Início Site Página 30

Jogo de produtora brasileira entra para o catálogo da Netflix

0

Jogo de produtora brasileira foi criado pela desenvolvedora mineira Rogue Snail

A Netflix acaba de adicionar de modo exclusivo o game “Relic Hunters: Rebels” em seu catálogo de jogos eletrônicos. Trata-se do primeiro game para celular da desenvolvedora mineira Rogue Snail.

Jogo de produtora brasileira

Integrante do gênero “looter shooter”, os usuários do jogo podem controlar quatro caçadores com o intuito de coletar diferentes armas para lutar contra patos e tartarugas espaciais na tentativa de derrotar o malvado Império Ducan.

Mercado de jogo

Além disso, a Netflix entrou para o mercado de jogos para dispositivos móveis recentemente. Isso faz com que reforce ainda mais seus títulos neste segmento.

Novas aquisições

Para ter sucesso neste novo negócio, a companhia de streaming comprou três estúdios de jogos. São eles:

  • Night School, mais conhecido pelo jogo “Oxenfree”;
  • Next Games, o estúdio finlandês por trás do game “Stranger Things”;
  • e Boss Fight Entertainment, popular por “Dungeon Boss”.

Entretanto, apesar de analistas indicarem que os esforços da empresa no segmento serem custosos, eles ainda levam tempo até gerar um impacto positivo. Isso porque a indústria de jogos para celular tem seus veteranos.

Comunicado da Rogue Snail

Em comunicado, o presidente-executivo da Rogue Snail, Mark Venturelli, explicou:

“Tentamos fazer um jogo que rodasse facilmente em telefones mais antigos, para que pudéssemos alcançar um público mais amplo em lugares onde as pessoas não podem comprar um novo dispositivo todos os anos.”

Ele ainda ressaltou:

“A ideia de que poderíamos fazer jogos sem nos preocupar com a monetização também foi muito convincente, pois nos permite focar apenas em fazer um jogo divertido sem ter que nos preocupar em como pagar nossas contas.”

Sobre a Rogue Snail

Fundada em 2013, a produtora mineira Rogue Snail já publicou os seguintes títulos: “Star Vikings Forever”, “Chroma Squad”. Além de outros baseados em Relic Hunters.

*Foto: Reprodução

Retorno de um câncer pode ser previsto por IA

0

Agora, por conta de uma ferramenta de inteligência artificial (IA), médicos e pesquisadores são capazes de detectar e prever o retorno de um câncer. O método foi desenvolvido por meio de um estudo inédito do Royal Marsden NHS Foundation Trust, do Instituto de Pesquisa sobre o Câncer, de Londres, e do Imperial College London. Ele foi publicado na revista eBioMedicine, da The Lancet.

Vale lembrar também que por meio de um estudo e método inédito, o médico brasileiro Marc Abreu descobriu que através da indução de proteínas de choque térmico, foi possível gerar a remissão total de câncer em um paciente terminal.

Previsão de retorno de um câncer

Além disso, a inteligência artificial também possibilita que o retorno de um câncer seja detectado mais cedo em pacientes considerados de alto risco.

Desse modo, é possível garantir que eles recebam tratamento com mais urgência. Por outro lado, nos casos de baixo risco, é possível reduzir a ocorrência e a frequência de idas ao hospital para exames de acompanhamento desnecessários.

Mais eficiente que os métodos tradicionais

A pesquisa revelou ainda um modelo de aprendizado de máquina para determinar se seria possível identificar quais pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) tratados com radioterapia tinham risco de recorrência.

Os pesquisadores utilizaram dados clínicos de 657 pacientes com NSCLC tratados em cinco hospitais do Reino Unido. Mas, adicionaram vários outros fatores prognósticos, como idade, sexo, índice de massa corporal (IMC), tabagismo, intensidade da radioterapia e características do tumor.

Pacientes de baixo e alto risco

Na sequência, os pesquisadores utilizaram a IA para:

  • categorizar os pacientes em baixo e alto risco de recorrência;
  • quanto tempo pode levar até a recorrência;
  • e sobrevida geral dois anos após o tratamento.

Além disso, a ferramenta foi considerada mais eficiente na previsão de resultados do que os métodos tradicionais.

Menos ansiedade

De acordo com Richard Lee, médico especializado em medicina respiratória e diagnóstico precoce no Royal Marsden NHS Foundation Trust:

“Este é um passo importante para usarmos a IA para entender quais pacientes estão em maior risco de recorrência. E também para detectar essa recaída mais cedo, para que o novo tratamento possa ser mais eficaz.”

Medo de recaída

Por sua vez, Lee, que também é investigador-chefe do estudo, explica que a solução é bastante útil, pois o medo dos pacientes de terem uma recaída gera muita ansiedade.

“Esperamos ultrapassar os limites para melhorar o atendimento de pacientes com câncer, ajudá-los a viver mais e reduzir o impacto que a doença tem em suas vidas.”

Por fim, o estudo é “um primeiro passo empolgante” rumo ao lançamento de uma ferramenta nacional e internacional para orientar a vigilância pós-tratamento de pacientes com câncer, afirmou Sumeet Hindocha, oncologista do Royal Marsden e do Imperial College London.

*Foto: Freepik

Compactador 7-Zip: falha pode gerar invasões no Windows

0

Compactador 7-Zip, por ser popular e gratuito, teve uma vulnerabilidade de dia zero descoberta por um usuário do GitHub

O popular programa gratuito de compactação de arquivos, 7-Zip, teve uma vulnerabilidade de dia zero descoberta por um usuário do GitHub. Sendo assim, quando a falha é executada isso possibilita que invasores de internet possam escalonar os privilégios de acesso do Windows. Ou seja, ele pode executar comandos ou mesmo assumir o controle completo da máquina.

Falha no compactador 7-Zip

A falha no compactador 7-Zip descoberta pelo usuário Kagancapar do GitHub foi registrada com o código CVE-2022-29072. Ela pode ser executada a partir da movimentação de arquivos com a extensão proprietária do 7-Zip, .7z. E o que ocorre a seguir é arrastar para a janela de ajuda da aplicação, o que faz com que o Prompt de comando do Windows possa ser executado com privilégios de Administrador.

De acordo com o usuário do GitHub, a vulnerabilidade acontece por um overflow de memória quando arquivos .7z são jogados na sessão de ajuda do programa. E pode ser provavelmente gerado pelo modo que o 7-Zip foi codificado.

Sistema Microsoft Help

Em contrapartida, mesmo com a análise técnica do usuário do GitHub, os desenvolvedores da aplicação, oficialmente, afirmam que a falha tem mais a ver com o sistema Microsoft Help presente no Windows do que com o programa. Mas essa discussão pode perdurar ativa até que um relatório completo e detalhado sobre a falha seja divulgado.

Falha pode ser corrigida antes de atualização oficial

Por outro lado, ao considerar a relativa facilidade em abusar da falha do 7-Zip, ela pode ser um verdadeiro problema de privacidade e segurança para os usuários do Windows. Isso porque eles podem ter o controle da máquina sequestrado por criminosos que a explorarem.

Última versão do 7-Zip para o Windows

Por enquanto, a última versão do 7-Zip para o Windows, a v21.07, é compatível com a falha. Entretanto, mesmo nesse lançamento do programa e em versões anteriores, existem modos fáceis de mitigar o problema.

A primeira é apenas deletar o arquivo 7-zip.chm que fica na pasta de instalação do programa para bloquear a falha. Mas, se preferir não mexer nesses documentos, execute a aplicação somente com permissões de leitura e gravação que também impedirão seu abuso.

*Foto: Reprodução

Nintendo Switch: três jogos do Mega Drive acabam de chegar

0

Nintendo Switch conta agora com os games Space Harrier II, Shining Force II e Sonic The Hedgehog Spinball em seu catálogo

Agora o Nintendo Switch Online + Pacote Adicional recebeu três novos jogos eletrônicos lançados originalmente para o SEGA Mega Drive. São eles:

  • Space Harrier II;
  • Shining Force II;
  • e Sonic The Hedgehog Spinball.

Os três agora integram o catálogo de games retrocompatíveis, que é um benefício para os assinantes do serviço da Nintendo.

Destaque

Além disso, o grande destaque da novidade é a inclusão de Sonic The Hedgehog Spinball. Isso porque os fãs do ouriço têm a chance de experimentar o game de pinblall, que é de 1993. Mas que não fará parte da coletânea remasterizada Sonic Origins, que tem confirmação da SEGA nesta semana.

Portanto, o Sonic Spinball junta-se a Space Harrier II, a sequência de Space Harrier, desenvolvida e publicada pela SEGA como um dos títulos de lançamento para o Mega Drive no Japão. A aventura coloca o jogador para controlar um super humano correndo, voando e atirando contra inimigos em 12 estágios diferentes.

Já Shining Force II é um RPG tático em turnos, também de 1993 para o console da SEGA. Para anunciar as novidades no catálogo do Switch Online, a Nintendo divulgou um trailer.

Benefícios

Por fim, o Switch Online + Pacote Adicional conta com todos os benefícios do plano padrão. Contudo, adiciona ao serviço uma coleção de jogos de Nintendo 64 com suporte a partidas online para até 4 jogadores, jogos retrô do Mega Drive e as expansões Happy Home Paradise para Animal Crossing: New Horizons, Booster Course Pass para Mario Kart 8 Deluxe e Octo Expansion de Splatoon 2.

*Foto: Reprodução

Veículo de Ascensão em Marte: saiba mais sobre este foguete e sua missão

0

Veículo de Ascensão em Marte transportará tubos com rochas marcianas e amostras de solo até a órbita de Marte, onde serão recolhidas por um orbitador responsável por trazê-las para a Terra

A NASA está com um novo projeto em desenvolvimento. Trata-se do Veículo de Ascensão em Marte, ou MAV, na sigla em inglês (Mars Ascent Vehicle).

Veículo de Ascensão em Marte

O objetivo do Veículo de Ascensão em Marte é estar prontidão de lançamento na superfície de Marte. Além de enviar um robô para recolher as amostras que o rover Perseverance já está coletando. Em seguida, colocá-las no foguete, e então dar a ignição para trazer todo o material à Terra.

Esta é a essência da missão Retorno de Amostras de Marte, ou MSR (Mars Sample Return), que se planeja levar a cabo por volta de 2030.

Além disso, o projeto do foguete está em fase de desenvolvimento no Centro de Voos Espaciais Marshall, da NASA, em colaboração com a empresa aeroespacial Lockheed Martin.

De acordo com o chefe da missão, Angie Jackman:

“Juntos, estamos trabalhando para transformar o Veículo de Ascensão em Marte, de um conceito de prancheta, para um projeto executável.”

Ele disse ainda que o projeto já passou por exaustivas interações de design com o intuito de reduzir a massa do veículo. Além de garantir a capacidade de lançamento automatizado e atingir com precisão a órbita necessária para se encontrar o “Orbitador de Retorno à Terra e transferir amostras para o voo de volta à Terra”.

Missão delicada

A missão terá início com um módulo de aterrissagem que pousará em Marte, nas proximidades da Cratera Jezero, onde o Perseverance está coletando e armazenando amostras do solo e de rochas.

Na sequência, o módulo de pouso levará o foguete junto com o Robô Capturador de Amostras, que terá quase o mesmo tamanho do rover Opportunity.

O rover de busca coletará as amostras e as levará ao módulo de pouso, onde serão transferidas para o veículo de subida. O veículo de ascensão será então lançado, levando um contêiner com as amostras até a órbita de Marte.

Por fim, a ESA (Agência Espacial Europeia) colocará uma sonda em órbita de Marte, chamada Orbitador de Retorno à Terra, que irá recolher o contêiner de amostras e o trará de volta à Terra.

*Foto: Reprodução/NASA

PIN do WhatsApp: aprenda como redefinir funcionalidade

0

PIN do WhatsApp é uma solução para quem precisa recuperar o acesso ao app de mensagens

Para quem precisa de uma solução para recuperar o acesso ao aplicativo de mensagens, saber como redefinir o PIN do WhatsApp é fundamental. A seguir, aprenda mais uma dica dos aparelhos eletrônicos indispensáveis no dia a dia.

Verificação em duas etapas

Em primeiro lugar, você ativa a verificação em duas etapas. Com isso, sua conta começa a exigir um código PIN de seis dígitos para autenticar acessos diariamente.

Desse modo, essa configuração favorece sua segurança, evitando que terceiros acessem sua conta do WhatsApp.

Como redefinir o PIN do WhatsApp

Entretanto, se você não tiver mais acesso à sua senha PIN, ainda é possível redefini-la por meio do e-mail cadastrado durante a criação. Veja a seguir como redefinir sua senha PIN do WhatsApp:

  • Acesse o app do WhatsApp (Android | iOS);
  • Quando o código for solicitado, toque em “Esqueceu o PIN?”
  • Em seguida, toque em “Enviar e-mail”;
  • Feito isso, em seu e-mail clique no link enviado pelo WhatsApp;
  • Daí é só tocar em “Confirmar” para desativar o acesso via código PIN.

Com a senha PIN desativada, você poderá ativar novamente a autenticação em duas etapas por meio das configurações do WhatsApp.

Redefinir seu PIN sem um endereço de e-mail

Por outro lado, você também consegue redefinir o PIN do app de mensagens sem um endereço de e-mail. Mas para isso, precisará esperar 7 dias para redefinir seu PIN se:

  • Você não forneceu um endereço de e-mail para redefinir o PIN;
  • Você esqueceu do endereço de e-mail que forneceu para redefinir o PIN;
  • Outra pessoa configurou o PIN de confirmação em duas etapas antes de você começar a usar este número de telefone;
  • Após o período de 7 dias, abra o WhatsApp e toque em Esqueceu o PIN? > Redefinir.

Motivos de segurança

Por fim, e referente a motivos de segurança, não é possível acelerar o processo de 7 dias nem desativar sua conta após ativar a confirmação em duas etapas. O PIN da confirmação em duas etapas é diferente do código de confirmação de 6 dígitos que você recebe por SMS ou chamada telefônica quando registra seu número de telefone no WhatsApp.

*Foto: Reprodução

Torneios de games no Brasil já pagam mais de R$ 10 milhões em prêmios

0

Torneios de games no Brasil têm gerado retorno financeiro cada vez mais promissor

Muitos se questionam ainda se dá para ficar milionário jogando videogame. E a resposta é sim! Prova disso é que o Brasil tem sido um país cada vez mais promissor neste sentido.

Torneios de games no Brasil

Em 2019, o jogador Nobru foi o campeão mundial do jogo Free Fire e, o acúmulo de prêmios mais os negócios e investimentos do atleta já ultrapassam a casa do milhão mensal.

No dia 16 de abril acontecerá a final de uma das fases da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), mesma modalidade onde Nobru se consagrou. Para se ter uma ideia a premiação total em 2022 da LBFF deve ultrapassar R$ 2 milhões. Já o crescimento desse valor tem sido considerável nos últimos anos.

Além disso, mundialmente falando, o campeonato que já distribuiu o maior prêmio é o mundial de Dota 2 que, só em 2021, pagou o correspondente a R$ 90 milhões somente em prêmios.

No Brasil

No Brasil, há um mercado consumidor importante de jogos eletrônicos hoje. Segundo a NewZoo, por exemplo, o país foi a terceira maior audiência do Campeonato de League of Legends e está no TOP 10 do maior número de telespectadores dos games eletrônicos. Em 2019, apenas a indústria de e-sports teve receita de US$ 1 bilhão, e a estimativa é de que, até 2024, esse valor anual seja de US$ 1,6 bilhão.

Mais campeonatos

Confira abaixo quatro grandes campeonatos brasileiros

Liga Brasileira de Free Fire (LBFF)

Já é um dos maiores games do mundo, com mais de 150 milhões de jogadores ativos e uma audiência relevante no Brasil. E inclusive com a formação de campeões mundiais como o Nobru, o Free Fire. No último domingo (10), o torneio distribuiu R$ 745 mil somente na primeira rodada. Em todo ano, a estimativa é ultrapassar R$ 2 milhões em prêmios.

Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL)

O CBLOL, um dos mais tradicionais torneios de e-sports do Brasil. Paga mais de R$ 1 milhão em prêmios ao ano, com temporadas que podem ultrapassar os R$ 400 mil. No mundo, o League of Legends, jogo de propriedade da Riot Games, possui mais de 180 milhões de jogadores.

Six Invitational

Só em 2021, o Brasil respondeu por 38% dos aproximados R$ 16 milhões em prêmios pagos pelo Six Invitational, campeonato mundial do Rainbow Six: Siege. Em especial, essa marca já foi a maior alcançada por equipes brasileiras em cenários competitivos.

Campeonato Brasileiro de Counter-Strike (CBCS)

Por fim, o circuito brasileiro de Counter Strike distribuiu, no ano passado, uma premiação total de R$ 200 mil com seis campeonatos. Eles ocorrem entre abril e dezembro. Mas, grande parte do prêmio fica concentrado ao CBC Finals.

*Foto: Reprodução

Práticas ambientais: projeto define que sistemas de IA do governo sejam melhores

Práticas ambientais engloba também proposta que garante mecanismos de governança, com base na transparência e na ética

O Projeto de Lei 705/22 determina que os sistemas de inteligência artificial usados pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta deverão ser compatíveis com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, na forma da regulamentação.

Vale lembrar que no fim de março, fatores ligados ao marco regulatório do IA no Brasil pode ser conquistado.

Melhores práticas ambientais

Para conquistar melhores práticas ambientais, segundo o autor da proposta, o deputado Helio Lopes (União-RJ), o Projeto de Lei 21/20, aprovado pela Câmara dos Deputados em 2021, estabelece alguns fatores. Entre os quais: fundamentos e princípios para o desenvolvimento e aplicação da inteligência artificial no Brasil. Além de listar as diretrizes para o fomento e atuação do poder público no tema. Agora, o texto encontra-se em análise no Senado Federal.

Contudo, o parlamentar destaca ainda que em 2021 o governo federal expediu portaria (4.617/ 21) que instituiu a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial. A norma tem por finalidade nortear as ações governamentais nessa área. Lopes também explicou:

“Diferentemente do PL 21/20, cujo objetivo principal se concentra em estabelecer princípios gerais para o desenvolvimento da inteligência artificial sobretudo para a iniciativa privada, o projeto visa orientar as ações do poder público no uso dessa tecnologia, estimulando seu engajamento à agenda ESG – ambiental, social e de governança.”

Objetivos da IA no país

Por outro lado, o PL estabelece que os sistemas de inteligência artificial deverão atender os seguintes objetivos:

  • a promoção do desenvolvimento econômico sustentável e a proteção e preservação do meio ambiente;
  • o respeito à pluralidade e à diversidade, a observância do princípio da não-discriminação e o respeito à dignidade humana e aos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos;
  • a garantia do uso de mecanismos de governança baseados na transparência, na ética e no colaboracionismo.

Tramitação

Por fim, a proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Foto: Unsplash

Uso de avatares e NFTs: criador da Satiko explica a importância

0

Uso de avatares e NFTs reforça o propósito do que é a tecnologia hoje, ressalta Heitor Miguel, da Biobots, empresa que deu origem à persona digital de Sabrina Sato

É inegável que os termos relacionados à Web3 estão cada vez mais populares. Portanto, isso abrange diretamente: avatares, NFTs e metaverso.

Uso de avatares e NFTs

Além disso, o uso de avatares e NFTs, assim como o metaverso, compõem universos na internet que apresentam cases mais tangíveis ainda.

É o caso da criação da Satiko, avatar que espelha a persona da apresentadora Sabrina Sato e que ilustra essa nova dinâmica. A Biobots é a empresa por trás desta criação. A companhia também é a responsável pelo lançamento, em parceria com o lutador brasileiro de MMA, José Aldo, de uma coleção de NFTs.

Com isso, foram produzidos mais de 7.000 colecionáveis, com experiências associadas por meio de criptomoedas. O projeto ainda com ampliação para o metaverso, com um ginásio de luta exclusivo do atleta em terreno na plataforma Sandbox.

Sobre isso, o sócio e diretor de tecnologia da Biobots, Heitor Miguel, explica que a popularização dos termos e o surgimento de novas iniciativas são positivas. Porém, é importante olhar NFTs, avatares e outras tecnologias conforme o valor que elas podem agregar às pessoas.

“O maior desafio na criação de uma iniciativa de NFT ou mesmo um avatar, é entender se o atleta ou marca possui uma comunidade forte para se engajar com a coleção e a tecnologia. Por isso, antes de iniciar qualquer projeto, temos especialistas para pesquisar se o cliente tem os requerimentos para que seja um projeto de sucesso duradouro. Outro ponto também é a marca ou celebridade entender a tecnologia e saber que o projeto será uma ferramenta poderosa de gestão da sua comunidade, em contato com os fãs ou clientes. Isso significa que, após o lançamento, é preciso manter a administração e incluir novidades nesta coleção.”

Não banalizar a tecnologia

O especialista diz ainda que não se deve banalizar a tecnologia. Isso porque ela se insere em:

“Trazer diversas utilidades para a coleção de NFT. Hoje em dia, existem opções que são apenas colecionáveis, mas acredito que para manter o cliente engajado você precisa construir algo mais estruturado e com um pacote forte de experiências para a comunidade alvo da coleção. Hoje um bom projeto precisa de um time forte, artes diferenciadas e planejamento bem estruturado.”

Adoção das tecnologias

Por fim, o criador da Satiko afirma que a adoção dessas tecnologias, em alguns segmentos, está apenas no início. É o caso do esporte, por exemplo.

“Será quando times, arenas, patrocinadores e até mesmo outros atletas começarem a interagir com collabs, criando experiências digitais ou físicas interligadas com as coleções de NFTs já existentes. Quando as marcas descobrirem que isso é um canhão, vai ser cada vez mais explorado por elas e o sucesso será garantido.”

*Foto: Reprodução

Marco regulatório para a IA: Brasil poderá conquistar feito

Marco regulatório para a IA no país terá 120 dias para que comissão de juristas entregue proposta ao Senado

Na quarta-feira (30), foi instalada a comissão de juristas que vai elaborar um projeto de regulação da inteligência artificial (IA) no Brasil. Esta comissão tem 120 dias para entregar a proposta ao Senado.

Marco regulatório para a IA

A instalação foi feita pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Ele leu um texto do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, em que explica o porquê da importância do Brasil criar este novo marco regulatório para a IA.

Sobre isso, Pacheco afirmou:

“A inteligência artificial impacta cada vez mais a vida pública dos estados e a vida privada dos cidadãos. Em grande parte isso se dá em proveito da sociedade, mas as consequências desse processo nem sempre são positivas, como sugerem distopias e histórias de ficção científica hoje em dia cada vez mais frequentes. Com a expansão vertiginosa desse ramo chegou a hora de discipliná-lo. Como identificar a responsabilidade jurídica em evento causado ou intermediado pela inteligência artificial?”

Como vai funcionar

Por outro lado, caberá à comissão determinar um texto a partir dos PLs 21/2020 (já aprovado na Câmara dos Deputados), 5.051/2019 e 872/2021. A relatora é a jurista Laura Schertel, que adianta que experiências de regulação como as existentes na União Europeia serão estudadas como fonte de inspiração para aplicação no Brasil.

Ela detalhou ainda que a comissão tratará de:

  • contextos econômico-sociais e benefícios da IA;
  • desenvolvimento sustentável e bem-estar;
  • inovação; pesquisa e desenvolvimento da IA (fundos de recursos e parcerias público-privadas);
  • segurança pública;
  • agricultura;
  • indústria;
  • serviços digitais;
  • tecnologia da informação;
  • e robôs de assistência à saúde.

Serão considerados ainda os contextos com o uso de dados pessoais e sem o uso de dados pessoais, além de questões ligadas à mineração de dados.

Riscos

Por outro lado, a relatora ressalta que a comissão tratará dos “riscos inaceitáveis” ligados à aplicação da IA, o uso do “princípio de precaução”, e de segredos industriais e comerciais.

Presidente da comissão

A comissão é presidida pelo jurista Ricardo Cueva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele garantiu que o colegiado ouvirá amplamente o setor privado, a sociedade civil, além de organismos intergovernamentais e multilaterais ligados à temática de inteligência artificial.

*Foto: Reprodução