Tecnologia impulsiona pequenos negócios no Brasil

Tecnologia impulsiona pequenos negócios

Tecnologia impulsiona pequenos negócios a partir do empreendedorismo digital

A aceleração digital tem feito com que a tecnologia se transforme em um braço direito dos negócios. E especialmente agora em relação ao empreendedorismo digital para as pequenas empresas. Entretanto, como saber escolher entre as melhores inovações do mercado que se adapte melhor ao seu tipo de negócio? Confira neste artigo algumas soluções.

Tecnologia impulsiona pequenos negócios

É preciso ter em mente que a tecnologia impulsiona pequenos negócios diariamente a partir de novas ferramentas, recursos e motivações para micro, pequenas e grandes empresas. Sendo assim, o mercado está antenado a estas novas possibilidades.

Empreendedorismo digital no Brasil

Apesar da pandemia, foi durante a crise sanitária e econômica, que o empreendedorismo digital saltou no Brasil e passou por grandes renovações.

De acordo com dados do Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020, 87,5% das empresas nacionais aceleraram seus projetos de transformação digital em 2019. E a maior parte delas é formada por pequenos negócios.

Portanto, neste caso, a tecnologia possibilitou que muitos negócios recomeçassem, surgindo novos modelos. E a adoção de tais recursos foi a solução para as pequenas empresas para se manterem em pé durante o isolamento social.

É o que diz também o estudo da Capterra (divulgado em abril de 2020), onde 43% das pequenas e médias empresas adotaram novas tecnologias.

Negócios e a tecnologia

Veja abaixo as vantagens:

  • Modernização dos processos;
  • Expansão do alcance;
  • Melhora nos produtos/serviços;
  • Maior produtividade dos colaboradores;
  • Redução de tempo e custos;
  • Melhora na segurança dos dados;
  • Expansão de mercado;
  • Maior controle dos gestores;
  • Ampliação da satisfação dos clientes;
  • Ganho de competitividade no mercado.

Como medir os resultados

Além disso, os executivos podem medir os resultados em curto tempo de uso. Isso porque em muitos casos, as mudanças positivas ocorrem quase que instantaneamente. É o caso dos e-commerces, que representam maior número de venda em pouco período.

5 inovações atuais

Veja abaixo algumas tecnologias que têm impulsionado melhores resultados.

Big Data

Essa tecnologia é fundamental para promover os 3V’s: Volume, Variedade e Velocidade dos Dados.

Sendo assim, sua aplicação ocorre por meio de um conjunto de técnicas que conseguem analisar inúmeros dados e também permitem que os empreendedores tomem decisões mais assertivas.

Internet das Coisas (IoT)

Hoje, 37% das PMEs brasileiras já realizam automação de processos por meio da IoT. É o que revela um estudo da Zebra Technologies, com dados divulgados em 2020. Portanto, essa inovação tem sido crucial para as pequenas empresas, principalmente para melhorar produtividade.

Alguns exemplos de IoT nas pequenas empresas são: inteligência artificial com chatbot, automatização de e-commerces, assistentes virtuais e outros.

Computação em nuvem

A computação em nuvem está inserida hoje na vida das pessoas. Com isso, ao salvar uma foto, ouvir uma música em plataformas ou uso de e-mail. Nas empresas, a nuvem é fundamental. Vale destacar ainda que os serviços em cloud aumentaram 26% nos negócios de pequenas empresas, afirma a pesquisa Deloitte.

Hoje, existem vários tipos de nuvem: pública, privada e híbrida. Nuvem para todos os modelos e tamanhos de negócio.

ERP

O ERP é um sistema de gestão empresarial que possibilita a organização dos dados em tempo real. Com isso, os profissionais conseguem ser estratégicos e aproveitar melhor seu tempo. E as informações fiscais e financeiras ficam automatizadas e seguras.

Ele também gera mobilidade, já que os usuários conseguem acessar o software de qualquer lugar, com um computador autorizado. A nuvem é uma aliada do ERP, proporcionando benefícios significativos.

XaaS no empreendedorismo digital

XaaS no Brasil significa “tudo como serviço”, criando a virtualização dos processos, baseando-se na computação em nuvem. Aqui as surge vertentes: SaaS, IaaS, PaaS e outras.

Desse modo, o XaaS otimiza a produção e seus processos, gerando a oferta de inúmeros serviços por meio de soluções digitais. Esse modelo de negócio dispensa grandes infraestruturas e ambiente físico, e gera redução de custos.

*Foto: Unsplash

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele, esta é uma pergunta que tem vindo muito à tona em se tratando do universo da beleza; mas o...

Amostras de Marte: NASA reduz gastos com missão

Na segunda-feira (15), a NASA informou como serão os próximos passos da campanha Mars Sample Return, iniciada em 2021. Agora, a campanha vai passar...

Conheça cultivar de uva própria para vinhos espumantes na Serra Gaúcha

Cultivar de uva própria resulta em uma boa produção A produção de vinhos é uma das atividades mais tradicionais na Região Sul do país. Entretanto,...