunda-feira (15/8), o governo do Estado deu a largada para a 45ª Expointer. O evento acontecerá entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O lançamento marcou uma feira em inovação. Isso porque ele ocorreu no espaço Multiverso, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre. No local, estavam presentes o governador Ranolfo Vieira Júnior, secretários estaduais, prefeitos, autoridades, convidados e imprensa.

45ª Expointer – lançamento

Além disso, na ocasião, foram exibidas centenas de imagens que representam a diversidade produtiva do setor agropecuário gaúcho. De acordo com o governador:

“A Expointer é a feira onde demonstramos para o país e para o mundo a nossa principal vocação. Neste ano, temos uma expectativa altamente positiva, seja em relação ao número de circulação de pessoas ou de negócios, porque não haverá restrições para a presença de público. Por tudo isso, vamos transferir a sede do governo para o parque de exposições durante os nove dias da feira.”

Pandemia

Contudo, vale destacar que nos últimos dois anos, a feira aconteceu em meio a um cenário de restrições por conta da pandemia. Em 2020, o evento foi fechado ao público, e em 2021, contou com número de visitantes limitado para cumprimento dos protocolos de saúde.

E fora os eventos técnicos, oficinas, julgamento de animais e exposição e venda de produtos, a edição de 2022 terá atividades de entretenimento, leilões e shows artísticos e culturais. Ainda haverá discussão de temas relevantes para a agropecuária gaúcha e nacional: inovação, tecnologia, produção sustentável, reservação de água, agricultura de baixa emissão de carbono e desenvolvimento econômico aliado à preservação do ambiente.

Segundo Domingos Antonio Velho Lopes, secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural:

“Esperamos mais de 600 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 4 bilhões em negócios. Queremos que a feira represente a alma gaúcha, com toda a sua diversidade e pluralidade de culturas. É essa imagem que pretendemos passar, de um estado onde a harmonia e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva são exemplos para o mundo.”

Inscritos

No total, 6.378 animais foram inscritos na feira (5.093 de argola e 1.285 rústicos). Neste ano, haverá retorno de raças ausentes nos últimos anos, além da estreia de outras. A admissão dos animais de argola no parque começará no dia 22, às 8h. O Pavilhão da Agricultura Familiar contará com 337 expositores, apresentando a variedade de produtos originários de agroindústrias familiares, setor de plantas e artesanato.

Máquinas e implementos

A área de máquinas e implementos agrícolas contará com a presença de mais de cem empresas, que apresentarão lançamentos, serviços e a tecnologia oferecida pelo segmento. Neste ano, a feira também terá um espaço de inovação que reunirá startups e tecnologias voltadas ao setor do agro.

Ingressos

A venda de ingressos será feita de forma online e presencial. A comercialização na plataforma virtual começa nesta semana (informações no site da Expointer). Já a venda presencial ocorre apenas durante os dias do evento na bilheteria do parque (portão 3).

Os ingressos custarão R$ 16 (inteiro), R$ 8 (meia-entrada), R$ 40 (estacionamento de visitantes) e R$ 400 (camping para expositores). Pedestres poderão ingressar no parque entre 8h e 20h30 pelos portões 2 e 6.

Realização

A Expointer é uma realização do governo do Estado e dos copromotores Febrac, Fetag, prefeitura de Esteio, Simers, Sistema Farsul e Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

*Foto: Reprodução/Itamar Aguiar

ANS participa de iniciativa sobre IA

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ANS participa de projeto que desenvolverá soluções digitais para melhoria da qualidade e do custo de serviços públicos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está participando de uma iniciativa no setor público. O objetivo é o desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) que possam ter impacto positivo sobre a qualidade e o custo dos serviços públicos prestados ao cidadão.

ANS e a inteligência artificial

A ideia é que startups apresentem propostas para quatro desafios tecnológicos da ANS:

  • Analista de reclamação digital de clientes de operadoras de saúde;
  • Assistente de alteração de dados cadastrais para entidades reguladas;
  • Inteligência na análise qualitativa de contribuições da sociedade;
  • Inteligência Artificial no ressarcimento ao SUS.

Mas, para o desenvolvimento das soluções, startups interessadas deverão participar de uma seleção pública intitulada “Soluções de Inteligência Artificial para o Poder Público”. Ela é promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Ministério da Economia e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também terão quatro desafios cada, completando os 12 da seleção. O edital para a seleção pública foi publicado no dia 2/08/2022 e está disponível no site da Finep.

Propostas

As propostas devem ser elaboradas por startups, conforme os requisitos estipulados no edital, e podem ser enviadas até 12 de setembro. Contudo, os candidatos terão que indicar claramente os problemas públicos por trás de cada desafio, e das informações necessárias para estruturar a contratação das soluções. Os melhores projetos apresentados para cada desafio tecnológico serão apoiados.

O resultado será divulgado no dia 9 de dezembro. O valor de cada proposta varia conforme o desafio tecnológico, sendo que o maior valor é de R$ 3,6 milhões. Porém, será exigida contrapartida financeira das startups de acordo com seu faturamento, sendo o mínimo de 1% do valor pleiteado.

4 webnários

Para a divulgação e instrução às startups, estão previstos quatro webinários. O primeiro foi feito pela Finep ontem (11) para passar instruções gerais às empresas interessadas sobre o processo seletivo. Já os outros três eventos devem ocorrer entre amanhã (12) e dia 15. A coordenação é da ENAP com a ANS, a Anvisa e o Mapa, para apresentar mais informações sobre os desafios tecnológicos propostos.

Plano de Transformação Digital da ANS

A participação da ANS na chamada pública “Soluções de Inteligência Artificial para o Poder Público” ocorreu por conta do projeto de transformação digital iniciado pela reguladora em 2015. Na época, o objetivo era melhorar a qualidade dos serviços prestados utilizando a tecnologia como meio para alcançar melhores experiências. O Projeto ANS Digital já obteve sólidos resultados com impactos positivos para o setor de saúde suplementar.

*Foto: Reprodução

Healthtech Laura e a transformação digital

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Healthtech Laura se alinha a era da transformação, trazendo benefícios para a sociedade e comunidade médica, ao fornecer insumos valiosos para tomada de decisão mais seguras, precisas e rápidas, afirma CEO e cofundador da empresa, Cristian Rocha

Na última sexta-feira (5), foi celebrado o Dia Nacional da Saúde, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com saúde e refletir o sistema atual.

Healthtech Laura – benefícios à sociedade e comunidade médica

Além disso, a Healthtech Laura vem participando da revolução no atendimento com telemedicina, inteligência artificial e machine learning. E como isso tudo otimiza o setor.

Por outro lado, a startup ganha espaço no setor por impactar na qualidade de atendimentos dos pacientes em operadoras de saúde, clínicas e hospitais. E ainda propõe a entrega de uma visão 360° da jornada integral do paciente, além de acompanhamento por meio de IA por 24h e central de monitoramento longitudinal, alertas à equipe de saúde e classificação de risco. Portanto, isso facilita a priorização de casos. Ou seja, é possível evitar desperdício de recursos.

A Healthtech vem trazendo benefícios para a sociedade e comunidade médica, ao fornecer insumos valiosos para tomada de decisão mais seguras, precisas e rápidas, afirma CEO e cofundador da empresa, Cristian Rocha.

Todavia, para que a inteligência artificial se torne mais eficaz, o uso de big data e estruturação dos dados de saúde se tornam cada vez mais necessários. Isso porque só assim será possível gerar mais inteligência e melhores desfechos clínicos por meio desta tecnologia.

5G na medicina

Contudo, com a chegada do 5G puro, as possibilidades de melhorias e avanços no setor de saúde são inúmeras. É o caso do projeto InRad, que realizou 377 atendimentos clínicos em crianças, idosos e pacientes crônicos no início de maio. O médico Marcos Menezes, que é diretor do Serviço de Radiologia Intervencionista do InRad, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês, explica que as ações foram iniciadas há um ano, com a realização de exames de ultrassom em comunidades ribeirinhas do Tapajós (PA), por meio das expedições da ONG Zoé.

Todavia, o uso da quinta geração móvel na medicina pode gerar mais robustez ao atendimento. Consequentemente, ele se torna mais prático e funcional.

Sobre a Laura

Em 2021, a Healthtech Laura ficou no TOP 10 Open Startups, ranking que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no Brasil. Hoje, a empresa dispõe de uma das maiores centrais de dados clínicos do mundo. São quase 13 milhões de atendimentos já feitos e mais de 4 milhões de pacientes únicos em sua plataforma.

A startup nasceu em 2016, com o uso de algoritmos de IA, assim como da geração e integração de dados.

Por meio da oferta de medicina personalizada, promove também o acolhimento e direcionamento apropriados.

Com um crescimento em receita de 143% em 2021, a Laura possui hoje mais de 70 colaboradores, que atuam em conjunto de todo o país, unidos pelo propósito de salvar vidas diariamente.

*Foto: Reprodução

Helicópteros espaciais em Marte: Nasa comenta o envio

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Helicópteros espaciais em Marte, segundo afirmação da Agência Espacial Norte Americana, aeronaves são inspiradas no modelo Ingenuity e serão enviadas para a superfície do planeta

Nesta semana, a Nasa anunciou que enviará dois helicópteros inspirados no modelo Ingenuity para Marte. O objetivo é que as aeronaves coletem amostras de rochas. Vale lembrar que o envio ocorre 17 meses depois que posou em Marte, por exemplo, o Perseverance, que coletou 11 amostras de diversas regiões do planeta.

Helicópteros espaciais em Marte

Além disso, quando os dois helicópteros espaciais em Marte retornarem para a Terra, os equipamentos ajudarão os cientistas a definirem um registro geológico para entender a evolução ambiental no outro planeta. Contudo, a iniciativa ocorre em decorrência do sucesso incrível de seu pequeno drone Ingenuity. Ele acaba de completar 29 voos. Sobre isso, a Nasa afirma que dará início a sua tão aguardada missão Mars Sample Return (MSR), em 2027 ,com as primeiras amostras de rochas de um planeta alienígena.

Earth Return Orbiter

Por outro lado, a agência espacial revelou também que lançará um Earth Return Orbiter no outono de 2027; um Sample Retrieval Lander no verão de 2028. E ainda afirmou que essas amostras chegariam à Terra em 2033.

Por meio da ilustração de capa, o conceito para uma combinação proposta de sonda e foguete da Nasa em Marte pode desempenhar um papel essencial no retorno à Terra de amostras de material de Marte coletadas pelo Perseverance.

Lander de Recuperação de Amostras

O Lander de Recuperação de Amostras levaria um pequeno foguete (cerca de 10 pés, ou 3 metros de altura) chamado Mars Ascent Vehicle à superfície marciana. Depois de usar um braço robótico para carregar os tubos de amostra selados do rover em um recipiente no cone do nariz do foguete. Por fim, a sonda lançaria o Mars Ascent Vehicle em órbita ao redor do Planeta Vermelho.

*Foto: Reprodução

Pavimentação com plástico descartado: tecnologia aplica em rodovias

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Pavimentação com plástico descartado é uma iniciativa da Concessionária Eixo SP, com aplicação e corredor viário no interior de São Paulo

Uma nova iniciativa tecnológica que visa o combate à poluição do meio ambiente será colocada em prática no Brasil, mais especificamente no interior de São Paulo. A solução começou a ser adotada na última quinta-feira (28), pela concessionária Eixo SP, responsável pela administração de 1,2 mil quilômetros de rodovias do Lote PiPa.

Pavimentação com plástico descartado

Sendo assim, a pavimentação com plástico descartado ocorre por meio de embalagens plásticas de alimentos. Agora, de acordo com a empresa, o material será usado na camada asfáltica de pavimento da Rodovia Washington Luís (SP-310), na região Central do Estado.

Aplicação deste tipo de pavimento compreenderá o segmento de trecho da pista em Rio Claro (SP), do km 170 ao 171, pista sentido São Carlos (SP).

Como funciona a pavimentação com plástico descartado

O método sustentável é originário da Holanda pela concessionária. Entretanto, tal tecnologia recebeu adaptações para as condições climáticas, ambientais e de carga dos veículos do Brasil.

Segundo Assis Villela, gerente de Pavimentação da Eixo SP e um dos idealizadores da pesquisa:

“Para se ter ideia da dimensão do impacto positivo ao meio ambiente, somente neste um quilômetro de teste, serão utilizadas aproximadamente 200 mil embalagens plásticas. Se esta tecnologia fosse utilizada em todas as rodovias asfaltadas do Brasil, mais de 80 bilhões embalagens plásticas de alimentos poderiam ser eliminadas do meio ambiente.”

Etapas de produção do asfalto com plástico

Conforme informações da Eixo SP, nas cooperativas de reciclagem de lixo parceiras do projeto, o plástico passa por uma seleção. Para o resultado final, foram estudados diversos tipos de plástico que ofereceram resultados satisfatórios na composição do pavimento durante testes em laboratório feitos por mais de um ano.

A concessionária disse ainda que essas embalagens plásticas de alimentos são moídas e passam por um tanque de lavagem para eliminar qualquer contaminação. Em seguida, são aglutinadas até serem transformadas em uma massa plástica, que toma formato de pequenos grãos de plástico do tamanho de uma ervilha.

Na usina de asfalto, esses grãos de plásticos são misturados com pedras dentro de um grande tambor aquecido a altas temperaturas, até atingirem a consistência ideal.

Apenas depois de todas essas etapas e com todos os controles e testes laboratoriais realizados, o Asfalto com Plástico está pronto para ir à obra e ser executado na rodovia.

Logística Reversa

Por outro lado, o projeto Asfalto com Plástico será feito e submetido a novos testes de laboratório e em pista nos próximos dias. Os parâmetros encontrados nos testes indicarão sua qualidade em relação ao pavimento executado com o asfalto comum, acrescenta Assis.

“A Eixo SP busca alternativas sustentáveis em sua operação e esta alternativa é um ganho para o meio ambiente e a geração de emprego e renda, por meio da demanda aquecida do plástico que passa a ser adquirido das cooperativas parceiras.”

Assis explica também que a ampliação do uso da tecnologia em outras três frentes regionais de trabalho vai estimular o uso do material reciclável de outras cooperativas especializadas na coleta seletiva dos municípios, contribuindo com a geração de trabalho e renda por meio da logística reversa.

Sustentabilidade

Além disso, a concessionária Eixo SP é uma empresa que vem adotando os conceitos da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Entre as políticas definidas na gestão da maior extensão rodoviária sob concessão do país, estão projetos de uso de energia limpa. É o que confirma o diretor-presidente da Eixo SP, Sergio Santillan:

“A economia verde já é uma realidade nas operações da Eixo SP, que em dois anos de atividade já insere mais uma inovação, desta vez, nas obras de pavimento. Ao mesmo tempo, a Concessionária utiliza veículos elétricos nas operações de balança móvel e suas instalações são alimentadas por energia fotovoltaica.  A empresa caminha com responsabilidade ambiental e tecnologia, conceitos para que a Concessão seja autossustentável e cause impacto mínimo ao meio ambiente.”

Sobre a Eixo SP

A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, e de modernização de serviços ao usuário.

*Foto: Reprodução/Eixo SP

Google Meet no YouTube: recurso permite transmissão de reuniões

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Google Meet no YouTube faz com que os administradores do Google Workplace ativem o streaming público das contas de suas empresas, mas haverão algumas regulamentações

Com a pandemia, as plataformas de videoconferências cresceram muito, para que empresas pudessem realizar reuniões com seus funcionários, em esquema home office. Uma dessas plataformas é o Google Meet. E na semana passada, o recurso do maior buscador do mundo anunciou que suas reuniões poderão ser transmitidas ao vivo pelo YouTube.

Google Meet no YouTube

O dispositivo do Google Meet no YouTube será possível a partir dos responsáveis por administrar o Google Workplace. Eles poderão ativar o streaming público das contas de suas empresas por meio da internet. No entanto, vale ressaltar que existirão certas regulamentações para garantir que sua reunião não vaze na internet de forma desprotegida.

Como funciona o recurso

Para transmitir suas conversas ao vivo pelo YouTube, o usuário precisa ter uma conta paga. No Workplace existem três níveis de “perfis premium”:

  • Education Plus, para quem usa o Google Meet para fins estudantis; Enterprise, para empresas;
  • e o Google One Premium.

Porém, usuários dos pacotes iniciais, básicos, legados ou essenciais não terão acesso.

Contudo, para transmitir sua videochamada no YouTube é preciso solicitar com antecedência. Sendo assim, seu canal na plataforma de vídeos poderá ser aprovado. O processo pode levar até 24 horas.

Webinar

Além disso, o Google fará webinar gratuito de SEO para ajudar sites brasileiros nesta quina-feira (28). Trata-se de um webinar gratuito com a apresentação do especialista John Mueller, líder de relações públicas. O objetivo é apresentar ao público tendências de SEO.

Por fim, o curso abordará os principais temas usados por webmasters. São eles: rastreamento, indexação, sites de dispositivos móveis, search console, paginação, conteúdo duplicado e outros assuntos.

*Foto: Reprodução

40 mil galáxias em anel: saiba como foram descobertas

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40 mil galáxias em anel tiveram ciência dos humanos graças à inteligência artificial

Graças a ajuda de uma inteligência artificial e da colaboração Galaxy Zoo, uma equipe de ciência que anunciou a descoberta de 40 mil novas galáxias em anel. Este é um tipo de galáxia com uma aparência circular e um espaço vazio entre a borda e o núcleo. Além disso, esse número é seis vezes mais do que as descobertas anteriores.

40 mil galáxias em anel

Contudo, as 40 mil galáxias em anel, por esta finalidade, levam alguns bilhões de anos para se formar. Porém, são destruídos em colisões com outras galáxias. Todavia, ainda não há muita certeza de como esses objetos se formam. Mas, esse catálogo gigante poderá ajudar em trazer respostas.

Análise

Por outro lado, descobrir galáxias como essas e de outros tipos exige muito trabalho na análise de incontáveis objetos observados pelos telescópios.

Projeto Galaxy Zoo

Já o projeto Galaxy Zoo foi criado para transformar esse trabalho exaustivo em algo mais eficiente. Isso resulta no recrutamento de centenas de milhares de voluntários sem nenhum conhecimento científico.

Medição

Com esses cientistas cidadãos, os cientistas conseguem medir o formato de objetos cósmicos e definir quais deles são galáxias e quais são os formatos delas. No entanto, isso ainda é um “trabalho de formiguinha” comparado à quantidade de dados já coletados, revelam.

Mike Walmsley, um dos cientistas, utilizou uma década de medições do Galaxy Zoo (mais de 96 milhões de cliques dos cientistas cidadãos) para criar um assistente automático. Ou seja, um algoritmo, chamado “Zoobot”. Ele é capaz de medir os objetos com a mesma precisão dos voluntários, além de entender onde os cliques podem estar errados.

Diferentes análises científicas

Além disso, o Zoobot foi projetado para ser treinado repetidamente para ser usado em diferentes análises científicas. Portanto, o uso de IA pode aprender a responder a novas perguntas, uma vez que já aprendeu a responder a mais de 50 perguntas diferentes, afirma Dr. Walmsley.

“Com o Zoobot, humanos e máquinas estão colaborando para impulsionar a ciência da astronomia.”

Por fim, ao constatar essas novas descobertas, os astrônomos podem buscar respostas sobre como as galáxias isoladas evoluem e como, em geral, envelhecem.

*Foto: Reprodução

Skate 4: confira tudo sobre o novo jogo

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Game Skate 4 será gratuito, terá sistema de cross-play e recebe novo nome

Durante o evento The Board Room foi anunciado que o novo game Skate 4 agora se chamará “skate.”. Este é um dos eletrônicos aguardados e deverá ser lançado para PlayStation, Xbox e PC. Além disso, ‘skate.’ se passará em San Vansterdam, uma espécie de cidade irmã de San Vanelona, sede de Skate e Skate 2.

Novidades do game Skate 4

De acordo com a Full Circle, o motivo de optar por um novo nome, skate., em vez de simplesmente chamar o game de Skate 4, seguindo a sequência atual dos jogos da franquia, é que este novo jogo não se trata de uma sequência, nem reboot ou remake. E sim uma nova plataforma, que o estúdio desenvolvedor construirá em cima pelos próximos anos.

Sendo assim, será possível assumir que a sequência de games que parou em Skate 3 e foi interrompida, o “skate.” continuará a evoluir ao longo dos anos, em vez de ter lançamentos de sequências, como Skate 4, 5, etc. Como o nome já diz, não devemos esperar continuações: é “skate, ponto.”

Funcionamento do game

Por se tratar de um jogo gratuito, algumas questões vieram à tona sobre como o game funcionará. Portanto, a Full Circle explicou que trabalha com algumas regras para o novo game, que incluem:

  • nada de pagar para ganhar;
  • não existirão áreas de mapas trancadas atrás de paywalls;
  • nem caixas de saque sem pagamento;
  • e nada de vantagens pagas de gameplay.

Games com microtransações

Por fim, o fato anima os jogadores acostumados com games que trabalham com microtransações. Isso porque eles sabem que muitas vezes alguns jogos tornam impossível jogar sem fazer compras de itens.

Por enquanto, skate. não tem data de lançamento divulgada.

*Foto: Reprodução

Players de metaverso: startups investem em vinda ao país

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Players de metaverso, como da Druid com a Zepeto, e da BAYZ com a Sandbox, expandem a presença de plataformas especializadas

O metaverso está cada vez mais em alta. Sendo assim, startups brasileiras de produtos e serviços da chamada Web3 estão investindo para trazer plataformas imersivas ao país.

Players de metaverso no país

É o caso da Druid Creative Gaming, agência especializada em games e Web3 da holding Spacecaps. Ela tem como sócio Bernardo Mendes, Forbes Under 30 2021. E agora, está lançando uma parceria com a Zepeto, plataforma de avatares e outras funcionalidades.

A Zepeto nasceu na Coreia do Sul e é publicada pela Naver Z. Além disso, hoje, a Zepeto vem sendo usada para desenvolvimento de experiências virtuais dentro de plataformas imersivas. De acordo com Jay Lee USA, CEO da Naver Z:

“Queremos criar mundos virtuais para influenciadores e personalidades e trazer marcas de entretenimento, moda, mídia, música e estilo de vida, entre outras, para construir experiências digitais para seus negócios, como fizemos em todo o mundo com Samsung, Gucci, Ralph Lauren, Disney, Black Pink e Selena Gomez.”

Estimativas

Contudo, segundo estimativas da Naver Z, a Zepeto conta com mais de 20 milhões de usuários mensais. 700 mil deles estão no Brasil e 300 milhões, no mundo. Por outro lado, em relação ao Brasil, o CEO da Druid, Claudio Lima, explica:

“O Brasil tem se destacado como um importante mercado para os games e iniciativas no metaverso. Estamos entusiasmados em ajudar a expandir o ecossistema Zepeto na região. Temos investido cada vez mais na busca de soluções para o metaverso e Zepeto é uma das plataformas mais completas nesse sentido. Esperamos conectar influenciadores, personalidades e marcas com a comunidade e criar parcerias estratégicas que venham somar ao portfólio de cases de sucesso já realizados pelo app.”

Sandbox e BAYZ

Há algumas semanas, a BAYZ, editora de jogos Web3, anunciou uma parceria com a The Sandbox, plataforma de imersão, para ampliar a presença no Brasil. Por meio dessa colaboração é possível que a The Sandbox se aproximar de marcas, do entretenimento e de propriedades intelectuais brasileiras para o metaverso. Isso inclui: música, moda, estilo de vida, cultura, arquitetura, esportes, celebridades, TV e mídia.

Com a Sandbox, a BAYZ se propõe a conectar seu ecossistema de games também com as dinâmicas do metaverso.

Segundo o COO e cofundador da The Sandbox, Sebastien Borget:

“O Brasil tem uma cultura rica e vibrante de entretenimento que queremos trazer para o Sandbox a fim de conectar mais usuários da América do Sul e Latina. Temos sucesso como plataforma global ao incorporar culturas individuais e estamos felizes em ter a BAYZ como um forte parceiro local para nos ajudar a incluir a cultura e a diversidade do Brasil no metaverso.”

Equipe em tempo integral

Todavia, a The Sandbox colocará à disposição uma equipe em tempo integral na BAYZ para aumentar a comunidade no Brasil, trazer parceiros locais para o jogo, além de criar experiências para a inclusão de novos jogadores brasileiros no metaverso.

A BAYZ nasceu em 2021, e já realizou parcerias com jogos como MetaSoccer, Thetan Arena e Genopets. Por fim, para colaborar com a construção das comunidades e engajar jogadores de todos os cantos do planeta, a BAYZ nomeou como embaixadores da organização os criadores de conteúdo Nobru e Cerol.

*Foto: Reprodução

Agência de viagens da Nasa explora planetas distantes

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Agência de viagens da Nasa, nos Estados Unidos, anunciou a criação da Exoplanet Travel Bureau, um site que leva os visitantes a sete locais diferentes

A Nasa permitirá que pessoas do mundo inteiro conheçam planetas distantes do Sistema Solar por meio de uma iniciativa chamada de Exoplanet Travel Bureau, lançada nesta semana. Anunciado como uma agência de viagens, na verdade, trata-se de um site que permite que as pessoas conheçam até sete planetas distantes, até o momento.

Agência de viagens da Nasa

Para a agência de viagens da Nasa, o projeto conta com tour guiado que usa tecnologia 3D e elementos artísticos para levar experiência aos visitantes. O portal também possui características de um museu. Isso porque exibe informações sobre o descobrimento do planeta, assim como o clima, vegetação possível e outras curiosidades sobre os lugares visitados.

Download dos elementos

Além disso, os visitantes podem fazer download dos elementos que ilustram cada planeta e versões em preto e branco para colorir. A agência pode ser visitada no endereço Exoplanets da Nasa. exoplanets.nasa.gov/travel.

Brand Love

Contudo, a NASA também se tornou uma brand Love. Ou seja, uma marca muito amada. Entretanto, mesmo sendo uma marca, a NASA não pode transformar esse ativo em um negócio, uma vez que é uma instituição pública. Portanto, não pode permitir cobrar royalties por uso de logotipos, por exemplo.

Por outro lado, a entidade tem bastante história, o que também afeta consumo, lifestyle e diversos negócios.

Licenciamento sem royalties

Por se tratar de uma instituição governamental, a NASA não cobra por participação em vendas de produtos. De certo modo, isso facilita a comercialização de roupas, acessórios e brinquedos com o logotipo. Marcas como Vans, Target, Forever 21, Old Navy, Nike, Walmart, Coach e Urban Outfitters são algumas das que já utilizaram.

Tecnologia para atletas

Já em uma parceria com a Speedo, a empresa já teve um traje de banho para os astronautas. O produto gerou tanta demanda e permitiu tamanho desempenho dos atletas, que ele chegou a ser proibidos nas provas.

Comunicação via SMS

A NASA possui o costume de enviar mensagens via SMS quando a Estação Internacional Espacial passa pela localização de uma pessoa.

Parceria com a Disney

Por fim, o Centro Espacial da NASA, inaugurado em 1992, conta uma parceria da Disney que custou US$ 70 milhões e chega a receber um milhão de turistas por ano.

*Foto: Reprodução