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Blockchain e tokenização: Verdadeira inovação do sistema financeiro

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Blockchain e tokenização são lembrados em aniversário de 48 anos da CVM, autarquia que regula e fiscaliza o mercado de capitais do Brasil

Na quarta-feira (11), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), a CFA Society Brazil e CFA Institute realizaram o evento A Evolução do Mercado de Capitais, que marca o aniversário de 48 anos da Autarquia.

O encontro pontuou os 3 pilares (financiamento, pessoas e tecnologia), e a CVM conseguiu realizar entregas muito importantes em relação à modernização, porém, com poucos recursos, mas com grande dedicação dos servidores da Casa.

Destaques: Blockchain e tokenização

Dentre os destaques de entrega desta jornada, o Integra-CNPJ, Sistema Iped – Jurisprudência, Processamento de Linguagem Natural, Concurso Público CVM 2024, entre outros. Com informações divulgadas pela CVM na última quarta.

Entre os debates surgiram o tema da blockchain e tokenização de ativos e uso da inteligência artificial, como meio de transformação do Mercado de Capitais. Sobre o primeiro tema, o consultor de fundos Armin Altweger recorda que a tecnologia de contabilidade descentralizada já está virando vários setores, como bancos e cadeias de suprimentos.

CVM no mercado de capitais

Segundo Bernardo Srur, CEO da ABcripto, a importância da CVM no mercado de capitais é essencial para assegurar a integridade, a transparência e a confiança no Brasil. O fortalecimento da autarquia é essencial para atender às demandas crescentes, sobretudo em um ambiente de inovações tecnológicas e novos modelos de negócios, como os que surgem no universo de criptoativos e das finanças descentralizadas (DeFi).

Agenda regulatória de 2025 tem foco em tokenização

Para 2025, a CVM colocará em destaque os testes com a tecnologia do Drex, moeda em formato digital em produção pelo Banco Central do Brasil.

Encerramento do evento

No painel de encerramento a autarquia falou sobre os temas que deve monitorar de perto em 2025, por meio de consultas públicas, há os destaques, suitability, crowdfunding e revisão das Resoluções CVM 135 e 31, com foco em mercados menores e tokenização.

Fonte: Foto de rawpixel.com na Freepik

Executiva indica como inserir a IA na rotina profissional

Camila Aichinger conta como trouxe a inteligência artificial para sua carreira, considerando seus anos de atuação no mercado financeiro

De acordo com especialistas e estudos de diversos setores, a inteligência artificial (IA) vem se tornando um dos ativos essenciais para profissionais e empresas. Apesar de os setores enfrentarem resistência dos colaboradores para inserir a IA em suas funções, essa ferramenta é apontada como um recurso importante para otimizar processos, agilizar tarefas repetitivas e economizar tempo e recursos.

Uma pesquisa global recente realizada pela IBM apontou que 41% das empresas brasileiras utilizam alguma inteligência artificial em seus processos. Ainda que a IA já seja uma realidade no ambiente corporativo, gestores e executivos podem enfrentar desafios para que esse recurso seja utilizado como uma ferramenta de apoio, e não apenas como solução para problemas críticos.

De acordo com a executiva Camila Aichinger o uso de inteligência artificial não está relacionado apenas ao desempenho. “A adoção de IA no ambiente corporativo não é apenas uma questão de eficiência operacional, mas também uma oportunidade estratégica. Vejo a IA como um pilar que pode acelerar o alcance de resultados, desde que seja integrada à cultura da empresa e à capacitação da equipe”, completou ela.

Executivos e IAs 

Popularmente conhecida como inteligência artificial, ou IA, tecnologias como o ChatGPT são exemplos de machine learning (ML), que se concentram na construção de sistemas capazes de aprender e melhorar seu desempenho com base nos dados que consomem, seja por meio de materiais disponíveis na internet ou dúvidas e solicitações enviadas pelos usuários.

Nesse contexto, os executivos podem explorar o recurso na rotina profissional. A revisão humana e a análise estratégica permanecem indispensáveis. O foco está em como a IA pode gerar, por exemplo, impactos significativos no EBITDA, métrica utilizada para avaliar a situação financeira de uma empresa.

Além da automação de tarefas, a IA pode ser utilizada para previsões de mercado e identificação de oportunidades em diversos setores. Embora os executivos ainda precisem basear sua análise preditiva em dados concretos e em sua expertise, tecnologias generativas podem auxiliar na identificação de padrões, erros e vantagens competitivas.

Vantagens e desafios da IA

Entre os efeitos positivos da inteligência artificial na rotina corporativa estão: aumento da eficiência, redução de custos, diminuição de erros e otimização de serviços e produtos. Com esses ganhos, analistas, gestores e executivos conseguem direcionar seu foco para atividades de maior valor agregado, o que não substitui, mas amplia o potencial humano.

A pesquisa da IBM citada anteriormente constatou que 30% das empresas utilizam IA para automação de processos. Apesar disso, estudos indicam que existe resistência das equipes, além da dificuldade de encontrar talentos e capacitar colaboradores para que todos consigam utilizar os novos recursos. 

Sobre os benefícios, Camila Aichinger explica que “a verdadeira vantagem da IA está em liberar tempo dos profissionais para atividades mais estratégicas. Em nossa empresa utilizamos IA para tarefas repetitivas e identificação de padrões em grandes volumes de dados. Isso nos permite redirecionar nossos esforços para projetos que criem mais valor, como estratégias personalizadas para nossos clientes”. 

Por onde os executivos podem começar?

A IA representa um avanço tecnológico e, como outros que surgiram ao longo dos anos, os desafios fazem parte do processo de adaptação. Para aplicar a inteligência artificial em sua rotina, os executivos podem começar avaliando tipos de IA que façam sentido para seu setor de atuação.

O investimento nessa tecnologia precisa estar alinhado aos objetivos da empresa. Estudos sobre IA indicam que sua melhor estruturação deve caminhar lado a lado com a operação do negócio e a estratégia corporativa.

Executivos e empresas que compreenderem o valor desse ativo podem ganhar fôlego em um mercado cada vez mais competitivo. Há pouco mais de quatro anos, reuniões online e o modelo de trabalho remoto pareciam cenários impensáveis. Da mesma forma, as inteligências artificiais criaram uma ruptura que exige atualização no mercado de trabalho.

“Acredito que a IA será tão fundamental para os negócios quanto os ERPs são hoje. Executivos precisam começar pequenos, integrando soluções específicas que atendam suas principais dores operacionais, mas com uma visão clara de longo prazo. O segredo é alinhar a implementação tecnológica com a estratégia corporativa para maximizar o retorno sobre o investimento”, finaliza Aichinger. 

Biografia de Camila Aichinger

Camila Aichinger é mestre em Economia pela FGV e possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. Atuou como CEO e COO da Caixa Seguridade, liderando a reestruturação da empresa, processos de fusões e aquisições (M&A) e o IPO que captou R$5 bilhões. Na Caixa Econômica Federal, ocupou cargos de liderança em Varejo, Corporativo, Construção Civil, Alta Renda, Marketing e Seguros.

Aichinger também foi conselheira de administração em diversas empresas de seguros e integrou o Conselho Diretor da CNSeg, destacando-se em governança corporativa. Atualmente, é sócia de uma holding financeira, participando de estratégias nas áreas de asset management, wealth management e M&A, com foco em transformações organizacionais e geração de valor para acionistas.

Foto: https://br.freepik.com/fotos-gratis/representacao-da-experiencia-do-utilizador-e-design-da-interface_94963704.htm

Interconexões de chips: Intel Foundry apresenta avanços

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Interconexões de chips inclui uso de rutênio substrativo, com melhoras em até 25%

Recentemente, a Intel Foundry participou do International Electron Devices Meeting, nos Estados Unidos, onde apresentou inovações no segmento de fabricação de chips. Com uso de rutênio substrativo, o Time Azul promete melhorar as conexões internas de seus chips em até 25%.

Interconexões de chips

Diante desse cenário, as interconexões de chips incluem diferentes dies, cada um corresponde a uma tecnologia específica. Além disso, todos esses componentes eletrônicos se comunicam. E tais avanços da Intel são em relação à velocidade dessa comunicação.

A empresa explica também que a implantação de entreferros com rutênio subtrativo permitiu uma diminuição de até 25% na capacidade de armazenamento elétrico linha a linha em passos menores ou iguais a 25 nm.

Indústria de semicondutores

Todavia, a Intel Foundry apresentou ainda outras novidades proprietárias no segmento de fabricação de semicondutores. A intenção é de se posicionar como um importante player nessa indústria. É o revela Sanjay Natarajan, vice-presidente sênior e gerente geral de pesquisa tecnológica da Intel Foundry.

Para ele a empresa contribui para moldar o caminho da indústria de semicondutores. Os últimos avanços reforçam o comprometimento da companhia em oferecer tecnologia de ponta desenvolvida em solo americano, fortalecendo a capacidade de equilibrar a cadeia de suprimentos global e recuperar a liderança nacional em fabricação e tecnologia com o apoio da Lei de Chips dos EUA.

Caminhada em solo americano

Por fim, a Intel Foundry é peça importante na caminhada em solo americano para atingir uma posição de independência na indústria de semicondutores, sobretudo com a tensão geopolítica entre a China e Taiwan, região que domina esse segmento no mundo, principalmente com a TSMC.

Fonte: Foto de xb100 na Freepik

Pequenos Negócios de Tecnologia registram alta no mercado

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Pequenos Negócios de Tecnologia crescem acima do registrado no segmento de micro e pequenas empresas, sendo cerca de 94% neste universo

Cresece cada vez mais a demanda por soluções de tecnologia que impulsiona a abertura de Pequenos Negócios no segmento da Tecnologia da Informação e Comunicação. De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, entre 2018 e 2013, o total de Microempreendedores Individuais e Micro e Pequenas Empresas com CNPJ ativo nesse nicho passou de 343,1 mil para 489,8 mil, uma alta de 42,8%. Além disso, o resultado é 14 pontos percentuais acima do registrado no segmento dos Pequenos Negócios, que saltou de 15,98 milhões para 20,54 milhões – com variação de 28,5%.

Pequenos Negócios de Tecnologia

Ainda conforme a pesquisa, os Pequenos Negócios de Tecnologia já somam a maioria absoluta desse setor, somando 93,5% de todas as companhias em atividade.

Todavia, nesse universo, as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte correspondem a 59,8% dos negócios de TIC. Enquanto isso, os MEI somam outros 33,8%.

Para a gestão nacional setorial de TIC do Sebrae, o resultado do estudo confirma a importância dos pequenos empreendimentos na vida dos brasileiros e para os resultados da nossa economia.

Avanços tecnológicos

Por sua vez, não tem a possibilidade de voltar aos avanços tecnológicos que alcançamos, admire a gestão. Atualmente, qualquer empreendedor precisa saber lidar com ferramentas como redes sociais, modalidades digitais de venda e faturamento ou de atendimento virtual dos clientes. Portanto, tal realidade acaba criando um amplo mercado e negócios vão surgindo a partir daí, mais direcionados no ramo da tecnologia. Seja para atender diretamente a população ou a outros empreendedores.

Dados do levantamento

Confira os dados do levantamento:

  • O número de Pequenos Negócios com CNPJ ativo em TIC aumentou em 42,8% entre 2018 e 2023, saltando de 343,1 mil para 489,8 mil empresas.
  • Enquanto isso, no mesmo período, o total de pequenos negócios cresceu 28,5%, passando de 15,98 milhões para 20,54 milhões empresas.
  • O Brasil possui 22,6 milhões CNPJs ativos, sendo 531,6 mil como atividade principal o setor de TIC, o que corresponde a 2,4% do total.
  • Do total de MPE no Brasil, 3,6% atuam no setor de TIC. Já entre os MEI, o setor representa 1,5%.
  • As MPE equivalem a 59,8% das empresas de TIC. Enquanto isso, os MEI correspondem a 33,8% do setor.

Fonte: Foto de freepik na Freepik

Feira de tecnologia na Austrália: Alunos de Lagoa Alegre representam Brasil

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Feira de tecnologia na Austrália ocorrerá na cidade de Perth

A cidade de Lagoa Alegre, distante a pouco mais de 270 quilômetros do litoral piauiense é uma distância pequena, se comparada ao trajeto que Adrielly Costa, de apenas 17 anos, percorrerá até ver o mar pela primeira vez.

A jovem estudante Adrielly Costa disse que verá a praia pela primeira vez e ainda na Austrália e está muito grata por tanto reconhecimento.

Além de Adrielly Costa, outros quatro alunos de sua turma, Ana Luiza Silva, Isabella Cristina Santos, Matheus Nascimento e Cecília Campos, e do professor da disciplina de Desenvolvimento de Sistemas, Allan de Oliveira, embarcaram na última quinta-feira (28), com destino a Perth, na Austrália. Eles vão representar o Brasil na feira de tecnologia Young Entrepreneurs Showcase (YES), a mais de 15 mil quilômetros de distância de casa.

Feira de tecnologia na Austrália

Antes inimaginável, a viagem para a feira de tecnologia na Austrália, é fruto do desempenho dos estudantes na primeira edição do Seduckathon. Alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Elon Machado Moita, o time conquistou a 11ª colocação na maratona de programação promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), no primeiro semestre.

Vale destacar que apenas as dez primeiras equipes tinham direito ao intercâmbio. Porém, o governador Rafael Fonteles estendeu o prêmio ao time de Lagoa Alegre, que irá representar o país no evento australiano de 2 a 6 de dezembro. Essa será a primeira vez que o YES recebe uma equipe estrangeira. Todas as despesas dos representantes de Piauí são custeadas pelo Governo do Estado.

O Mundo Virtual Off Books – Um Sistema Web para Troca de Livros

Na Young Entrepreneurs Showcase, o time piauiense irá apresentar o projeto O Mundo Virtual Off Books – Um Sistema Web para Troca de Livros, plataforma que incentiva a leitura através da troca de livros usados e do acesso a publicações digitais, uma iniciativa desenvolvida pelos alunos para o Seduckathon.

Importância da iniciativa

Por fim, a Secretaria de Educação destaca a importância da iniciativa que proporciona mais conteúdo e experiência em outro país. Para a gestão educativa, a ida dos estudantes do Ceti Elon Machado Moita à Austrália é uma grande conquista. Trata-se do encerramento do primeiro ciclo do Seduckathon com uma conquista que plantará sementes de um futuro promissor para o Piauí. Em suma, estão preparando os jovens para competir em mercados globais e essa experiência será transformadora.

Fonte: Foto de wirestock na Freepik

São Carlos Innovation Summit: Saiba tudo sobre evento

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São Carlos Innovation Summit: Saiba tudo sobre evento

São Carlos Innovation Summit reúne ciência, tecnologia e empreendedorismo, hoje (28) e amanhã (29), celebrando os 40 anos do ParqTec e da Embrapa Instrumentação.

São Carlos (SP) recebe a Innovation Summit hoje (28) e amanhã (29), celebrando os 40 anos do ParqTec e da Embrapa.

São Carlos Innovation Summit

O São Carlos Innovation Summit foca o empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação e reúne importantes instituições como Embrapa Instrumentação, a Fundação Parque de Alta Tecnologia (ParqTec), USP, UFSCar e Sebrae-SP.

Segundo a direção do ParqTec, o evento é de grande importância, que é resultado da articulação entre diversos atores que fazem parte da governança do Ecossistema de Ciência e Tecnologia de São Carlos, comemorando o aniversário de duas dessas entidades: a Embrapa Instrumentação e o ParqTec de São Carlos.

40 anos

A Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos é responsável pelo surgimento de quase 250 startups, e foi fundada no dia 17 de dezembro de 1984.

No dia seguinte foi lançada a Embrapa Instrumentação Agropecuária, hoje Embrapa Instrumentação, também responsável por inovações que se uniram a outras iniciativas para fortalecer a agricultura tropical brasileira.

De acordo com a Embrapa Instrumentação, o objetivo do evento é divulgar junto ao grupo de empresas e startups os mecanismos de financiamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação disponíveis nas agências de fomento. Contudo, esta é a primeira vez que as quatro unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), sediadas em São Carlos, estarão reunidas. E vão apresentar as oportunidades de financiamento de projetos de inovação em parceria com a Indústria. Tudo isso é fundamental para que a ciência e a tecnologia geradas na USP, UFSCar e nos Centros de Pesquisa da Embrapa sejam transformados em produtos e serviços à sociedade, em conjunto com a comunidade empresarial e industrial de São Carlos.

Innovation Summit

O São Carlos Innovation Summit também abrange entidades como o Fapesp, Finep e a empresa de capital de risco Bossa Invest, que vai avaliar a possibilidade de investir em novos negócios.

Se vira nos 5

Por fim, o Sebrae-SP conduz a dinâmica Se vira nos 5, momento em que as empresas poderão expor seus desafios e demandas. Esta atividade também contará com a participação da Fapesp, Finep e Bossa Invest.

Programação

Quinta-feira (28/11)

40 anos ParqTec e Embrapa Instrumentação

Local: Embrapa Instrumentação – Rua XV de Novembro, 1452 – Centro

  • 8h30 – Abertura
  • 9h – Mesa Redonda: Investimento para Inovação nas empresas
  • 10h30 – Café & Negócios
  • 11h – Se vira nos 5
  • 12h – Almoço de Negócios
  • 14h Momento Embrapii São Carlos
  • 16h15 – Doação de Equipamentos para os Projetos: Laboratório de Talentos e Escola de Programadoras – Amdocs/Instituto Angelim.
  • 16h30 – Café & Negócios

Sexta-feira (29/11)

AIn Conecta Especial 15 anos

Local: Laboratório Petrobras – CPqMAE – UFSCar

Realização: Agência de Inovação da UFSCar em parceria com FAI-UFSCar, Naiipee, ICC, FAPESP, CNPq, Sebrae, Embrapii e empresas parceiras da UFSCar.

  • 8h – Recepção e café da manhã
  • 8h30 – Abertura
  • 9h – Apresentação Agência de Inovação 9h50 – Programa Empresas-Filhas UFSCar
  • 10h30 – Programa Sebrae for Startups
  • 11h – Projetos e Parcerias Embrapii UFSCar
  • 12h – Almoço
  • 14h – Momento Oportunidades: PITE-Fapesp
  • 15h – Programa MAI/DAI UFSCar & CNPq
  • 17h15 – Encerramento
  • 17h30 – Coquetel

Fonte: Foto de rawpixel.com na Freepik

Pedidos para remover nome do Google seguem na contramão do conhecimento sobre a LGPD

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Apesar de 81% dos brasileiros acreditarem que seus dados digitais estão seguros, apenas 44% entendem o que assegura a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Recentemente, a LGPD completou seis anos. A norma estabelece diretrizes para a coleta e o tratamento de dados pessoais no Brasil. Embora a internet pareça uma “terra sem lei”, a união do Poder Legislativo com as políticas de privacidade de grandes empresas, como o Google, busca regular a coleta e o uso de informações sensíveis.

Uma pesquisa realizada pela Cisco, com 2,6 mil consumidores de 12 países, incluindo o Brasil, revelou que 81% dos entrevistados acreditam que seus dados pessoais estão protegidos. No entanto, apenas quatro em cada dez pessoas (44%) conhecem os direitos garantidos pela LGPD.

Sobre a LGPD

A LGPD foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 13.709/2018. Ela estabelece regras sobre a coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. Seu objetivo é garantir a privacidade e a segurança das informações dos indivíduos, promovendo maior controle sobre como seus dados são tratados por empresas e instituições.

A lei define princípios como transparência, finalidade e necessidade no uso dos dados, além de assegurar direitos aos titulares, como o acesso às informações e a possibilidade de correção ou exclusão. Empresas que descumprirem a lei estão sujeitas a penalidades, incluindo multas significativas.

Como proteger seus dados pessoais?

Saber como remover nome do Google e proteger seus dados pessoais ou empresariais é uma preocupação crescente entre os usuários. A disponibilidade de informações pessoais, como nome, endereço, telefone ou CNPJ, por exemplo, torna pessoas e empresas mais vulneráveis em relação à segurança e à privacidade digital.

Em alguns casos, excluir o nome do Google é uma solução para quem precisa construir uma reputação digital positiva ou deseja gerenciar sua imagem online. Saber o que aparece sobre você nos mecanismos de busca pode proporcionar maior controle sobre sua presença digital e o que é compartilhado a seu respeito.

Dados sensíveis no Google e seu impacto

Hoje, mais de 60% dos consumidores pesquisam no Google antes de concluir uma compra ou contratar um serviço. Portanto, a presença de informações sensíveis ou negativas nas primeiras páginas pode não apenas impactar o desenvolvimento de um negócio, mas também afetar os relacionamentos pessoais e a carreira profissional.

Além disso, vale lembrar que o Google é apenas um agregador de informações. Mesmo ao excluir seu nome ou outras informações, elas continuarão publicadas nos sites originais. Surge então a pergunta principal: é possível realmente retirar o nome do Google? A seguir, estão algumas alternativas.

É possível retirar o nome dos resultados do Google?

A resposta é: depende. A remoção de dados do Google varia conforme o tipo de informação disponível. Por exemplo, você pode solicitar diretamente ao Google a exclusão de imagens íntimas, fotos manipuladas e dados sensíveis, como nome, documentos de identificação ou registros médicos.

Certas informações podem ser removidas por razões jurídicas; no entanto, esse processo envolve etapas adicionais e precisa se enquadrar em situações como violação de direitos autorais ou pirataria. O Google não retira matérias jornalísticas de interesse público e mantém todos os dados divulgados em sites do governo.

Processos judiciais e dados de empresas

Mesmo ao ocultar dados sensíveis do Google, essas informações continuarão acessíveis em portais agregadores, como sites de busca de CNPJ e de processos judiciais, como o Jusbrasil e Escavador, por exemplo.

A maioria dos sites agregadores de dados empresariais oferecem uma área específica para solicitar a remoção. No caso de portais que reúnem informações jurídicas, é possível reportar a página e solicitar a exclusão; porém, o processo nesses sites costuma ser mais burocrático e exige a apresentação de documentos de identificação.

Sobre conteúdos desatualizados no Google

Quando o dado já foi removido do site original ou a página não existe mais, você pode solicitar a desindexação para que ele não apareça mais nos resultados de pesquisa. Antes de fazer a solicitação, verifique se a descrição da página ou o cache estão desatualizados.

Para retirar conteúdo desatualizado do Google, faça a busca pelo termo na barra de pesquisa, clique no ícone com três pontos no final da URL, selecione a opção “Remover resultado” e escolha o motivo da remoção. Para abrir um novo pedido, é necessário acessar ou criar uma conta no Gmail. A resolução do caso poderá ser acompanhada por meio deste e-mail de contato.

O Google leva, em média, 48 horas para analisar o pedido, que pode ser negado se a página não apresentar erros ou tiver relevância para alguma busca importante. De toda forma, gerenciar sua reputação digital no Google é a maneira mais eficiente de garantir que sua imagem online permaneça positiva e não interfira em sua carreira ou vida pessoal.

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Volumetria na logística: IA é uma grande aliada

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Volumetria na logística envolve estratégias para trazer benefícios às operações das empresas

O uso da IA (inteligência artificial) e de outras tecnologias na atividade logística está em ampla evolução entre os operadores e as transportadoras. Isso porque se trata de uma aliada da eficiência, da produtividade e da qualidade, a IA traz vários benefícios às operações das empresas, sobretudo em momento de grande volumetria de mercadorias, tais como os períodos de promoções do mês de novembro, Black Friday e Natal.

Volumetria na logística

No caso da volumetria na logística, as diferentes técnicas de IA vêm contribuindo para agilizar e garantir a qualidade na entrega das encomendas do e-commerce, atualmente bastante sensível aos prazos.

Como funciona

O algoritmo sinaliza o melhor caminho a ser seguido e organiza a sequência das entregas, considerando diversas variáveis como condições climáticas, horários e a intensidade de trânsito, entre outros aspectos. Sendo assim, entrega é mais precisa, e a tecnologia atua a favor do meio ambiente, evitando movimentações desnecessárias de veículos e reduzindo, assim, a pegada de carbono das operações.

Machine learning

Já o machine learning também é bastante utilizado para se obter uma previsão precisa de demandas futuras – um aspecto muito importante em momentos de grande volumetria -, bem como para a melhor gestão do estoque, o monitoramento em tempo real das operações e da frota, o rastreamento e, até, a manutenção preditiva de equipamentos, ao identificar sinais de falha ou avaria e avisar com antecedência, sem que a operação seja pega de surpresa.

Além disso, esses algoritmos atuam na validação dos comprovantes de entregas, que são cruciais para o registro de que a encomenda chegue ao seu destinatário. Por meio de um aplicativo operado pelo entregador, no momento em que o registro da entrega é realizado, o algoritmo verifica se as informações que constam no comprovante estão presentes na imagem e, caso detecte algo errado, o documento é rejeitado, exigindo que o entregador faça o registro corretamente. Com isso, os embarcadores recebem um comprovante de entregas com informações claras e validadas pela IA, permitindo concluir a jornada do consumidor de maneira satisfatória.

Black Friday 2024

Ao considerar pesquisas que estão detectando maior vontade do consumidor para as compras, principalmente na Black Friday deste ano, marcadas para o dia 29 de novembro, a tecnologia e a IA serão grandes aliadas para a logística do e-commerce.

Estudo

Segundo estudo do Mercado Livre e Mercado Pago, 85% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday, o que revela 5 pontos percentuais a mais do que em 2023, diz estimativas da Confi. Neotrust dão conta de que o faturamento do varejo na Black Friday 2024 obterá R$ 9,3 bilhões no Brasil, valor 9,1% superior ao do ano passado.

Nesse cenário, algumas tendências previstas para a Black Friday, conforme estudo da Opinion Box, estão voltadas à omnicanalidade nas vendas, à experiência do consumidor, ao mobile marketing, à antecipação de compras, às promoções prolongadas e ao uso da inteligência artificial e da automação.

IA e automação

Em relação ao uso da IA e da automação, ainda há as novas soluções de LLM (Large Language Model ou grandes modelos de linguagem em larga escala), que são aplicadas aos processos de onbording de clientes com as transportadoras, com o objetivo de trazer ganhos de produtividade nos processos e nas experiências positivas para os embarcadores, que se refletem em melhores NPS (indicador de satisfação do cliente).

E ao aplicar diferentes soluções de IA, as transportadoras e os operadores logísticos conseguem otimizar os processos operacionais, resultando em mais acertos nos envios, com maior agilidade e elevam o índice de sucesso de entrega já na primeira tentativa, mesmo em períodos de pico de compras pelas internet. Isso contribuiu para um nível elevado de SLA (Service Level Agreement ou acordo de nível de serviço).

Conclusão

Agora, cabe às empresas do setor de logística saberem utilizar a IA como uma grande ferramenta para melhorar eficiência, produtividade e qualidade das entregas.

Fonte: Foto de Frolopiaton Palm na Freepik

Servidora da Saúde ganha prêmio de inovação e tecnologia

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Servidora da Saúde recebeu o reconhecimento da FAPDF que homenageia profissionais que desenvolvem projetos nas áreas científica e tecnológica

Uma servidora da Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu o primeiro lugar na categoria Iniciativa GovTech no Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A premiação realizada na semana passada, reconheceu destaques científicos e tecnológicos da capital federal.

Servidora da Saúde – prêmio

A servidora da Saúde efetiva da SES-DF, Valéria Menezes, venceu com o projeto Siscargos – Sistema de Análise de Acumulação de Cargos e disse que sente que cumpriu seu dever com este trabalho. Ela explicou ainda que foram quase sete anos desde a ideia até a implementação. E chamou a atenção do quão importante é inovar cada vez mais, trazer novas tecnologias que permitem a desburocratização e celeridade na gestão, de modo que o resultado final reflita em um melhor serviço à população.

Além disso, um processo que antes levava no mínimo 90 dias entre análise e conclusão, hoje leva apenas uma hora. Ou seja, a automatização é capaz de promover eficiência, redução de tempo e recursos necessários para realizar a tarefa manualmente, esclarece.

Finalistas

Na edição este ano, o prêmio beneficiou 38 finalistas, em oito categorias. São elas:

  • Pesquisador Inovador;
  • Pesquisador Destaque;
  • Estudante Destaque;
  • Startup Inovadora;
  • Iniciativa GovTech;
  • Servidor Destaque;
  • Bolsistas de Iniciação Científica Destaque e Profissionais de Comunicação Destaque.

A premiação para os três primeiros colocados foi de R$ 2 mil até R$ 12 mil, exceto para a categoria Iniciativa GovTech.

Eficiência

O SISCargos surgiu após a servidora da SES-DF identificar a necessidade de um sistema para auxiliar na elaboração das escalas nos hospitais, sem incompatibilidade de horários. Neste caso, foi obervado por ela que não havia tempo para os profissionais fazerem uma análise minuciosa por conta das normas esparsas. Portanto, era preciso ter um sistema que fizesse isso por eles de modo automático.

Com isso, o sistema também preencheu a necessidade do cumprimento de uma demanda do Ministério Público (MPDFT), que exige a Declaração Anual de Acumulação de Cargos de todos os servidores da SES-DF. Por fim, a Siscargos facilitou também a identificação de incompatibilidades de horários sem causar prejuízos, agilizando a documentação de acúmulo de cargos exigida no momento da aposentadoria.

Fonte: Foto de freepik na Freepik

Vazamento de ar na ISS: NASA e Rússia ainda não entraram em acordo

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Vazamento de ar na ISS ainda carece de solução; e a NASA teme que o grave incidente leve a uma falha catastrófica de parte do módulo do país

Ainda não existe um acordo firmado entre a NASA e a Rússia em relação à origem e a seriedade do vazamento de ar no segmento russo da Estação Espacial Internacional (ISS). Enquanto o debate prossegue, a NASA teme que o grave incidente leve a falha catastrófica de parte do módulo do país.

Vazamento de ar na ISS

Além disso, a falta de consenso acerca do vazamento de ar na ISS foi revelada durante uma reunião do Comitê Consultivo da ISS, da NASA, na última quarta-feira (13). O evento contou também com o comitê parceiro da Roscosmos, a agência espacial russa, para discutir questões associadas à ISS. A principal delas era o vazamento pequeno, porém, persistente, no módulo de serviços PrK, identificado há alguns anos.

Medidas adotadas pelos astronautas

Por sua vez, para as operações da estação, os astronautas adotam algumas medidas. São elas: quando não precisam acessar naves cargueiras Progress, eles isolam o PrK do restante da estação.

Mesmo diante das investigações, os fatores que podem ter provocado o começo e o crescimento das rachaduras, as equipes técnicas norte-americanas e da Rússia não possuem entendimento comum sobre o provável motivo ou a gravidade das consequências desses vazamentos. É o que revelou Bob Cabana, ex-astronauta e administrador associado da NASA que agora é presidente do comitê.

Ele diz ainda que os engenheiros russos suspeitam que as rachaduras são resultado da chamada alta fadiga cíclica gerada por microvibrações. Por outro lado, a NASA considera outros fatores, como pressão e estresse mecânico e residual, as propriedades do módulo e exposições ambientais.

Mesmo assim não houve um consenso entre os norte-americanos e russos quando o assunto é a gravidade do incidente.

Neste caso, a equipe russa segue a procurar e vedar os vazamentos, e não acredita que a desintegração catastrófica do PrK seja realista. Enquanto isso, a NASA se mostra preocupada com a integridade do módulo e com a possibilidade de uma falha catastrófica ocorrer.

A equipe russa acredita que as operações contínuas são seguras. Porém, não podem provar que são. Já os Estados Unidos acreditam que aoo são seguras, mas não se pode provar ainda que é este o caso.

Por fim, ambos os comitês recomendaram que os líderes das suas respectivas agências continuem tentando um entendimento comum da integridade estrutural do módulo, e que tragam especialistas da academia e da indústria para apoiar suas colocações.

Fonte: Foto de brgfx na Freepik