Missão Psyche: como ver online o lançamento que estudará asteroide

Missão Psyche: como ver online o lançamento que estudará asteroide

A missão Psyche, da NASA, será lançada nesta sexta-feira (13) com um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. Ela foi desenhada para enviar uma sonda ao asteroide 16 Psyche, presente no Cinturão de Asteroides. A espaçonave deve alcançá-lo em 2029.

Missão Psyche

Após o lançamento, a sonda da missão Psyche vai iniciar uma jornada de mais de três bilhões de quilômetros. Quando alcançar o asteroide Psique (como é chamado em português), ela vai ajudar os cientistas a estudarem este objeto metálico, intrigante e bem diferente das rochas espaciais analisadas em outras missões.

A descoberta

O asteroide Psyche foi descoberto em 1852 e parece ser o núcleo exposto de um planetesimal, um pequeno objeto que poderia acumular massa até se tornar um planeta. No entanto, colisões com outros corpos do Sistema Solar podem ter impedido que ele seguisse neste processo.

Cientistas

Sendo assim, investigá-lo de perto pode ajudar os cientistas a entender melhor estas colisões e a analisar o núcleo de ferro dos planetas rochosos. Além disso, os dados podem revelar se o Psique é realmente o núcleo de um planeta “fracassado”. Vale destacar que tal possibilidade foi contestada em um estudo publicado em 2021, no qual os autores sugeriram que talvez ele não seja tão diferente do asteroide Bennu, que é formado por uma pilha de detritos rochosos.

Todavia, para descobrir mais sobre as origens do Psyche, é necessário que a sonda alcance seu alvo. Para isso, ela vai realizar uma manobra de assistência gravitacional em Marte em 2026 e, depois, vai seguir viagem ao asteroide. Quando alcançá-lo no fim da década, ela vai orbitá-lo à distância de 700 km, aproximando-se dele de pouco a pouco ao longo da missão.

Ela também vai precisar estar posicionada corretamente para que seus instrumentos científicos entrem em cena para as análises. Para isso, terá como aliado seu sistema de propulsão elétrica, que transforma a luz solar em campos magnéticos e elétricos para acelerar os átomos do propelente e, assim, gerar propulsão.

Lançamento da Psyche

A missão Psyche será lançada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 11h19 no horário de Brasília.

E será possível acompanhar os eventos do lançamento a partir das 10h30 na transmissão no canal da NASA no YouTube ou na NASA TV, no site da agência espacial.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/terra-e-nave-espacial-elementos-desta-imagem-fornecidos-pela-nasa_13180421

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

5ª edição do Wine in Búzios vai até dia 9 de junho

Festival de vinhos ocorre na Praça Santos Dumont, no centro da cidade litorânea O tradicional festival de vinhos Wine in Búzios está em sua quinta...

Celeiro de startups: Brasília se torna berço da inovação no país

Celeiro de startups possui potencial para oferecer soluções tecnológicas transformadoras Recentemente, Brasília virou notícia por ser reconhecida como o berço da inovação no Brasil. Isso...

Inventário de imóvel: por onde começar?

A prática é obrigatória e pode ter consequências para quem descumprir esse processo O inventário existe para partilhar um imóvel deixado de herança, podendo ser...