Lítio verde: Audiência destaca competitividade do Brasil com exploração

Lítio verde: Audiência destaca competitividade do Brasil com exploração

Lítio verde pode seguir a ser explorado no Brasil, uma vez que já possui características únicas que garantem produção limpa, afirmam especialistas

Na última terça-feira (18), senadores e especialistas defenderam que o Brasil priorize ações estratégicas para o desenvolvimento de uma indústria de processamento mineral, com foco na exploração de lítio. O intuito é agregar valor à produção interna de baterias e componentes. Além disso, o Brasil tem potencial para ser competitivo, uma vez que é o único produtor de lítio verde no mundo e concentra uma das maiores reservas do mineral, com 1 milhão de toneladas.

Produção de lítio verde no país

Atualmente, há uma demanda crescente por minerais críticos em todo o planeta, que são aqueles cruciais para a obtenção de energia por fontes renováveis e na aplicação de tecnologias limpas, como as baterias de lítio verde. Elas são utilizadas em dispositivos como smartphones, notebooks, drones, câmeras fotográficas e veículos elétricos. 

Por outro lado, o empresário industrial Ernesto Heinzelmann revela que mesmo que o Brasil já possua uma herança desse minério, ainda é preciso saber explorar seu valor agregado.

Demanda de minérios críticos

Agora, a expectativa da Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês) é que a demanda por minérios críticos cresça até quase quatro vezes até 2030. Os minérios críticos enfrentam um alto risco de restrição. Entre eles estão: o lítio, o cobre, o níquel, o cobalto, os elementos de terras raras e o grafite. 

Além disso, o Brasil possui um papel bastante relevante na oferta do lítio, e também em relação a outros minerais críticos fundamentais para a produção de baterias. 

A alta quantidade de reserva de lítio e de produção do Brasil abre uma gama de oportunidades para colocar o país na liderança não apenas da retirada do minério e fornecimento ao mercado internacional, mas como alternativa à China na fase do processamento. Contudo, uma etapa da cadeia que agrega valor vai permitir que o Brasil se coloque de modo estratégico no fornecimento de baterias.

Valor agregado 

Para o senador Esperidião Amin, o Brasil precisa investir em estudos e aplicação de mais recursos na sua capacidade tecnológica e na profissionalização da mão de obra para esse processamento, além de focar em estrutura e tecnologia para exploração da matéria prima. 

Certificação 

Sendo assim, para uma exploração sustentável, é preciso ter o reconhecimento dessa prática a nível internacional, com a criação de um certificado pelo governo federal. Com isso, a produção baseada em práticas sustentáveis dará um ganho de competitividade às mineradoras instaladas no país.

Tecnologia e Inovação 

Há o objetivo de impulsionar projetos e estudos que desenvolvam tecnologias para expandir os mecanismos de obtenção dos graus compostos da bateria a partir dos minérios nacionais. 

Por fim, é preciso mais investimentos em projetos relacionados ao lítio para armazenamento de energia e na propulsão de veículos elétricos e híbridos elétricos com bateria que estimulem a produção e uso de minerais estratégicos.  

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/fundo-psicodelico-multicolorido_11761299.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=78c79144-4c71-49c2-ade4-87a7e218c045

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Pesquisa revela novos caminhos para combater o câncer

Estudo publicado pela Universidade de Paris fortalece a importância da indução de proteínas de choque térmico na luta contra a doença Levantamento realizado pelo Instituto...

Feira ES Construção Brasil: Casa do futuro pronta em 12 dias

Feira ES Construção Brasil traz novidades do setor; evento termina hoje, no Pavilhão de Carapina, na Serra; entrada é gratuita Termina hoje (19), a primeira...

Primeiros humanos surgiram na África: Entenda como

Pesquisas recentes atestaram que primeiros humanos deixaram continente africano antes do esperado Como já se sabe através de muitos estudos, os primeiros seres humanos surgiram...