Saúde animal: Tecnologia e inovação beneficiam mercado

Saúde animal: Tecnologia e inovação beneficiam mercado

Saúde animal leva empresas a desenvolverem tecnologias para assegurar bem-estar dos animais de produção no campo e para os cuidados com os pets em geral

Atualmente, empresas desenvolvem tecnologias para assegurar a sanidade e o bem-estar dos animais de produção no campo e para os cuidados com os pets em geral. A MSD Saúde Animal é uma das pioneiras nessa jornada e, nos últimos anos, tem focado em ser mais que uma companhia que desenvolve medicamentos e vacinas, para também ofertar soluções e serviços tecnológicos. Sendo assim, foram feitos investimentos significativos nessa área de tecnologia, permitindo a empresa ter acesso e oferecer novas soluções como acessórios de identificação, rastreabilidade e monitoramento de dados, nos últimos três anos. Entretanto, a inovação dentro da companhia vai além, trazendo também produtos inovadores, como a única e primeira insulina do mercado pet, a vacinação sem agulhas e a primeira e única vacina para controle de Lawsonia via injetável; a tecnologia exclusiva de Sphereon em avicultura; a primeira e única vacina para Irido em Tilápias e único antipulgas e carrapatos com duração de até doze semanas.

Mercado de saúde animal

Com esses investimentos, o mercado de saúde animal se desenvolve tecnologicamente falando. Porém, produtores inovadores chegam para mudar o conceito de sanidade e bem-estar para os rebanhos e tratar cada animal individualmente, incluindo os pets.

A inovação, mais especificamente tecnológica, contam com produtos que representam cerca de R$ 100 milhões em um total de quase R$ 2 bilhões de receita da companhia no Brasil. A empresa está neste nicho desde 2020, realizando aquisições de companhias de tecnologia para os mercados de pecuária, suinocultura, aquicultura e pet. Além disso, a empresa acredita que o uso da tecnologia e vai gerar ainda mais impacto transformacional na saúde, bem-estar e produtividade animal, o que beneficiará ainda mais a produção, cuidado com o meio ambiente e a saúde dos animais e das pessoas.

Tecnologias de identificação, rastreabilidade e monitoramento de dados

No setor de animais de produção, dentro da MSD Saúde Animal, uma das inovações se dá por tecnologias de identificação, rastreabilidade e monitoramento de dados. As tecnologias em identificação, monitoramento e rastreabilidade são o grande carro chefe da área de tecnologia no Brasil, uma vez que representam aproximadamente 95% da receita nesse setor. As soluções, que utilizam Inteligência Artificial, geram ganhos de eficiência, produtividade e qualidade nos segmentos da pecuária, avicultura, suinocultura e piscicultura.

Já para a avicultura, a companhia possui as soluções da SenseHub Poultry, que analisam continuamente o desempenho geral da vida das aves. Uma ferramenta com capacidade de medir, comparar e registrar indicadores-chave de saúde e do ambiente, capturados por sensores sem fio, além de identificar padrões e tendências para cuidados preventivos. A tecnologia é inovadora porque contribui com o aumento da produtividade e das medidas de avaliação de eficácia produtiva.

Animais de estimação

Já em animais de estimação, no final de 2021, a farmacêutica animal trouxe ao Brasil uma linha inovadora exclusiva para esses animais, a Sure PetCare. São vários os produtos para cães e gatos que mudam o jeito de cuidar dos pets, com monitoramento de dados para mapear seus hábitos e comportamentos ao longo do dia, a tecnologia pode revelar, por exemplo, quando e quanto os pets comem e a entrada e saída dentro de casa. “A Petnologia, como chamamos a tecnologia atrelada aos cuidados pet, já é realidade”, diz Bolis.

Inovação além da tecnologia

A inovação ocorre pelo desenvolvimento de novos produtos e pelo modo como as empresas adotam ou não essa tecnologia. Trata-se de ferramentas que não seriamente transformarão as organizações e processos.

Mais tecnologia e mais vantagem competitiva

Por fim, a inovação tecnológica vai contribuir com os negócios e sustentabilidade, melhorar a qualidade do alimento e também a saúde e o bem-estar dos animais e das pessoas. Isso também vai refletir na economia do país.  No setor de animais de produção, por exemplo, com acesso a dados, foi possível melhorar a informação e produção, assim como o aumento da transparência por meio da rastreabilidade e o Brasil tem uma garantia melhor do produto que oferece, o que proporciona ao setor brasileiro a entrada em novos mercados e consolidação para atender às demandas de exportações.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/cao-de-verificacao-veterinario-de-tiro-medio_19894396.htm#query=sa%C3%BAde%20animal&position=3&from_view=search&track=ais&uuid=e92531b1-a368-4d2d-84cf-98a59e208ea7

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele, esta é uma pergunta que tem vindo muito à tona em se tratando do universo da beleza; mas o...

Amostras de Marte: NASA reduz gastos com missão

Na segunda-feira (15), a NASA informou como serão os próximos passos da campanha Mars Sample Return, iniciada em 2021. Agora, a campanha vai passar...

Conheça cultivar de uva própria para vinhos espumantes na Serra Gaúcha

Cultivar de uva própria resulta em uma boa produção A produção de vinhos é uma das atividades mais tradicionais na Região Sul do país. Entretanto,...