Rival do ChromeOS: Microsoft trabalha sistema com IA

Rival do ChromeOS

Rival do ChromeOS seria uma variante modular personalizável do Windows

A Microsoft estaria desenvolvendo um novo sistema operacional (e não se trata do Windows 12). Fontes a par do assunto ouvidas pelo site Windows Central afirmam que a companhia prepara um sucessor para o (nunca lançado) Windows Core OS, um SO preparado para incorporar vários tipos de dispositivos, com recursos modernos e inteligência artificial e capaz de rivalizar com o ChromeOS, do Google.

Rival do ChromeOS

Com o intuito de ser um possível rival do ChromeOS, conhecido internamente como “CorePC”, segundo a reportagem, o projeto seria uma variante modular personalizável do Windows. Além disso, o sistema seria comum entre dispositivos, como notebooks de baixo desempenho, tablets, híbridos e desktops. Porém, com funcionalidades específicas em cada um dos cenários.

Recursos de interface

Em relação aos recursos de interface, suporte para aplicativos Win32 e outras funcionalidades fundamentais para um PC desktop tradicional, poderiam ser removidos do Windows para notebooks híbridos, por exemplo.

Já a estrutura modular do CorePC proporcionaria à Microsoft maior praticidade no desenvolvimento das plataformas e a capacidade de lançar atualizações com maior frequência e de forma segmentada via internet. Neste caso, ferramentas construídas para desktop poderiam ser aprimoradas isoladamente. Enquanto isso, recursos de otimização de bateria seriam preparados exclusivamente para tablets.

Suposto plano do Windows Core OS

Todavia, as informações do site Windows Central remetem ao suposto plano do Windows Core OS, um projeto de sistema operacional nunca lançado pela Microsoft. Na ocasião, a ideia era preparar uma “base única” do Windows para equipar diferentes dispositivos, construindo assim uma versão mais enxuta possível do SO e reforçá-la com complementos em cada caso de uso.

Competidor para o ChromeOS

Se for real, o CorePC abriria caminho para a Microsoft competir de vez com o ChromeOS, o sistema operacional do Google para notebooks de baixo desempenho. A MS poderia destinar uma versão enxuta do Windows para PCs de baixo consumo, com maior dependência de serviços em nuvem e web apps. Mas, sem precisar criar uma plataforma totalmente nova e separada do Windows tradicional.

O possível competidor do ChromeOS também poderia contar com recursos de inteligência artificial hospedados na nuvem, mas acessíveis pela interface nativa. Com isso, o computador não precisaria ter hardware parrudo para lidar com tarefas mais pesadas.

Rumores

Por fim, os rumores de que a Microsoft está preparando um novo sistema operacional andam aparecendo com frequência, mas ainda não têm uma forma bem definida. Há indícios de que a companhia desenvolve o Windows 12, uma nova versão do SO pautado em recursos de inteligência artificial, mas nada foi confirmado até agora.

Quanto ao Windows 12, a suposta interface do sistema operacional estaria escondida dentro de uma versão experimental do Win 11. Foram encontradas pistas em código numa compilação recente que, se analisadas a fundo, sugerem que a MS desenvolve uma UI repaginada para o Windows.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Windows)

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Murillo Vianna retorna à gestora Angra Partners

O executivo, que já operou em casos de reestruturação, chega para fortalecer a área de venture capital da empresa No último mês, segundo informações apuradas...

Renato Conill comenta as principais categorias do automobilismo

O ex-piloto gaúcho comenta as divisões do esporte e sua variedade de experiências para pilotos e fãs Segundo o estatuto da Confederação Brasileira de Automobilismo...

Casa inteligente: como ter uma a partir de 5 produtos

Casa inteligente pode contar com itens como Alexa, lâmpada inteligente, e muito mais; confira a lista completa Atualmente, a tecnologia torna-se cada vez mais presente...