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Vinícola Aurora aposta em “zero álcool” para faturar R$ 1 bi em 2026

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Vinícola Aurora cresceu 4% em 2023 e estima avanço de 10% em 2024

A Vinícola Aurora está apostando suas fichas em bebidas sem álcool. Com isso, consegue se menater em constante crescimento no mercado de bebidas, e assim atingir públicos diferentes.

Vinícola Aurora

Apesar de a vinícola Aurora já ter seu suco de uva, agora está de olho na categoria que simula vinhos e espumantes que não passam pelo processo de fermentação e, assim, podem ser comercializados como “zero álcool”.

Vale destacar que a experiência no segmento começou em 2021. Na ocasião, a Aurora lançou sua bebida gaseificada (espumante) sem álcool, usando as mesmas garrafas e variedades de uvas utilizadas no espumante tradicional.

“É um produto que simula a experiência de beber um espumante. No ano passado, lançamos a versão rosé, e agora vamos expandir ainda mais”, disse Rodrigo Valério, diretor de marketing e vendas da Vinícola Aurora, ao IM Business.

Vinhos sem álcool – tinto e branco

Além disso, a vinícola também vai simular vinhos tinto e branco. Serão colocadas no mercado doméstico duas garrafas de “vinho sem álcool”. Valério explicou ainda que são sucos integrais feitos com variedades de uvas usadas para a produção de vinhos, como cabernet sauvignon e merlot.

O diretor de marketing disse também que a empresa pensa em passar esses produtos por barris de carvalho, para colocar um pouco de madeira à bebida. “Ainda assim, nosso foco está nas pessoas que não bebem álcool. É um público diferente dos clientes que já consomem vinho, por exemplo”.

E ao atingir este mercado ‘sem álcool’, a empresa também consegue integrar outro nicho: o das vinícolas urbanas. Prova disso é que, segundo o sommelier Luciano Mestrich, “as vinícolas urbanas representam um emocionante capítulo na evolução da cultura vinícola, trazendo a elegância e a sofisticação dos vinhos diretamente para o coração das cidades”. Isso porque nem todos querem só o teor de álcom contido nas bebidas.

Incrementando o negócio

A vinícola está ‘surfando’ no boom das bebidas sem álcool para incrementar seu negócio. Segundo dados da consultoria britânica IWSR, o consumo global de bebidas sem álcool ou com baixo teor alcoólico crescerá 8% ao ano até 2025.

Vale lembrar que no ano passado, a Vinícola Aurora teve o melhor desempenho da sua história de mais de 93 anos. As vendas da empresa cresceram 4% e alcançaram R$ 786,2 milhões, com 74,5 milhões de litros de bebidas engarrafadas comercilaizadas.

Para 2024, Valério projeta crescimento de 10% da receita. Se a meta for alcançada, o faturamento vai se aproximar de R$ 865 milhões. “Queremos chegar a R$ 1 bilhão em 2026”, afirma.

Resultados e expectativa

Já em relação aos resultados positivos e a expectativa de crescimento, é preciso dizer que ambos chegam após uma das maiores crises enfrentadas pela Aurora.

“Em abril, começamos a implementar um rigoroso projeto de compliance. As práticas ESG existiam, mas estavam dispersas, sem o foco que precisaria ter. Desde então, estamos trabalhando para que esse tipo de situação nunca mais ocorra”, disse Valério.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/adega-com-arranjo-de-barris-de-vinho-velho_27260304.htm#fromView=search&page=1&position=3&uuid=9b7edf63-af30-4413-85db-9e5494daedc6

Enoturismo em Flores da Cunha: Cidade busca se consolidar na área

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Além do vinho, Flores da Cunha também é conhecida como a Terra do Galo

Em 2024, a cidade de Flores da Cunha, na Serra gaúcha, completa 100 anos de emancipação política e pretende investir no turismo para aquecer a economia. Por ser o município que carrega o título de maior produtor de vinhos de mesa do Brasil, o enoturismo ganha destaque com diversas rotas turísticas para os visitantes. Além disso, a categoria de turismo religioso também faz parte da lista de atrativos e evidenciam o potencial da cidade de quase 31 mil habitantes.

De acordo com o sommelier Luciano Mestrich, “o enoturismo é uma experiência fascinante que combina o prazer de apreciar vinhos com a descoberta de regiões vinícolas e suas tradições”.

Enoturismo em Flores da Cunha

Hoje a cadeia produtiva da uva com a agricultura e a indústria representa 15% da economia do município, conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni. Das 2.200 propriedades rurais da cidade, 1.3 mil são produtores de uva. Sendo assim, o enoturismo em Flores da Cunha vem se destacando cada vez mais, com 200 produtores de vinhos.

O cultivo da uva foi trazido pelos imigrantes italianos que completa 150 anos em 2025. “De geração a geração, as nossas propriedades são basicamente da agricultora familiar. Então o pai que aprendeu com o amor e passa para o filho”, comenta a secretária de Agricultura, Deise Giotto. A partir daí, algumas rotas foram criadas para incentivar o turista que visitar a cidade. Roteiros como o Compassos da Mérica, Otávio Rocha Vila Colonial, Rota dos Vinhos dos Altos Montes, Caminhos do Alfredo e Passo do Vinho são algumas das mais procuradas.

Terra do galo

Além das vinícolas, o destaque de Flores da Cunha é um galo, de aproximadamente seis metros de altura, que fica no Parque da Vindima Eloy Kunz. A cidade é conhecida assim por conta de um episódio ocorrido no ano de 1934, quando um mágico teria passado pela cidade e prometido, durante o espetáculo, que cortaria a cabeça de um galo, e que com uma mágica, o faria cantar novamente – algo que não aconteceu. Todavia, o monumento é parada obrigatória para registros fotográficos por quem passeia por lá.

Outro pontos turísticos

Além disso, Flores da Cunha tem outros pontos importantes, como o Campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes no qual é possível ser contemplado por meio de visitas guiadas. Inaugurado em 1949, o local foi construído para abrigar os sinos da cidade que, naquela época, era umas das poucas formas de comunicação com os moradores. “Quando morria um homem, o sino tocava uma nota, se fosse mulher era outra e criança também era diferente. Usamos até hoje, mas com alto falante. É uma tradição da cidade”, comenta a subsecretária de Cultura, Camila Stuani Pauletti. Com 112 pedras, 218 degraus e oito andares, o Campanário foi tombado como patrimônio histórico municipal em 2019, ano em que contemplou os 70 anos de inauguração.

Produção de tapetes

A cidade também ganha notoriedade nacional por conta da produção de tapetes com serragem colorida para a celebração de Corpus Christi. Em 2023, a Praça da Bandeira, local onde ficam as obras, recebeu 58 tapetes redondos e retangulares. Os tapetes são confeccionados pelas comunidades, entidades, escolas e rotas turísticas, envolvendo centenas de voluntários em prol do evento. Ao todo, foram utilizados 60 metros cúbicos de serragem para a criação.

Festa Nacional da Vindima

E a cada quatro anos, Flores da Cunha recebe a Festa Nacional da Vindima (Fenavindima), que está em andamento e encerra no domingo (10). Vale dizer que a gastronomia é uma das protagonistas da festa, assim como a uva, que recebe os visitantes já na chegada ao parque.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/um-cacho-de-uvas-ensolaradas-na-videira-em-uma-vinha-verdejante_135009507.htm#fromView=search&page=1&position=8&uuid=a5a400e7-39d1-408f-9a5d-da5cec63f91d

Estrelas interrompem formação de planetas, segundo flagra de James Webb

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Estrelas brilhantes parecem prejudicar a nebulosa de Órion

Novas observações do telescópio James Webb sugerem que algumas estrelas brilhantes parecem prejudicar a formação de planetas na nebulosa de Órion. De acordo com os novos dados, o disco de gás e poeira ao redor de uma estrela jovem está perdendo grandes quantidades de hidrogênio a cada ano, portanto, o processo pode ser afetado, uma vez que este disco é uma região de formação planetária.

Estrelas do aglomerado do Trapézio

As estrelas em questão são as do aglomerado do Trapézio, formado por vários objetos jovens. Elas são quase 100 mil vezes mais brilhantes que o Sol. Neste caso, as observações do Webb indicam que a radiação ultravioleta emitida pelas estrelas está aquecendo o gás e poeira do disco protoplanetário d203-506. Ele cerca uma estrela do tipo anã vermelha, e tem uma molécula fundamental com carbono em sua estrutura.

Como o nome indica, o disco protoplanetário é uma região de gás e poeira onde planetas podem ser formados. No caso, a luz ultravioleta é tão intensa que pode evitar a formação de grandes planetas por lá: a radiação está fazendo com que d203-506 perca quantidades importantes de material de formação planetária, que escapa para o espaço.

Olivier Berné, cientista do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica, conta que “em uma escala de tempo de um milhão de anos, toda a massa deve ter saído deste disco”. Segundo ele, é como se o material em escape estivesse competindo com a formação dos planetas.

Nebulosa de Órion

Além de ser jovem, a Nebulosa de Órion tem entre 30 e 40 anos-luz de diâmetro, o que significa que muito da matéria perdida do disco deve permanecer em seu interior. Entretanto, a má notícia é que o gás e a poeira não vão mais ser os “ingredientes” que poderiam servir para a formação de planetas.

Vale destacar que o Sistema Solar é 4 mil vezes mais antigo que d203-506, e também sofreu influência de uma ou mais estrelas massivas durante sua formação. “Olhar este sistema [d203-506] é realmente como olhar o passado do nosso Sistema Solar, de certa forma”, finalizou Berné.

O artigo que descreve as descobertas foi publicado na revista Science.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/estrelas-douradas-de-glitter-fundo_892987.htm#fromView=search&page=1&position=6&uuid=2ece1a77-873d-43cf-9325-39ffc31d7fbc

Vinícola urbana em Pinheiros: Saiba como funciona

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Vinícola urbana em Pinheiros funciona também como hub para reunir pessoas e democratizar o consumo do vinho

Na esteira do processo de verticalização da cidade, o bairro de Pinheiros tem agora uma vinícola para chamar de sua. Trata-se da Vinícola Urbana, um espaço que reúne pessoas e produtos ligados ao estilo de vida do vinho. Além disso, o local tem como objetivo democratizar o consumo de vinho local. Conheça mais sobre o espaço ao longo deste artigo.

Segundo o sommelier, Luciano Mestrich, “os espaços de degustação em vinícolas urbanas muitas vezes se tornam verdadeiros refúgios gastronômicos, proporcionando uma fuga sensorial do cotidiano agitado”.

Vinícola urbana em Pinheiros

A ideia de montar a vinícola urbana em Pinheiros começou em 2015, na cabeça de seu fundador, Daniel Colli. Agora, a Vinícola Urbana já é uma realidade na cidade de São Paulo.

Com formação em gastronomia na Escola Hofmann, em Barcelona, e especialização em culinária francesa na Escola Ferrandi, em Paris, o também vitivinicultor já trabalhava com vinhos, porém, na parte comercial, e aproveitava o tempo livre no continente para visitar produtores locais.

De acordo com Daniel, “foi em 2015 que vi um surpreendente Sauvignon Blanc e comecei a sonhar com a possibilidade de produzir vinhos perto de São Paulo. Alguns amigos já estavam trabalhando com produção de azeite de oliva, e comecei a pesquisar locais para produzir vinho”.

Produção de uvas em Cunha, município paulista no alto Paraíba

Para dar início ao projeto, o primeiro passo foi escolher o local para plantar as uvas. Sendo assim, a melhor opção foi Cunha, que fica localizado no alto Paraíba e aninhado entre as serras da Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar.

A escolha se deu pelo apreço de Daniel por vinhos que contam com certa influência do mar.

“Sempre me encantaram os vinhos do novo e velho mundo que recebem influência do mar, e Cunha tinha condições perfeitas.”

Vinícola Urbana reúne público para degustar e confraternizar, além de estimular novas criações

Com o espaço pronto, as pessoas podem viver uma nova experiência em degustação sem sair da capital paulista. Vale conhecer as comidinhas que harmonizam com a bebida.

Por outro lado, o local procura desconstruir a ideia de que você precisa ser um grande conhecedor para consumir o vinho.

Além disso, a Vinícola já está planejando os próximos lançamentos. Entre eles, a cerveja para quem gosta de beber vinho, mais leve em corpo, com um pouco mais de acidez e aromas delicados. Também estão em desenvolvimento duas sidras e coquetéis de vinho, como Clericot e o tinto de verão, para combinar com a próxima temporada quente.

Serviço

Vinícola Urbana
Onde: Rua Francisco Leitão, 625 – Pinheiros

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/colocar-o-vinho-tinto-da-garrafa-no-frasco-de-vidro_5587932.htm#fromView=search&page=1&position=30&uuid=f4a4446b-14da-4549-a98e-989eeef98b19

Pix no cartão de crédito: Como funciona modalidade recente?

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Pix no cartão de crédito é prático; mas tem riscos; possibilidade de pagamento pode levar o consumidor à inadimplência; entenda como

Com a crescente popularidade, o Pix vem sendo utilizado pelas instituições financeiras como base para o desenvolvimento de outras soluções de pagamentos. Segundo Cláudio Salituro, ex-VP de TI e digital da Caixa Econômica Federal, o Pix é um verdadeiro divisor de águas para o sistema financeiro.

Pix no cartão de crédito

Além disso, o Pix no cartão de crédito vem logo na sequência da modalidade Pix Parcelado, que possibilita como o próprio nome já diz, o parcelamento de compras.

No caso do Pix no cartão de crédito, o cliente faz um Pix e o valor com juros é integrado à sua fatura de cartão para que seja pago posteriormente.

As modalidades são muito semelhantes, uma vez que ambas oferecem o parcelamento. Entretanto, a principal diferença é que o Pix Parcelado é mais abrangente: o pagamento do débito pode ser feito direto pela conta corrente do usuário ou via QR Codes mensais, por exemplo.

Sendo assim, essa opção, restrita ao limite do cartão de crédito, é oferecida por poucas instituições, por enquanto, mas pode ganhar adesão pela praticidade. “O cartão é um produto popular e as instituições aproveitam disso para trazer uma experiência boa para o usuário e monetizar seus produtos internamente a partir do Pix. Não é um serviço gratuito e o acordo é comercial e bilateral entre cliente e banco”, afirma Marcelo Martins, diretor executivo da ABFintechs e membro do comitê do Pix.

Assim como o Pix Parcelado, essa modalidade não é regulada pelo Banco Central, que tem sua própria agenda evolutiva para o ecossistema Pix, com o lançamento do Pix Automático em outubro deste ano, por exemplo. Aliás, o BC tem em sua esteira de inovação a previsão de lançar o Pix Garantido, versão de parcelamento oficial – ainda sem data de estreia.

Criando soluções

Porém, enquanto as novidades reguladas não aparecem, as instituições participantes do Pix têm liberdade para criar novas soluções. “Nada impede que os bancos, desde já, ofertem crédito e a possibilidade de pagamento em parcelas com o Pix aos seus clientes”, afirma o BC em nota enviada ao InfoMoney. Mesmo assim, a autoridade monetária ressalta que independentemente do modelo adotado, “a instituição precisa observar as regras de cada um dos produtos e, no âmbito do Pix, seguir todo o arcabouço regulatório vigente, por exemplo, nas regras da jornada do usuário, comprovante da transação, etc”.

Diante disso, o consumidor pode encontrar essa opção em poucas instituições: Nubank, Inter e Itaú. Em nota, o Bradesco afirmou que está desenvolvendo a solução. Por sua vez, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Banco XP e C6 não possuem o serviço.

Como funciona?

Na prática, a modalidade do Pix atrelada ao cartão de crédito exige um esforço mínimo do usuário. A jornada de uso é bem simples e integrada a do Pix. O usuário vai fazer um Pix, como faria normalmente, mas antes de efetuar a transação e conferir para quem o dinheiro será enviado, o usuário se depara com a opção de enviar com saldo da conta corrente (que é o padrão) ou enviar o dinheiro efetuando o pagamento na fatura do cartão de crédito. Contudo, é importante ressaltar que mesmo se o usuário optar em não parcelar, haverá juros. O valor vai na fatura como se fosse mais uma das compras do mês. A outra parte recebe o Pix de forma instantânea e com o valor original, sem alterações.

Em nota, apenas o banco Inter, dos três que oferecem o serviço, indicou seu patamar de juros, que pode variar entre 3,49% ao mês até 9,99% ao mês, “a depender de critérios internos de avaliação de crédito para cada cliente.”

A reportagem da InfoMoney também fez simulações com o envio de R$ 100 nos outros dois bancos que possuem o serviço. No caso do Nubank, a transferência de R$ 100, na modalidade cartão de crédito em uma única parcela, vai custar, na verdade, R$ 106,33 ou terá juros de 6,3% ao mês. Já no Iti, do Itaú, ao transferir R$ 100, também na modalidade cartão de crédito em uma única parcela, o cliente pagaria R$ 104,49 na fatura do cartão ou um juro de 4,49% ao mês.

Quais os riscos da modalidade?

Cintia Senna, educadora financeira e doutoranda em Educação Financeira pela Florida Christian University (FCU), afirma que o consumidor deve sempre se questionar o motivo de utilizar qualquer meio de pagamento.

Ela ressalta que a modalidade é uma espécie de empréstimo pessoal disfarçado. “É difícil para o usuário no momento do uso, racionalizar a decisão e sair do automático. O maior risco é pagar os juros na fatura. Naturalmente, depende dos valores da transação e da situação financeira da pessoa, mas extrapolando para um caso mais grave, um juro a mais na fatura pode fazer com que o consumidor não consiga arcar com o compromisso no fim do mês, caindo no rotativo e na inadimplência”, diz Senna.

Além disso, os juros da dívida do rotativo do cartão de crédito e da fatura parcelada passaram a ser limitados a 100% da dívida, mas ainda assim o impacto no bolso do consumidor pode ser significativo, já que a dívida pode dobrar.

O que dizem os bancos?

Mário Newton, diretor de cartões do Itaú, diz que o banco oferece a modalidade em compras realizadas em estabelecimentos parceiros. “Neste primeiro momento, o recurso está disponível para compras online no site de uma grande varejista, e permite parcelar as aquisições em até 48 vezes, a depender do valor e cliente, e com juros que variam conforme a quantidade de parcelas”, diz. Ele afirma também que em breve outros varejistas também poderão contar com o produto. O executivo não revelou a empresa, mas o Itaú oferece um cartão em parceria com o Magazine Luiza.

Já o Inter afirma que oferece o serviço e defende que ele promove “mais flexibilidade para a gestão financeira de seus clientes”. “A experiência é simples. Durante a jornada de realização do Pix, o cliente seleciona a forma de pagamento podendo escolher entre o saldo disponível em conta ou utilizar o limite de crédito do cartão, selecionando o número de parcelas. Em breve teremos um botão na home do Pix e atalhos específicos para a funcionalidade”, diz o banco em nota.

Por fim, o Nubank afirma que seus clientes podem escolher pagar em uma única vez ou em até 12 parcelas, “com taxas justas e transparentes”. “O objetivo é oferecer mais uma alternativa para que as pessoas possam manter o controle sobre seus gastos, concentrando-os em um lugar só”, diz o banco. “No aplicativo do Nubank, usuários poderão simular as parcelas em tempo real e conferir as taxas que serão cobradas antes de confirmar a transação”, esclarece o banco.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/pessoa-que-usa-a-tecnologia-nfc-para-pagar-a-conta-em-um-restaurante_36017522.htm#fromView=search&page=1&position=11&uuid=0c31c9ca-b799-49a7-a4e7-039cf0a1a961

Luciano Mestrich Motta explica a tendência das vinícolas urbanas

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Para o sommelier, esses espaços de degustação são verdadeiros refúgios gastronômicos

As vinícolas urbanas representam uma fascinante fusão entre o tradicional e o contemporâneo, trazendo o encanto das vinhas para o coração das cidades. Estas joias enológicas são verdadeiras odes à inovação, transformando antigos armazéns, galpões industriais ou edifícios históricos em espaços dedicados à produção de vinhos excepcionais.

Nas vinícolas urbanas, os visitantes têm a oportunidade única de testemunhar de perto todas as fases do processo de produção do vinho, desde o cultivo das uvas até a fermentação, maturação e engarrafamento. Esse contato direto com o ciclo de vida do vinho proporciona uma experiência educativa e sensorial, permitindo que os entusiastas compreendam o meticuloso trabalho por trás de cada garrafa.

O que dizem os especialistas

Segundo o sommelier Luciano Mestrich Motta “as vinícolas urbanas representam um emocionante capítulo na evolução da cultura vinícola, trazendo a elegância e a sofisticação dos vinhos diretamente para o coração das cidades. Esses oásis urbanos oferecem uma experiência envolvente, onde a arte da produção de vinho se entrelaça com a pulsação vibrante da vida urbana”.

Além da produção, as vinícolas urbanas muitas vezes oferecem espaços elegantes para degustação, onde os apreciadores podem saborear vinhos frescos e complexos sem a necessidade de se aventurar pelo interior rural. Esses ambientes modernos e acolhedores proporcionam uma atmosfera única, onde a tradição vinícola se mistura com a vibração urbana, criando um cenário cativante para encontros sociais e eventos.

A ascensão das vinícolas urbanas

A localização das vinícolas urbanas também contribui para uma abordagem sustentável, reduzindo a necessidade de transporte de longa distância das uvas. Ao integrar-se ao tecido urbano, essas vinícolas frequentemente participam ativamente da comunidade local, promovendo a cultura do vinho e oferecendo uma alternativa intrigante para o cotidiano citadino.

A ascensão das vinícolas urbanas destaca a versatilidade da indústria do vinho, adaptando-se aos gostos e estilos de vida contemporâneos. Ao trazer o campo para a cidade, esses estabelecimentos proporcionam uma experiência única, celebrando a tradição vinícola de maneira inovadora e cativante.

As vinícolas e seu papel sustentável

As vinícolas urbanas desempenham também um papel fundamental na promoção da sustentabilidade ao reduzir as distâncias entre as vinhas e os centros urbanos. Esse enfoque mais ecológico não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também adiciona uma camada extra de autenticidade à experiência, conectando os consumidores diretamente à origem dos produtos que apreciam.

“Ao explorar uma vinícola urbana, somos transportados para um universo fascinante onde os barris de carvalho coexistem harmoniosamente com o cenário urbano contemporâneo. O contraste entre a tradição enológica e a modernidade das instalações cria uma atmosfera única”, completou Luciano Mestrich.

Inovação se une a tradição

Os espaços de degustação em vinícolas urbanas muitas vezes se tornam verdadeiros refúgios gastronômicos, proporcionando uma fuga sensorial do cotidiano agitado. Esses locais não apenas oferecem vinhos excepcionais, mas também permitem que os amantes da enologia mergulhem nas histórias por trás de cada safra, agregando valor à experiência de degustação.

Em resumo, as vinícolas urbanas são testemunhas de uma inovação que respeita as tradições. Elas celebram a riqueza da produção vinícola, tornando-a acessível a um público mais amplo, enquanto acrescentam um toque contemporâneo à tradição milenar do vinho. Visitar uma vinícola urbana é mais do que degustar vinhos finos; é imergir em uma jornada cativante entre o antigo e o novo, onde cada gole é uma celebração da diversidade e da paixão pela vinificação.

Conheça o sommelier Luciano Mestrich Motta

Há mais de 20 anos, Luciano Mestrich Motta descobriu a sua paixão pelo fascinante universo do vinho. Ao longo de suas inúmeras viagens internacionais, teve a oportunidade de degustar vinhos refinados, sempre acompanhados de deliciosas refeições, o que aprofundou ainda mais seu apreço pela enologia.

Ao longo dos anos, essa paixão de Luciano Mestrich pelo universo do vinho não apenas perdurou, mas também se fortaleceu com a experiência adquirida. Ele passou a incluir em suas viagens destinos turísticos dedicados ao vinho, aprimorando ainda mais seu conhecimento e enriquecendo sua vivência na área.

Vinícolas ao redor do mundo

Luciano Mestrich dedicou vários anos a explorar vinícolas ao redor do mundo, visitando destinos renomados como: Sonoma e Napa Valley nos Estados Unidos; Douro, Alentejo e Lisboa em Portugal; Stellenbosch na África do Sul; Mendoza na Argentina; Bordeaux, Borgonha, Rhone e Champagne na França; Colchagua no Chile Toscana e Piemonte na Itália; além de Priorato e Rioja na Espanha.

À medida que aprofundava seu envolvimento com a enologia, Luciano Mestrich optou por aprimorar seus conhecimentos por meio de uma especialização. Atualmente, ele é membro ativo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e completou cursos de destaque, incluindo o WSET Nível 1, ministrado por Alexandra Corvo.

Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/licor-derrama-em-taca-de-vinho-PPneSBqfCCU

Investimentos em tecnologia: PMEs lideram nicho

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Investimentos em tecnologia envolvem inteligência artificial, sistemas preditivos e internet das coisas estão entre as tendências para 2024; empreendedor deve estar sempre em busca de inovação e não ser apenas “reativo”

Um recente estudo da Cortex, plataforma de inteligência de dados voltada para vendas, mostra que investir em recursos tecnológicos não é uma exclusividade das grandes empresas. De acordo com os dados coletados, as pequenas e médias empresas (PMEs) representam 82% das organizações do Brasil que mais investem em tecnologia para fazer o negócio crescer.

Investimentos em tecnologia

Varejo e serviços são os segmentos que lideram a lista de investimentos em tecnologia, ao passo que: financeiro, indústria e logística vêm em seguida. O levantamento analisou também mais de 1 milhão de empresas, buscando entender como elas adotam diferentes ferramentas em sua rotina. Incluem-se aí inteligência artificial (IA), e-commerce, nuvem, automação de marketing, blogs, entre outros.

Implementando soluções digitais

Segundo Marcio Sanson, CEO da Uno ERP, empresa que fornece plataformas de gestão empresarial (ERP) para negócios. Lidando diariamente com implementação de soluções digitais, Sanson diz enxergar uma dificuldade por parte do setor de empreendedorismo na hora de escolher qual a melhor tecnologia.

“Está cada dia mais difícil para o empresário por trás de uma PME definir qual tecnologia apostar para se manter competitivo em um mundo ‘figital’, de forma inteligente e com melhor custo-benefício”, explica. O termo “figital” ao qual o especialista se refere é uma junção de “físico” e “digital”, sendo usado para descrever a convergência de ações e planejamento no ambiente online e offline. Por exemplo, o comportamento de um cliente que procura uma roupa em um aplicativo e vai até a loja física para experimentar antes de decidir comprá-la.

Principais tendências de tecnologias para as PMEs

Sistemas preditivos

A recomendação de Sanson é que o empreendedor esteja sempre atento às tendências do mercado. Uma delas são os sistemas preditivos. “Essa tecnologia antecipa e avisa riscos iminentes. Ela pode avisar se a inadimplência está alta, se um cliente parou de comprar, se há algum inventário indevido ou casos de exclusão/alteração de dados”, explica. Trata-se de uma função semelhante ao painel de um carro, que informa quando a gasolina está acabando.

IoT

Sanson cita ainda a internet das coisas (IoT), a conexão de objetos físicos com sistemas para transmissão de dados. “É uma conectividade entre dispositivos que permite monitoramento em tempo real, antecipando problemas e otimizando operações”. Um exemplo bem comum é a gestão de estoque por código de barras, que substitui a caneta e o papel ou o Microsoft Excel como forma de registrar a chegada e a saída de produtos.

Atendimento omnichannel

Todavia, qualquer sistema para ser implementado exige preparo por parte do empreendedor e da equipe responsável pela operação, alerta Sanson. No caso do atendimento omnichannel (feito por múltiplos canais), é imprescindível que todos estejam alinhados e passem as mesmas informações ao cliente.

Deve-se evitar também o risco de alguém receber uma orientação por chat e outra completamente diferente por chamada telefônica. “Organização e inteligência para realmente atrair e encantar clientes são fundamentais para não complicar sua os processos, não se expor a riscos de segurança digitais ou até passar vergonha com comunicação divergente entre canais”.

Inteligência Artificial

Por fim, a IA é uma forte tendência no cotidiano das PMEs, sobretudo as prescritivas, que sugerem ações a serem tomadas. “Provavelmente, você já usou essa tecnologia e não percebeu. Os aplicativos de GPS são o melhor exemplo de prescrição. O sistema é capaz de oferecer novas rotas ao identificar um congestionamento e o motorista ganha tempo”, exemplifica Sanson. Segundo ele, existem IAs específicas para diferentes tipos de processos e negócios.

O profissional destaca ainda a importância de o empreendedor inovar constantemente e estar sempre atualizado sobre as tecnologias. “No mundo dos negócios, ser reativo já não é suficiente”, diz.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/cidade-inteligente-futurista-com-tecnologia-de-rede-global-5g_13463111.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=9160d879-29f5-4e1f-b6f8-78bbc6d5e566

Tendências tecnológicas e de mercado: Quais as principais que moldarão os ISPs em 2024

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Tendências tecnológicas desafiam os Provedores de Serviços de Internet

A implementação do 5G representa um avanço significativo nos serviços de internet. Em 2024, espera-se que essa tecnologia ultrarrápida se torne a norma, desafiando os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) a se adaptarem a um cenário cada vez mais conectado e orientado pela demanda por velocidade.

Tendências tecnológicas em 2024

Com a evolução das infraestruturas de comunicação, este tipo de conexão promete melhorar substancialmente a capacidade da internet oferecida, exigindo dos provedores uma rápida e eficiente adaptação para atender a essa crescente demanda. Entretanto, também é verdade que o 5G está acompanhado de outras tendências tecnológicas promissoras, cuja relevância deve ser colocada à prova em 2024. Já os ISPs são protagonistas na disseminação e execução dessas novidades.

A ampliação da Internet das Coisas (IoT) e oportunidades para ISPs

A ampliação da Internet das Coisas (IoT) será primordial. Estima-se que para esse ano, a IoT revolucionará a coleta e análise de grandes volumes de dados, tornando possível a personalização de serviços. Essa transformação abre portas para oportunidades substanciais, permitindo que os ISPs ampliem seus horizontes de negócios ao introduzirem novos serviços e soluções de conectividade.

Desafios regulatórios e segurança cibernética

Todavia, em sinergia com novas oportunidades, também surgem os desafios. Além disso, em um mundo cada vez mais digital e conectado, as preocupações com a segurança cibernética estão se tornando mais críticas. Os provedores terão um papel crucial na proteção dos usuários contra ameaças cibernéticas e, ao mesmo tempo, devem se adaptar a um cenário regulatório em mudança, que provavelmente exigirá mais transparência e proteção aos dados dos usuários.

Demanda por serviços mais personalizados

A busca dos consumidores por serviços mais personalizados impulsionará as tendências de mercado que moldarão o cenário deste ano. À medida que os usuários procuram soluções adaptadas às suas necessidades, os especialistas precisarão criar estratégias mais refinadas para atender a essas demandas. A oferta de produtos e serviços personalizados, considerando as necessidades e preferências individuais, torna-se crucial para o sucesso.

Pós-pandemia

Em um cenário pós-pandêmico, o lar tornou-se o epicentro da conectividade digital. Sendo assim, é preciso que os provedores se ajustem a essa mudança, apresentando soluções de internet doméstica mais robustas, estáveis e seguras. Além de acompanhar tendências de perto, em uma postura de observância quanto à aplicabilidade e os próprios ganhos obtidos através delas, é uma premissa indispensável para gestores atualizados.

Por fim, o futuro do setor será delineado por avanços tecnológicos, novas expectativas dos consumidores e mudanças regulatórias. Nesse ambiente, é fundamental que os provedores se adaptarem, evoluírem e inovarem constantemente, no intuito de preservarem sua competitividade e conquistarem resultados econômicos satisfatórios.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/homem-tiro-medio-usando-oculos-vr_49684732.htm#query=internet%20das%20coisas&position=7&from_view=search&track=ais&uuid=60e2e879-47bc-4a67-87e2-00c62f47f29f

Saúde animal: Tecnologia e inovação beneficiam mercado

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Saúde animal leva empresas a desenvolverem tecnologias para assegurar bem-estar dos animais de produção no campo e para os cuidados com os pets em geral

Atualmente, empresas desenvolvem tecnologias para assegurar a sanidade e o bem-estar dos animais de produção no campo e para os cuidados com os pets em geral. A MSD Saúde Animal é uma das pioneiras nessa jornada e, nos últimos anos, tem focado em ser mais que uma companhia que desenvolve medicamentos e vacinas, para também ofertar soluções e serviços tecnológicos. Sendo assim, foram feitos investimentos significativos nessa área de tecnologia, permitindo a empresa ter acesso e oferecer novas soluções como acessórios de identificação, rastreabilidade e monitoramento de dados, nos últimos três anos. Entretanto, a inovação dentro da companhia vai além, trazendo também produtos inovadores, como a única e primeira insulina do mercado pet, a vacinação sem agulhas e a primeira e única vacina para controle de Lawsonia via injetável; a tecnologia exclusiva de Sphereon em avicultura; a primeira e única vacina para Irido em Tilápias e único antipulgas e carrapatos com duração de até doze semanas.

Mercado de saúde animal

Com esses investimentos, o mercado de saúde animal se desenvolve tecnologicamente falando. Porém, produtores inovadores chegam para mudar o conceito de sanidade e bem-estar para os rebanhos e tratar cada animal individualmente, incluindo os pets.

A inovação, mais especificamente tecnológica, contam com produtos que representam cerca de R$ 100 milhões em um total de quase R$ 2 bilhões de receita da companhia no Brasil. A empresa está neste nicho desde 2020, realizando aquisições de companhias de tecnologia para os mercados de pecuária, suinocultura, aquicultura e pet. Além disso, a empresa acredita que o uso da tecnologia e vai gerar ainda mais impacto transformacional na saúde, bem-estar e produtividade animal, o que beneficiará ainda mais a produção, cuidado com o meio ambiente e a saúde dos animais e das pessoas.

Tecnologias de identificação, rastreabilidade e monitoramento de dados

No setor de animais de produção, dentro da MSD Saúde Animal, uma das inovações se dá por tecnologias de identificação, rastreabilidade e monitoramento de dados. As tecnologias em identificação, monitoramento e rastreabilidade são o grande carro chefe da área de tecnologia no Brasil, uma vez que representam aproximadamente 95% da receita nesse setor. As soluções, que utilizam Inteligência Artificial, geram ganhos de eficiência, produtividade e qualidade nos segmentos da pecuária, avicultura, suinocultura e piscicultura.

Já para a avicultura, a companhia possui as soluções da SenseHub Poultry, que analisam continuamente o desempenho geral da vida das aves. Uma ferramenta com capacidade de medir, comparar e registrar indicadores-chave de saúde e do ambiente, capturados por sensores sem fio, além de identificar padrões e tendências para cuidados preventivos. A tecnologia é inovadora porque contribui com o aumento da produtividade e das medidas de avaliação de eficácia produtiva.

Animais de estimação

Já em animais de estimação, no final de 2021, a farmacêutica animal trouxe ao Brasil uma linha inovadora exclusiva para esses animais, a Sure PetCare. São vários os produtos para cães e gatos que mudam o jeito de cuidar dos pets, com monitoramento de dados para mapear seus hábitos e comportamentos ao longo do dia, a tecnologia pode revelar, por exemplo, quando e quanto os pets comem e a entrada e saída dentro de casa. “A Petnologia, como chamamos a tecnologia atrelada aos cuidados pet, já é realidade”, diz Bolis.

Inovação além da tecnologia

A inovação ocorre pelo desenvolvimento de novos produtos e pelo modo como as empresas adotam ou não essa tecnologia. Trata-se de ferramentas que não seriamente transformarão as organizações e processos.

Mais tecnologia e mais vantagem competitiva

Por fim, a inovação tecnológica vai contribuir com os negócios e sustentabilidade, melhorar a qualidade do alimento e também a saúde e o bem-estar dos animais e das pessoas. Isso também vai refletir na economia do país.  No setor de animais de produção, por exemplo, com acesso a dados, foi possível melhorar a informação e produção, assim como o aumento da transparência por meio da rastreabilidade e o Brasil tem uma garantia melhor do produto que oferece, o que proporciona ao setor brasileiro a entrada em novos mercados e consolidação para atender às demandas de exportações.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/cao-de-verificacao-veterinario-de-tiro-medio_19894396.htm#query=sa%C3%BAde%20animal&position=3&from_view=search&track=ais&uuid=e92531b1-a368-4d2d-84cf-98a59e208ea7

Chatbots que facilitam sua vida: Conheça os 3 principais

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Chatbots que facilitam sua vida e são revolucionários; descubra como essas inovações estão moldando o cenário tecnológico atual

A inteligência artificial (IA) tem conquistado novos horizontes, e os chatbots estão aí para provar tudo isso, proporcionando interações inovadoras e soluções inteligentes. Neste artigo, conheça três chatbots que estão definindo os padrões de excelência no campo da IA: ChatGPT, Google Bard e Microsoft CoPilot.

Chatbots que facilitam sua vida

Conheça a seguir três chatbotsque facilitam sua vida e que você precisa conhecer.

ChatGPT – a maestria da conversação alimentada por IA

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é um dos chatbots mais avançados do momento. Baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer), o ChatGPT tem a capacidade notável de compreender e gerar texto de forma contextual, proporcionando conversas mais naturais e envolventes.

Além disso, seu treinamento massivo permite que o ChatGPT responda a uma ampla variedade de consultas, desde perguntas triviais até discussões complexas. Com a capacidade de aprender com enormes quantidades de dados, este chatbot é um exemplo real de como a inteligência artificial pode imitar e aprimorar a comunicação humana.

Google Bard – a sinfonia da busca aperfeiçoada por chatbot

Um exemplo caro para se entender o Google Bard é imaginar ter um amigo virtual especializado em pesquisa sempre à disposição. Trata-se de um chatbot desenvolvido pela gigante da tecnologia para aprimorar a experiência de busca na internet.

Integrando-se aos mecanismos de pesquisa do Google, o Bard também gera respostas contextualizadas, tornando a busca online mais eficiente e amigável.

Além disso, a capacidade do Google Bard de compreender a intenção por trás das consultas dos usuários e oferecer informações relevantes está redefinindo a forma como interagimos com as plataformas de busca, transformando uma simples pesquisa em uma experiência de descoberta personalizada.

Microsoft CoPilot – a colaboração elevada pela inteligência artificial

Por fim e não menos importante, e desenvolvido pela Microsoft em parceria com a OpenAI, o CoPilot é um chatbot projetado para colaborar com desenvolvedores durante o processo de codificação. Utilizando a tecnologia de modelagem de linguagem, o CoPilot sugere linhas de código, fornece explicações e oferece soluções em tempo real, agindo como um verdadeiro parceiro para os profissionais da área.

Esse chatbot inovador está redefinindo a eficiência na programação, uma vez que agiliza tarefas e estimula a criatividade. Ao integrar a IA ao desenvolvimento de software, o Microsoft CoPilot representa um salto significativo em direção a um futuro onde humanos e máquinas colaboram de modo sinérgico.

O fascinante mundo dos chatbots de IA

À medida que a inteligência artificial continua a evoluir, os chatbots desempenham um papel central na transformação digital. O ChatGPT, Google Bard e Microsoft CoPilot são exemplos notáveis de como essas tecnologias estão moldando nosso mundo, oferecendo soluções inovadoras que transcendem as fronteiras do convencional.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/bate-papo-ai-aberto-no-laptop_38259334.htm#query=chatgpt&position=0&from_view=search&track=sph&uuid=8abc7c64-bbf3-4388-8070-0a428090ba6f