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Token The Graph atinge US$ 1 bilhão em valor de mercado

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Token The Graph é cripto nativa da plataforma que disparou 55% na semana passada

O GRT, token nativo do The Graph, um protocolo de indexação para blockchains construído na rede Ethereum (ETH), ultrapassou a capitalização de mercado de US$ 1 bilhão no final de semana, de acordo com dados do agregador CoinMarketCap.

Token The Graph

Além disso, o token The Graph começou a subir no início de 2023 após despencar no segundo semestre de 2022. Agora está sendo negociado a cerca de US$ 0,13, com alta de 55% nos últimos sete dias.

Vale lembrar que o GRT havia alcançado US$ 5 bilhões de valor de mercado antes de desabar no final de 2021 quando o mercado cripto mais amplo começou a cair.

O que faz o Grafh

O Graph utiliza inteligência artificial (IA) que elimina a necessidade de consumidores de dados, como desenvolvedores de aplicativos, de expandir a infraestrutura complexa para coletar informações na cadeia.

Hoje, a plataforma suporta a indexação de dados de 26 redes blockchains diferentes, incluindo Ethereum, Near (NEAR), Arbitrium, Optimism, Polygon (MATIC), Avalanche (AVAX), Celo (CELO), Fantom (FTM), Moonbeam e IPFS.

Receita

Já as duas principais fontes de receita para o projeto são as recompensas de indexação inflacionária e as taxas de consulta pagas pelos consumidores de dados, conforme relatório da Messari sobre o protocolo publicado em fevereiro.

As taxas de consulta são as tarifas totais que os usuários finais pagam por pesquisas feitas em um indexador durante todo o tempo.

Os dados do relatório mostraram que, no quarto trimestre de 2022, o The Graph testemunhou um aumento de 66% na comparação com o mesmo período do ano anterior com taxas de consulta (em termos de dólares, isso equivale a um aumento de 5% no trimestre e um aumento de 265% no ano).

Contudo, o relatório indica também que essas tarifas “devem continuar a aumentar à medida que mais subgráficos forem migrados para a rede principal nos próximos trimestres”.

IA

Como dito acima, os tokens estão associados à inteligência artificial, afirmam alguns analistas. Eles aumentaram recentemente por causa do ChatGPT, o popular chatbot da OpenAI, explica Pablo Jodar, analista cripto da GenTwo.

“Acho que (essa alta) está ligado ao rali das ações de IA e ao efeito do ChatGPT.”

CoinMarketCap

Já o ranking do CoinMarketCap dos “projetos e tokens de IA e big data mais valiosos” atualmente tem o The Graph como o protocolo líder em capitalização de mercado.

O projeto levantou US$ 50 milhões em uma rodada de investimento liderada pela Tiger Global Management em janeiro de 2022.

*Foto: Reprodução

Praticidade do Delivery de Roupas chega às gestantes

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Delivery de roupas facilita vida das futuras mamães que preferem experimentar peças no conforto de suas casas do que comprar pela internet e talvez não servir, e enfrentar uma troca de mercadoria

A pandemia gerou algumas oportunidades de negócios, ligadas à internet. Neste período, diversos e-commerces de vários segmentos se fortaleceram, dentre eles, o de moda gestante. Entretanto, nem toda mulher grávida gosta de comprar online, uma vez que a roupa pode não servir e aí entra a questão da política de troca.

Sendo assim, de uns tempos para cá surgiu mais uma modalidade de negócio, o fashion delivery, que tem se fortalecido ao implantar novas táticas para conquistar o cliente em domicílio. A seguir, você vai conferir como ele funciona e quais são os benefícios.

Mas como surgiu o fashion delivery? Provavelmente, você já ouviu falar das sacoleiras de roupas (ou sacoleiros), que são pessoas que vão às casas de seus clientes e deixam uma mala de roupas, acessórios ou sapatos para serem experimentados com calma e no conforto de seus lares. Essa é uma prática que sempre foi muito utilizada por varejistas que estão começando o seu negócio e não estão prontos para investir em uma loja física.

Impacto da pandemia

E foi justamente no período de queda do varejo de moda e calçados, em 2020, primeiro ano da pandemia, que o fashion delivery cresceu. Diante deste cenário, novas alternativas ganharam força, atraindo novos públicos e fidelizando clientes.

Vale destacar que a internet é uma grande aliada no sentido de dar visibilidade às marcas por meio das redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp. Os lojistas conseguem mostrar seu produto e partir para a fase seguinte, que é a finalização da compra.

Delivery de roupas para gestantes

No entanto, no caso das gestantes, muitas não se sentiam à vontade para comprar online, nicho que cresceu nos dois últimos anos. Portanto, para elas, o delivery de roupas é algo que veio para ficar. E uma das empresas pioneiras neste segmento é a marca de moda gestante Belly Home, com sede na cidade de São Paulo, no bairro do Tatuapé.

No mercado há 15 anos, desde 2016 a empresa também vende pela internet. E em 2020, com a pandemia, passou a oferecer o serviço de fashion delivery para gestantes.

O serviço funciona da seguinte forma: a cliente entra no site da marca e escolhe quais roupas, acessórios e outros itens deseja conhecer e experimentar. Em seguida, a loja envia por um motoboy uma malinha recheada com tudo que escolheu. Se a pessoa morar em casa, basta marcar um horário de entrega e retirada. Mas se residir em um prédio, a malinha de roupas e acessórios pode ser deixada na portaria.

Aí vem a parte boa do negócio: provar tudo que deseja sem pressa e na comodidade de sua casa. Vale destacar que a cliente pode ficar com a malinha pelo prazo de dois dias.

Itens para escolher

Ao entrar no site da Belly Home, a cliente encontra tudo o que precisa por tópicos. No caso, ela escolhe entre os seguintes itens:

  • Camisolas e Pijamas;
  • Roupas para amamentar;
  • Vestidos e Macacões;
  • Calças e Shorts;
  • Sutiã Amamentação;
  • Calcinha pós-parto;
  • Jeans para Gestantes;
  • Blusas e Batas;
  • Roupas para bebê e muito mais!

Em seguida, a gestante manda uma mensagem por WhatsApp para a loja, dizendo tudo o quer que contenha em sua malinha e por fim, recebe tudo na comodidade de sua casa, via motoboy. Se a pessoa morar em casa, agende um horário de entrega e retirada, e se morar em prédio, pode receber na portaria, e depois deixar no mesmo local para o motoboy retirar. Para solicitar a sua malinha acesse o site exclusivo do serviço: https://delivery.bellyhome.com.br/

Dicas

Com a malinha em mãos, no site da marca tem um passo a passo que diz que uma dica importante é combinar as roupas escolhidas com peças de seu próprio armário, criando assim novos looks. Mas o serviço da loja não para por aí! A Belly Home conta também com uma equipe de Styling para tirar suas dúvidas de quais peças combinam mais. Além disso, ouça a opinião das pessoas que moram com você.

Por fim, o pagamento das peças que escolheu pode ser feito via cartão de crédito com parcelamento ou ainda com desconto à vista via PIX.

Agora que você já conhece todas as facilidades de um delivery de roupas para gestantes, não perca tempo e escolha agora tudo o que deseja provar sem sair de casa!

Gestão de avatares já corresponde a quase R$ 10 milhões

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Gestão de avatares também gera lançamentos de versões digitais de celebridades e influenciadores, que continuam em alta em 2023 com novas possibilidades de engajamento

Entre as promessas de 2023 em termos de tecnologia, o metaverso segue ganhando espaço, assim como a inteligência artificial. Mas, agora, de modo mais concreto.

Gestão de avatares

De acordo com levantamento da NTT Data e MIT Technology Review apontou que as tecnologias derivadas do conceito imersivo chamado de metaverso estão no topo de prioridade do marketing digital neste ano, sendo considerado por 70% das empresas da América Latina em 2023.

Segundo um novo estudo da Boston Consulting Group (BCG), atualmente, as indústrias relacionadas ao metaverso movimentam R$ 1,3 trilhão (o equivalente a US$ 250 bilhões) e devem gerar mais de R$ 2 trilhões (US$ 400 bilhões até 2025).

No Brasil, em especial, um segmento importante desta indústria vem crescendo de modo acelerado: a produção e gestão de avatares. Prova disso, é que nos últimos dois anos, startups brasileiras especializadas e celebridades já desenvolveram mais de 40 personificações digitais que somadas e considerando um custo de manutenção e gestão de até R$ 150 mil por mês movimentam quase R$ 10 milhões mensais.

É o caso da Biobots, que surgiu com a criação da Satiko, avatar da apresentadora Sabrina Sato, em 2021. Hoje, a empresa possui uma fila de produção que inclui mais de 6 avatares em desenvolvimento. Nos últimos dois anos, foram lançados, além de Satiko, Pink (Boca Rosa), Deby Dry e Mary Flower (Deborah Secco e Maria Flor), Luz (Luiza Possi), Bert (Alberto Cordeiro), Ninaverso (Nina Silva) e Eddy (Duda Nagle). Em breve serão anunciados Cauã Reymond, Rafa Kalimann, Natalia Beauty, Astrid, Angélica, Lucas Guimarães e Carlinhos Maia.

Novo avatar

Além disso, no começo desta semana, a Biobots lançou o avatar de Ticiane Pinheiro. Trata-se da Tarcilla, jornalista virtual, surge para atuar como curadora, jornalista e apresentadora. Sobre isso, a própria Ticiane declarou:

“Tarcilla é uma ferramenta importante de adaptação às necessidades do mercado. Vinha acompanhando esse universo e me surpreendi com o poder da comunicação desses influenciadores e a flexibilidade para atender às necessidades dos seguidores, marcas e corresponder aos valores para que foram desenvolvidos. Além de ser minha extensão como narrativa e inovar os meus negócios, desenvolvi Tarcilla para alcançar uma nova geração de seguidores, como a Geração Z, que vem influenciando as taxas de engajamento com suas inúmeras maneiras de se comunicar.”

Metaverso e Web3

Já o CEO da Biobots, Ricardo Tavares, explica que, em 2022, a ideia de metaverso, Web3 e suas tendências começaram a vir à tona de forma muito positiva. Isso porque mesmo sem serem populares, avatares e NFTs passaram a fazer parte de discussões e estratégias de empresas e profissionais, destaca Tavares:

“Para 2023, acredito que daremos início a materialização de muitos projetos da Biobots e reforçar a importância da construção e gestão de comunidades sólidas dentro do metaverso. Lançaremos mais avatares, mas criaremos projetos robustos que envolvam esses avatares.”

Avatar Galis

Por fim, além do lançamento da Ticiane Pinheiro, outro projeto em expansão, já lançado em outubro do ano passado, é o avatar Galis, da apresentadora Adriane Galisteu, desenvolvido em parceria com o Mercado Bitcoin, explica Robson Harada, CMO do MB:

“O MB ainda aposta muito na tese e no desenvolvimento dos conceitos de metaverso. Contudo, observando e construindo com em conjunto aos nossos parceiros Druid e Adriane Galisteu. Destaco a palavra parcimônia uma vez que é sempre muito importante separar o hype das possibilidades reais. Nosso projeto segue firme e em evolução. No entanto, optamos por estudar mais algumas tecnologias inclusive de inteligência artificial para tangibilizarmos e flexibilizarmos mais o uso desses avatares. Esperamos com isso colaborar com a educação do mercado, engajar clientes em produtos que distribuímos relacionados a metaverso e games.”

*Foto: Reprodução

Agrotins 2023: Confira data da maior feira tech do Tocantis

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Agrotins 2023 terá como tema o “Compliance no Agro”, e será realizada entre os dias 16 e 20 de maio, no Parque Agrotecnológico, em Palmas

Entre os dias 16 e 20 de maio, será realizada em Palmas a maior feira de inovação e tecnologia da Região Norte do Brasil, a Agrotins. Nesta edição, o tema abordado será o “Compliance no Agro”, alinhado com valores defendidos pelo Governo do Tocantins: legalidade e obediência às normas e procedimentos.

Agrotins 2023

O tema foi autorizado no último dia 23, pelo governador do estado, Wanderlei Barbosa. Esta será a 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), que ocorrerá no Parque Agrotecnológico do Tocantins.

Além disso, Barbosa afirmou que a Agrotins é uma referência para o setor de agronegócio do Tocantins e do País.

“O nosso Estado tem a economia alicerçada no agronegócio, portanto, Compliance no Agro vem ao encontro do que queremos, que é o desenvolvimento com obediência às regras dos órgãos reguladores da produção no setor. Agora que alcançamos o status de zona livre de aftosa sem vacinação, com isso, garantimos a manutenção dos mercados que temos, afinal estamos habilitados a vender para mais de 100 países e estamos trabalhando para vender a nossa carne para o mercado europeu.”

Agro

Contudo, o secretário da Agricultura, Jaime Café, explicou que o termo Compliance no Agro é conjunto de normas e regras exigidas tanto pelo mercado quanto pelos órgãos que regulam o agronegócio e fazem com que o produtor atue dentro da legalidade ambiental, trabalhista e sanitária:

“Os novos mercados têm exigências acessórias, a exemplo da rastreabilidade e isso tudo será tratado pelos órgãos do Governo e as instituições que estarão na Feira.”

No entanto, Jaime deixou claro que o tema não abrange apenas os grandes produtores, mas também os pequenos produtores e representantes da agricultura familiar.

“Vamos nos comunicar com todos os produtores. Desde os pequenos, que querem comercializar os produtos para a merenda escolar, ao grande produtor que precisa de um certificado para exportação.”

O que é Compliance?

Compliance é o conjunto de procedimentos e mecanismos responsáveis por garantir o cumprimento das normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estipuladas para organizações e setores. E assim como também: detectar, evitar e tratar quaisquer desvios e inconformidades.

Por outro lado, vale destacar que nos últimos anos, a prática de compliance entrou de modo definitivo na agenda das companhias brasileiras e da sociedade como um todo. Portanto, ele segue uma tendência já consolidada nas principais economias do mundo, e isso demanda condutas empresariais mais éticas, transparentes e lícitas.

Realização

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Tocantins Parcerias, da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), em conjunto com demais órgãos públicos, empresas e instituições.

*Foto: Reprodução

Cibersegurança no Brasil e no mundo em 2023: O que esperar?

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Cibersegurança no Brasil diz respeito à prevenção e resposta imediata a ataques cibernéticos são as palavras de ordem no setor em 2023

Prevenção e resposta imediata a ataques cibernéticos devem ser as palavras de ordem no setor em 2023. Isso porque diante de ameaças cada vez mais globalizadas e, especialmente, direcionadas, o Brasil deve se inserir cada vez mais no cenário mundial como um alvo constante, com empresas de diferentes setores se tornando altamente visadas pelos criminosos.

Cibersegurança no Brasil

Além disso, a cibersegurança no Brasil tem um movimento que acompanha uma proliferação absoluta dos dispositivos da Internet das Coisas. Isso aumenta cada vez mais a superfície de ameaças, e a necessidade de disponibilidade constante. Ficar horas, dias e semanas fora do ar durante uma recuperação não deve ser algo considerável, com medidas de defesa e resiliência devendo ser aplicadas para que a resposta seja rápida e a proteção, maior. É o que sinaliza Raphael Tedesco, gerente de alianças na América Latina da empresa de cibersegurança NSFOCUS:

“Aparelhos inteligentes tendem a ter menos controles de segurança e seguem sendo alvos fáceis.”

Para ele, o desenvolvimento de aplicativos e o uso massivo de aparelhos conectados segue como tendência e, também, um risco em potencial.

Aumento de ataques de phishing

Enquanto isso, a previsão do especialista para 2023 é de um aumento de ataques de phishing segmentados, feitos diretamente contra corporações e organizações brasileiras. Contudo, os assuntos do momento e clickbaits seguirão sendo usados como isca, além do uso de linguagens características, documentos e marcas das indústrias a serem atingidas, exigindo ainda mais atenção dos trabalhadores para identificar golpes de engenharia social.

Ataques de negação

Por outro lado, os ataques de negação de serviço podem surgir como fator de distração, indica Tedesco.

“Um dos ataques mais utilizados do mundo também é muito utilizado para mascarar vetores de outros tipos de ameaça.”

Para ele, segmentos como saúde, educação, governo, provedores de serviço, telecomunicações e instituições financeiras devem ser os mais atingidos. Já as redes sociais, onde está presente a maior parte dos brasileiros, também deve ser um alvo.

Ameaça aumenta, investimento também

Em relação ao mercado global de segurança digital, que hoje está complexo e perigoso, a expectativa é de um crescimento anual de 8,9%. Tal crescimento também deve se refletir no Brasil, com as companhias entendendo essa como uma prioridade e realizando mais investimentos em sistemas de proteção da nuvem, resposta a incidentes e recuperação.

Falhas humanas e regulações

As tendências de ameaças nacionais dialogam diretamente com as projeções mundiais, que colocam o uso de sistemas de confiança zero e inteligência artificial como os principais aliados da segurança digital. Isso porque, quando falamos da mão de obra humana, ainda há um alto índice de eficácia em ataques que as máquinas, se espera, seriam capazes de evitar.

De acordo com dados da operadora americana Verizon, os erros de colaboradores e usuários finais como as causas de 82% das brechas de segurança. Vale destacar que em um ambiente pós-vacina, com trabalho híbrido e dispositivos atuando fora dos domínios de segurança dos escritórios, sistemas de zero trust na nuvem se tornam essenciais como portão de entrada que mantém os intrusos de fora, enquanto permite o acesso a quem é devido.

Sistemas de proteção integrados

Entre dispositivos pessoais sendo usados no cotidiano corporativo e diferentes níveis de segurança em plataformas que precisam estar disponíveis o tempo todo, um levantamento da Skyhigh Security indica a necessidade de sistemas de proteção integrados e construídos, do zero, com a segurança em mente. Não dá mais para escolher diferentes fornecedores e acreditar em propostas variadas, principalmente diante de ameaças cada vez maiores.

Medidas regulatórias globais

Já a necessidade de maior monitoramento acompanha também uma base legal, na qual medidas regulatórias globais, cada vez mais, responsabilizam empresas por brechas que coloquem em risco a privacidade dos clientes. Neste caso, a expectativa é que, ao final do ano que vem, 75% dos cidadãos do mundo estejam cobertos por algum tipo de norma relacionada à proteção de informações, o que torna a defesa contra ataques cibernéticos ainda mais importante.

Segmentação, identificação e resiliência

Por fim, segmentação, identificação e resiliência são os termos citados pela Skyhigh em seu relatório. Enquanto isso, a busca pelo equilíbrio entre as finanças e a necessidade de investimento deve seguir como um desafio para líderes de tecnologia de todo o mundo. No entanto, uma coisa é certa: o tradicional não funciona mais e, acima de mais medidas de proteção e sistemas, é preciso uma mudança de pensamento.

*Foto: Reprodução

Talher eletrônico para pessoas com Parkinson

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Talher eletrônico foi desenvolvido por estudantes de engenharia elétrica do CEUB

Estudantes de engenharia elétrica do Centro Universitário de Brasília (CEUB) desenvolveram um talher eletrônico capaz de ajudar pessoas com Parkinson que enfrentam problemas com mobilidade. Em suma, a ciência pode ajudar a impedir que o alimento caia durante o tremor nas mãos do paciente e permite que a comida se mantenha no talher mesmo na hora de inclinar o objeto e levá-lo à boca.

Talher eletrônico

O talher eletrônico foi desenvolvido com o auxílio de um circuito com um sensor de angulação para análise e estudo dos tremores dos pacientes. É justamente por meio deste sensor que é possível gerar um gráfico do tremor, considerando os três eixos de rotação do movimento. O protótipo já foi testado em alguns pacientes com condições de tremores em estágio inicial.

Baixo custo

Além disso, uma das promessas da nova tecnologia é o baixo custo. Isso porque consideram que itens com propostas semelhantes são vendidos a aproximadamente R$ 3 mil. E o protótipo segue fabricação caseira, ou seja, sem necessidade de equipamentos industriais.

Funcionalidade

Todavia, os envolvidos no projeto afirmam que a funcionalidade do talher foi comprovada durante uma simulação que observou o processo de transporte do prato à boca. Neste caso, o talher manteve-se paralelo ao chão, reposicionando-se ao sofrer inclinação proveniente do tremor da mão do paciente.

Sendo assim, o talher permitiu que pacientes com estágios iniciais e intermediários de Parkinson pudessem se alimentar de modo independente, mesmo com tremor nas mãos. A ideia agora é aprimorar o protótipo para que seja utilizado um microcontrolador com maior velocidade de processamento de dados.

Preocupação com a doença vem de antes

Anteriormente, a comunidade científica já havia demonstrado preocupação com pacientes diagnosticados com a doença de Parkinson. Pesquisadores chineses inventaram um novo dispositivo capaz de simular um nariz eletrônico e rastrear casos da doença de Parkinson através do cheiro dos pacientes, de forma precoce. A ferramenta ainda está em fase de aprimoramento. Porém, os resultados iniciais são promissores, declara a equipe.

Estudo da USP

Por fim, um estudo da USP já destacou a descoberta de uma nova substância que pode evitar a evolução da doença de Parkinson. Ela é baseada em tirosina — um aminoácido que pode ser produzido naturalmente pelo organismo ou ser ingerido por meio de alimentos e suplementos — que age diretamente no TRPM2, um dos canais de entrada de cálcio nas células cerebrais.

*Foto: Reprodução

Telescópio James Webb: existência de um exoplaneta rochoso a 41 anos-luz

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Telescópio James Webb confirma que exoplaneta possui em torno de 99% do diâmetro da Terra

Por meio de dados do telescópio James Webb, uma equipe de pesquisadores liderada por Kevin Stevenson e Jacob Lustig-Yaeger, ambos da Universidade Johns Hopkins, confirmou a presença de um novo exoplaneta (aqueles que orbitam outras estrelas). Chamado “LHS 475 b”, o exoplaneta possui em torno de 99% do diâmetro da Terra e orbita uma estrela a apenas 41 anos-luz.

Telescópio James Webb

Além disso, após analisar os dados do telescópio Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), que sugeriu a existência deste mundo, os pesquisadores decidiram observá-lo com o telescópio James Webb. A decisão foi acertada. Isso porque em apenas duas observações de trânsito (quando o planeta passa entre a estrela e o observador), o instrumento NIRCam, que equipa o Webb, capturou pelo espaço o planeta com clareza.

Por sua vez, o LHS 475 b leva apenas dois dias para orbitar sua estrela. E embora esteja mais próximo dela do que Mercúrio está do Sol, este mundo orbita uma estrela anã vermelha com menos da metade da temperatura do nosso astro. Sendo assim, a equipe acredita que o planeta possa ter mantido sua atmosfera.

Funcionalidades do Webb

Contudo, o telescópio Webb é capaz de revelar a característica das atmosferas de exoplanetas do tamanho da Terra. Portanto, os pesquisadores analisaram o espectro de transmissão para tentar identificar os compostos atmosféricos por lá. E mesmo que os dados sinalizem tratar de um planeta do tamanho da Terra, eles ainda não sabem ao certo se ele realmente é cercado por uma atmosfera.

Descartes

Por outro lado, eles já conseguiram descartar alguns tipos de atmosferas, revelou Lustig-Yaeger

“Ele não pode ter uma atmosfera espessa, dominada por metano, como aquela da lua Titã, de Saturno.”

Sem atmosfera?

Todavia, ainda há a possibilidade de que o planeta não tenha atmosfera ou, se tiver, ela talvez seja formada por alguns gases específicos, como dióxido de carbono. No entanto, novas observações são necessárias para descobrir as características atmosféricas do planeta.

Segundo Mark Clampin, diretor da divisão de astrofísica na NASA:

“Estes primeiros resultados observacionais de um exoplaneta rochoso, do tamanho da Terra, abrem a porta para muitas possibilidades futuras de estudos de atmosferas planetárias de mundos rochosos com o Webb.”

E também acrescentou:

“O Webb está nos deixando cada vez mais próximos de um novo entendimento de mundos próximos da Terra fora do Sistema Solar, e a missão está apenas começando.”

Identificação de exoplanetas

Além disso, as descobertas representam ainda a oportunidade de identificar exoplanetas do tamanho da Terra orbitando pequenas estrelas anãs vermelhas.

Lustig-Yaeger explicou que tal confirmação do exoplaneta rochoso destaca a precisão dos instrumentos da missão, “e é apenas a primeira de muitas descobertas que ele fará”.

Para ele, a partir deste telescópio, os exoplanetas rochosos são a nova fronteira.

Por fim, os resultados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa da American Astronomical Society (AAS).

*Foto: Reprodução

Tecnologias sustentáveis: maioria dos brasileiros acha fundamental

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Tecnologias sustentáveis, segundo pesquisa Tech Compass 2023, da Bosch, 87% das pessoas no país também associam ESG a sucesso econômico

A empresa alemã Bosch divulgou, durante a CES em Las Vegas, uma nova versão da pesquisa Tech Compass 2023. O objetivo é mapear a percepção das pessoas em relação ao uso da tecnologia no meio ambiente, mais precisamente no combate às mudanças climáticas. Em relação ao Brasil, os entrevistados concordam amplamente com o potencial econômico de soluções e produtos sustentáveis. No caso, 82% acreditam que quanto mais uma empresa se comprometer com tecnologias sustentáveis, mais sucesso econômico ela terá no futuro.

Tecnologias sustentáveis

Sendo assim, a visão de tecnologias sustentáveis é predominante no Brasil e na Índia (cada um com 87%). Mas, prevalece menos nos Estados Unidos (73%), por exemplo. Entretanto, em relação ao compromisso do setor empresarial com a ação climática, a pesquisa sugere que ainda há espaço para melhorias. Neste caso, mais da metade dos entrevistados (58%) sentem que apenas uma minoria das empresas está seriamente comprometida com a sustentabilidade no momento. É o que revela Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch:

“Combater as mudanças climáticas é a maior tarefa da nossa era. As pessoas estão, portanto, certas em esperar que as empresas forneçam soluções técnicas para esses problemas. A Bosch está enfrentando esse desafio e está firmemente comprometida com tecnologias promissoras, como a eletrólise de hidrogênio.”

Confiança cresceu

Contudo, o estudo da Tech Compass mostra que a confiança na tecnologia cresceu desde o ano anterior. Em todo o mundo, 75% das pessoas entrevistadas agora acreditam que o progresso tecnológico pode tornar o mundo um lugar melhor (2022: 72%). Já 83% dos entrevistados acreditam que a tecnologia é a chave para combater as mudanças climáticas (2022: 76%*), acrescenta Hartung.

“A digitalização pode desempenhar um papel especial na sustentabilidade. Estamos investindo no desenvolvimento e expansão de novas tecnologias promissoras, com foco em sustentabilidade, mobilidade e Indústria 4.0.”

Metaverso

O Tech Compass também fornece informações interessantes sobre outras questões. É o caso do metaverso, onde as pessoas interagem como avatares em um espaço tridimensional modelado na realidade. A mobilidade também terá um papel: 43% dos entrevistados podem se imaginar comprando um carro para o metaverso. O interesse e a vontade de fazê-lo são altos na China (75%) e na Índia (69%). E apesar dos entrevistados no Brasil (47%), nos Estados Unidos (33%), no Reino Unido (30%), na Alemanha (26%) e na França (23%) ainda sejam um pouco mais céticos, os números revelam que o desejo de ter um carro existe não apenas no mundo real, mas também na realidade virtual.

*Foto: Reprodução

Renato Carvalho do Nascimento assume presidência do conselho de administração da Via

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Renato Carvalho do Nascimento já atuava como conselheiro da empresa desde 2012 e agora vai substituir Rafael Klein no comando da presidência

Dias antes de encerrar 2022, o conselho de administração da Via (VIIA3) anunciou ao mercado que agora conta com um novo presidente. No caso, Rafael Klein deixou o posto e quem assume o comando da empresa em seu lugar é o Renato Carvalho do Nascimento, que já atuava como conselheiro da companhia desde 2012. O comunicado foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Novo presidente Renato Carvalho do Nascimento

De acordo com o anúncio, foi o próprio Klein quem propôs a mudança no alto escalão da varejista. Renato Carvalho do Nascimento, que é membro independente do conselho de administração e atual presidente do comitê de Finanças da empresa, foi escolhido em votação unanime.

“A Companhia, que desde junho de 2019 é uma public corporation sem controle definido, dá mais um passo na evolução de sua governança corporativa, em linha com as melhores práticas do mercado.”

Membro do conselho e presidente do comitê de Pessoas e Governança

Com a mudança na presidência, Rafael que presidia o conselho de administração da Via desde junho de 2020, seguirá agora como membro do conselho, além de presidente do comitê de Pessoas e Governança.

Histórico de Renato Carvalho do Nascimento

Renato é formado em Engenharia Mecatrônica pela USP, com MBA pela Tuck School of Business at Dartmouth, e também atuou como professor de Finanças do MBA do Insper.

Atualmente, é sócio fundador da Laplace Finanças, empresa de assessoria financeira e gestão de fundos. Além disso, ainda faz parte do conselho de administração da Terra Santa (TESA3), e também foi sócio fundador do Grupo Angra Partners, hoje sob o comando do CEO Alberto Guth.

Ainda segundo a Via, Renato acumulou a experiência de investment banking na Lehman Brothers, em Nova York, e como consultor pela Monitor e Accenture. Integrou os conselhos de administração da Telemig, Metrô-RJ e Tropical, e também atuou na presidência do conselho da Maeda e da TMA no Brasil.

Outras alterações

Por fim, além da mudança na presidência, o conselho de administração da varejista também realizou alterações no comitê de Pessoas e Governança. Neste caso, Roberto Fulcherberguer, CEO da Via, deixou o cargo de membro dessa equipe e foi substituído por Claudia Quintella Woods.

À época, as ações da Via fecharam o pregão do dia 16 de dezembro em queda de 5,45%, operadas ao preço de R$ 1,91. Nos últimos doze meses, os papéis da varejista caíram 59,70%, conforme levantamento do Status Invest.

*Foto: Reprodução

Desmonetização em canais de games: confira novas regras do YouTube

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Desmonetização em canais de games ou limitação foi iniciada após a plataforma adicionar novas diretrizes associadas a conteúdo violento

O Youtube acaba de iniciar mais uma onda de desmonetização em canais de games. Mas, em alguns casos pode haver apenas limitação de renda. A plataforma adicionou novas diretrizes associadas a conteúdo violento de jogos eletrônicos.

Desmonetização em canais de games

As alterações, em relação à desmonetização em canais de games, estão relacionadas à exibição de cadáveres ou imagens gráficas demais. Isso tudo atingiu principalmente os criadores que trabalharam com um dos lançamentos recentes da indústria: The Callisto Protocol.

Neste caso, um dos destaques do game lançado em dezembro, dos mesmos criadores de Dead Space, são as diferentes formas que o protagonista pode ser morto pelas criaturas espaciais. As cenas bem violentas envolvem desmembramentos, membros quebrados e decapitações, além de corpos espalhados por todo o cenário da prisão futurista, tomada por criaturas assassinas.

Sendo assim, agora deve ocorrer a desmonetização de vídeos. Porém, sem impactos na saúde dos canais em si.

Além disso, as alterações são retroativas, o que significa que games e conteúdos mais antigos também podem receber o mesmo tratamento. É o caso de títulos de franquias como Resident Evil e Dead Space, ambas com títulos a serem lançados nas próximas semanas, e que podem ser exemplos para aplicação das medidas.

Regras já estão em vigor

As novas regras entraram em vigor no dia 30 de novembro e limitam a monetização em vídeos que mostrem cadáveres sem contexto educacional, bem como atos violentos contra seres humanos voltados a chocar a audiência. Há ainda uma norma que indica que tais elementos não devem aparecer nos primeiros oito segundos de vídeo. E após esse período, os vídeos podem seguir recebendo valores de publicidade.

Contudo, canais focados em jogos como Grand Theft Auto também podem ser atingidos por outras normas adicionais, que podem cortar a monetização de games envolvendo o uso de drogas, tráfico ou negociações associadas a elas. Palavrões receberam normas mais brandas, sendo permitidos após os primeiros oito segundos de vídeo e sem distinção de gravidade. No entanto, atos perigosos envolvendo menores de idade também podem receber sanções.

Anunciantes

Por outro lado, as novas diretrizes fazem parte de um esforço do YouTube ligado a seus anunciantes. No caso, estes não gostam de ver suas propagandas sendo exibidas antes ou durante conteúdos considerados indesejados. Ao mesmo tempo, a plataforma também diz buscar atualizar as políticas de modo frequente e claro, para que os criadores de conteúdo possam adaptar seus materiais de forma a não terem produções desmonetizadas.

*Foto: Reprodução