Startups verdes de SP: aceleração e local de residência impulsionará negócios

Startups verdes de SP

Startups verdes de SP pensam no ecossistema e sustentabilidade como modo empreendedor

Até o próximo dia 25, a Prefeitura de São Paulo receberá inscrições para um programa de aceleração de startups verdes da capital paulista. A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, por meio da Ade Sampa. A iniciativa vai selecionar 15 negócios para oferecer seis meses de suporte para estas staturps. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico sustentável da cidade. As inscrições podem ser feitas pelo site Ade Sampa.

Taiza Krueder, veterana dos negócios e CEO do Clara Resorts comenta que o ESG (Environmental, Social and Governance) é um dos pilares para elevar os negócios a outro patamar. Agora as startups estão pensando nisso desde o início de seus negócios.

Startups verdes de SP – aceleração

O processo de aceleração para as startups verdes de SP será feito no Hub Green Sampa, que fica na Praça Victor Civita, zona oeste da cidade. É neste local também em que as startups escolhidas serão residentes e terão um espaço fixo para desenvolver suas atividades e expor seus produtos e soluções.

Oficinas mensais em gestão de negócios e empreendedorismo

Nos seis meses de aceleração, as startups receberão oficinas qualificativas mensais nas seguintes modalidades:

  • gestão de negócios e empreendedorismo para o desenvolvimento e modelagem do negócio;
  • mentorias coletivas nos principais setores fomentados pelo Green Sampa, assim como nos temas governança corporativa, sustentabilidade;
  • geração de impacto;
  • uso e desenvolvimento de tecnologias verdes;
  • legislação e normas regulatórias;
  • mentorias individuais com especialistas e atuantes do setor.

Além disso, as iniciativas selecionadas poderão participar de eventos de rodadas de negócios e investimentos com investidores do mercado.

9 eixos

Poderão de inscrever as startups verdes de SP que se enquadram nos nove eixos abaixo:

1. Qualidade de água e saneamento: soluções que busquem a gestão consciente de recursos hídricos, abastecimento, tratamento e acesso à água, e fomento de boas práticas em coleta e tratamento de esgoto.

2. Ecoagricultura e segurança alimentar: Formas de agricultura que apliquem conceitos ecológicos para a produção agrícola, respeitando e preservando o meio ambiente, conforme os padrões sanitários e culturais locais.

3. Eficiência e Clean Web: inovações com o uso de softwares para eficiência, análise e geração de dados para a melhor gestão dos recursos como energia, insumos e água, promovendo a redução dos danos ambientais por meio do uso da tecnologia de informação.

4. Eficiência energética, energia limpa e armazenamento energético: fomento ao uso inovador de energias renováveis não poluentes e distribuição de acesso com boas práticas em armazenamento energético.

5. Indústria limpa e logística reversa: soluções que promovam boas práticas industriais, na utilização de novos materiais e gestão de matérias primas para minimizar danos produtivos ao meio ambiente.

6. Mobilidade urbana e transporte: boas práticas em gestão da mobilidade urbana, atendendo pautas de deslocamento populacional e desenvolvimento local, ou que promovam a eficiência ambiental nos transportes, reduzindo assim os danos causados pelos transportes.

7. Parques e áreas verdes: fomento e cuidado de áreas verdes na cidade, formando e preservando áreas de conservação e melhorias significativas na condição de vida de cidadão, e ainda promover a integração dos cidadãos com as áreas verdes na cidade, pelo lazer ou comércio.

8. Qualidade do ar: soluções que busquem verificar, controlar e reduzir emissões de gases poluentes na atmosfera, ajudando a reduzir o Efeito Estufa.

9. Resíduos sólidos: soluções que lidem com boas práticas na redução de uso e gestão de materiais ou objetos descartados resultantes de produção humana, para reutilização e reciclagem.

*Foto: Unsplash/Carles Rabada

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Bolsas de Nova York fecham mistas com foco em emprego nos EUA; tecnologia sustenta Nasdaq

Relatório de novembro indica criação de vagas acima do previsto e elevação do desemprego, cenário que reacende dúvidas sobre corte de juros pelo Fed no início do ano

Tecnologia digital fortalece adesão ao tratamento da apneia do sono

Recursos de monitoramento remoto, conectividade e suporte interativo ajudam pacientes a se adaptar ao CPAP, terapia considerada padrão-ouro para a apneia obstrutiva do sono, condição que atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo

SENAI lança plataforma de IA com apoio do Google Cloud para orientar carreiras

Ferramenta gratuita usa inteligência artificial para analisar perfis profissionais, mapear competências e indicar cursos alinhados às demandas atuais da indústria brasileira