ANS participa de iniciativa sobre IA

ANS

ANS participa de projeto que desenvolverá soluções digitais para melhoria da qualidade e do custo de serviços públicos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está participando de uma iniciativa no setor público. O objetivo é o desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) que possam ter impacto positivo sobre a qualidade e o custo dos serviços públicos prestados ao cidadão.

ANS e a inteligência artificial

A ideia é que startups apresentem propostas para quatro desafios tecnológicos da ANS:

  • Analista de reclamação digital de clientes de operadoras de saúde;
  • Assistente de alteração de dados cadastrais para entidades reguladas;
  • Inteligência na análise qualitativa de contribuições da sociedade;
  • Inteligência Artificial no ressarcimento ao SUS.

Mas, para o desenvolvimento das soluções, startups interessadas deverão participar de uma seleção pública intitulada “Soluções de Inteligência Artificial para o Poder Público”. Ela é promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Ministério da Economia e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também terão quatro desafios cada, completando os 12 da seleção. O edital para a seleção pública foi publicado no dia 2/08/2022 e está disponível no site da Finep.

Propostas

As propostas devem ser elaboradas por startups, conforme os requisitos estipulados no edital, e podem ser enviadas até 12 de setembro. Contudo, os candidatos terão que indicar claramente os problemas públicos por trás de cada desafio, e das informações necessárias para estruturar a contratação das soluções. Os melhores projetos apresentados para cada desafio tecnológico serão apoiados.

O resultado será divulgado no dia 9 de dezembro. O valor de cada proposta varia conforme o desafio tecnológico, sendo que o maior valor é de R$ 3,6 milhões. Porém, será exigida contrapartida financeira das startups de acordo com seu faturamento, sendo o mínimo de 1% do valor pleiteado.

4 webnários

Para a divulgação e instrução às startups, estão previstos quatro webinários. O primeiro foi feito pela Finep ontem (11) para passar instruções gerais às empresas interessadas sobre o processo seletivo. Já os outros três eventos devem ocorrer entre amanhã (12) e dia 15. A coordenação é da ENAP com a ANS, a Anvisa e o Mapa, para apresentar mais informações sobre os desafios tecnológicos propostos.

Plano de Transformação Digital da ANS

A participação da ANS na chamada pública “Soluções de Inteligência Artificial para o Poder Público” ocorreu por conta do projeto de transformação digital iniciado pela reguladora em 2015. Na época, o objetivo era melhorar a qualidade dos serviços prestados utilizando a tecnologia como meio para alcançar melhores experiências. O Projeto ANS Digital já obteve sólidos resultados com impactos positivos para o setor de saúde suplementar.

*Foto: Reprodução

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Vinhos da Faria Lima: Empresários investem em vinícolas no Brasil e no exterior

Empresários e executivos do mercado financeiro investem na produção de vinhos da Faria Lima, em São Paulo e na Europa Assim como no mercado financeiro,...

Uso da IA no Bolsa Família: Beneficiários poderão perder pagamentos

Uso da IA no Bolsa Família resultará em muitos beneficiários que poderão perder seus auxílios por conta da nova tecnologia Uma mudança está prestes a...

Rota do vinho de São Roque: Saiba como aproveitar

Rota do vinho de São Roque pode ser feito de carro ou moto, em meio à natureza; passeio é gratuito Formado pelas estradas do Vinho,...