Murillo Vianna retorna à gestora Angra Partners

Murillo Vianna retorna à gestora Angra Partners

O executivo, que já operou em casos de reestruturação, chega para fortalecer a área de venture capital da empresa

No último mês, segundo informações apuradas e divulgadas pelo Estadão, o executivo Murilo Vianna se tornou um dos sócios-diretores da área de capital de risco (venture capital) da Angra Partners, gestora de Alberto Guth. Agora atuando junto ao grupo, o novo executivo deve contribuir no desenvolvimento da área e no crescimento das empresas investidas da casa.

Em sua última passagem pela Angra Partners, Murilo Vianna operou em casos de reestruturação e foi fundamental na gestão de fundos de investimentos. No papel de empreendedor, ele foi presidente executivo e cofundador da SetYou, empresa do segmento de saúde.

A Angra Partners é especializada em private equity e infraestrutura desde 2004, iniciando a sua atuação em venture capital em 2021. Atualmente, a gestora conta com um fundo de R$ 200 milhões e deve investir em empresas iniciantes que apresentem características de impacto, inovação e base tecnológica.

Angra Partners e o seu DNA ‘hands on’

Em declaração ao Estadão, Murilo Vianna disse que a gestora Angra Partners tem o DNA ‘hands on’, ou seja, mão na massa. Segundo ele, o time da empresa vai sempre apoiar os empreendedores das startups, colaborando com o destravamento de valor e desenvolvimento de projetos.

O executivo ressalta também que o fundo da gestora é agnóstico, ou seja, não é focado em uma área específica, porém, alguns setores como loT, telecomunicações, agtechs, healthtechs e cleantechs se alinham ao perfil que a Angra Partners busca para os seus investimentos.

O que é venture capital?

O conceito de venture capital refere-se a um tipo de financiamento fornecido por investidores a empresas de pequeno porte, geralmente startups, que têm potencial de crescimento significativo. Essa forma de investimento é geralmente associada a negócios inovadores e com modelos escaláveis, especialmente aqueles atuantes no setor de tecnologia e inovação.

Os investidores de venture capital, conhecidos como venture capitalists (VCs), injetam capital nas empresas em troca de participação acionária, ou seja, tornam-se sócios do empreendimento. O objetivo desses investidores é obter retornos expressivos a longo prazo, geralmente por meio da venda da participação acionária em momentos estratégicos, como em uma oferta pública inicial (IPO) ou em aquisições por parte de outras empresas.

Além do capital financeiro, os VCs também costumam oferecer orientação e suporte estratégico às empresas investidas. Isso pode incluir assistência na gestão, acesso a redes de contatos, mentoria e estratégias para acelerar o crescimento da empresa.

Entenda o conceito de private equity

Private equity é uma forma de investimento em empresas que não estão listadas na bolsa de valores. Nesse modelo, investidores adquirem participações acionárias com o objetivo de impulsionar o crescimento e melhorar a eficiência operacional das empresas.

O objetivo final deste tipo de investimento é gerar retornos financeiros substanciais por meio da valorização das empresas investidas, muitas vezes culminando na venda das participações adquiridas após um período de desenvolvimento e crescimento da empresa. Essa forma de investimento é comum em negócios de diferentes estágios de desenvolvimento, desde startups até empresas com mais tempo de mercado.

Alberto Guth: conheça o fundador da Angra Partners

Alberto Guth é um empresário com mais de 20 anos de experiência em gestão de recursos, tendo fundado o grupo Angra Partners. Ele possui formação em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia e um MBA pela Wharton Business School.

Na Angra Partners, ele desempenha um papel importante na administração do fundo de private equity Investidores Institucionais, liderando negociações em fusões e aquisições, além de processos de reestruturação financeira. Antes disso, ele foi sócio-diretor na Investidor Profissional Gestão de Recursos e ocupou cargos executivos na Esso Brasileira. Guth também possui experiência como Conselheiro de Administração e Fiscal em empresas listadas e não listadas em bolsa.

Saiba mais sobre a gestora Angra Partners

Fundada em 2003, a Angra Partners é especializada na gestão de fundos de private equity e em assessoria financeira de casos complexos. A gestora atende empresas que geralmente estão em estágios diferentes de desenvolvimento, desde startups até negócios que estão há mais tempo no mercado.

Com experiência na administração de dez fundos em diversos setores, que totalizam um capital gerido superior a R$ 5,8 bilhões, o Grupo Angra Partners se destaca como um dos principais gestores brasileiros nessa indústria. Os investidores principais dos fundos são instituições financeiras brasileiras de destaque. Além disso, a gestora desempenha um papel ativo junto às empresas investidas, oferecendo suporte à gestão e exercendo importantes direitos de governança.

Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/pessoas-sentadas-na-cadeira-dentro-do-edificio-ONe-snuCaqQ

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Ernesto Heinzelmann reflete sobre 50 anos de Brasil-China

O empresário faz parte de um recorte importante no desenvolvimento industrial brasileiro e nas relações com a China Em 15 de agosto de 1974 um...

IA na saúde brasileira: Com apoio do SUS, ferramenta é aprimorada

IA na saúde brasileira, segundo estudo inédito, a tecnologia já está em implementação para beneficiar pacientes, médicos e prestadores de serviços O estudo Inteligência Artificial...

Abertura de inventário fora do prazo: O que ocorre com a herança?

Abertura de inventário fora do prazo, segundo legislação brasileira, há um prazo de 60 dias para o feito correto; conheça os riscos de fazer...