Rota do vinho de São Roque: Saiba como aproveitar

Rota do vinho de São Roque: Saiba como aproveitar

Rota do vinho de São Roque pode ser feito de carro ou moto, em meio à natureza; passeio é gratuito

Formado pelas estradas do Vinho, dos Venâncios e da Rodovia Quintino de Lima, o Roteiro do Vinho de São Roque é um passeio turístico gratuito, que pode ser feito de carro ou moto, em meio à natureza.

Quem opta por conhecer este trajeto pode degustar bons vinhos, produtos típicos, almoçar em restaurantes, além de conhecer as fazendas, pesqueiros, ranchos e pousadas.

Por estar situada a apenas 50 quilômetros da cidade de São Paulo. Aliás, vale lembrar que para quem não quiser pegar a estrada ou quiser sair durante a semana, a capital paulista agora possui uma vinícola urbana, no bairro de Pinheiros.

Sobre esta novidade, o sommelier, Luciano Mestrich enfatiza que “os espaços de degustação em vinícolas urbanas muitas vezes se tornam verdadeiros refúgios gastronômicos, proporcionando uma fuga sensorial do cotidiano agitado”.

Rota do vinho de São Roque

Além disso, na rota do vinho de São Roque é possível aproveitar a Vínicola Góes, Vila Don Patto e muito mais. E neste outono é possível contemplar as árvores de plátanos que dão seu show em toda a cidade.

Na terra do vinho, a origem do cultivo da uva e a produção de vinhos remontam aos primeiros povoados que aqui se formaram. No início do século XVII, Pedro Vaz de Barros, fundador da cidade de São Roque, ficou entusiasmado com as terras da região e, juntamente com os moradores, decidiu investir na plantação da fruta e na produção de vinhos.

Enoturismo

O enoturismo segue forte na cidade, com a oportunidade de acompanhar a tradição do vinho de perto, conhecendo sua históri, por meio de adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada.

Vinícolas

Vinícola Góes

Em um enorme casarão português, a vinícola Góes oferece visitas guiadas, degustação completa e uma adega que abriga as relíquias da família Gumercindo Góes, pioneiros em São Roque desde 1938.

O local produz 10 milhões de litros de vinho ao ano e também garante a venda de vinhos exclusivos.

Vinícola Casa da Árvore

Por fim, a Casa da Árvore proporciona aos visitantes degustarem um bom vinho em meio a Mata Atlântica, assim como saborear um suco de uva integral na beira do lago. O espaço conta com vinhos, sucos e espumantes 100% artesanais.

Os turistas também podem conhecer todos os processos de fabricação, passear pelo parreiral, visitar a famosa casa da árvore, e claro, experimentar todos os produtos.

*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/C3-MUEdOs7w/?img_index=1

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele, esta é uma pergunta que tem vindo muito à tona em se tratando do universo da beleza; mas o...

Amostras de Marte: NASA reduz gastos com missão

Na segunda-feira (15), a NASA informou como serão os próximos passos da campanha Mars Sample Return, iniciada em 2021. Agora, a campanha vai passar...

Conheça cultivar de uva própria para vinhos espumantes na Serra Gaúcha

Cultivar de uva própria resulta em uma boa produção A produção de vinhos é uma das atividades mais tradicionais na Região Sul do país. Entretanto,...