Validação de identidade no Instagram usa IA

Validação de identidade no Instagram

Meta lança validação de identidade no Instagram, no Brasil e na Índia, onde a rede social possui um número considerável de usuários

Recentemente, a Meta (ex-Facebook) anunciou que utilizará inteligência artificial (IA) para validar a identidade dos usuários do Instagram no Brasil e Índia. Isso porque esses dois países são os locais onde a rede social possui um número considerável de usuários. Segundo informações da desenvolvedora, a função obriga o envio de uma selfie para confirmar a idade a partir de traços faciais.

Validação de identidade no Instagram

Além disso, a de validação de identidade no Instagram foi desenvolvida por uma startup, permitindo ao aplicativo escanear o rosto. Sendo assim, ele determina se o usuário tem ou não mais de 13 anos, faixa etária mínima para usar a plataforma. Com essa informação também é possível ajustar os mecanismos de segurança para proteger o adolescente de publicações e anúncios destinados aos maiores de idade.

Validação antiga

Contudo, apesar dessa novidade estar chegando ao aplicativo ainda, a empresa garante que os usuários podem continuar a validar a identidade por meio de um documento com foto (RG ou CNH) para verificar a data de nascimento e autorizar o acesso. Mas, ao ser confirmado se tratar de uma criança menor de 13 anos, fica impedida a criação do cadastro.

Nova camada de segurança

Essa nova camada de segurança tem por objetivo impedir que adolescentes mintam a idade nas configurações para desativar camadas de proteção como o perfil privado, bloqueio de mensagens diretas enviadas por desconhecidos e mais restrições que não são aplicadas aos adultos, como a supervisão do perfil, por exemplo.

Implementação da IA

Por fim, a implementação da IA para definir a idade de um usuário pode não ser a forma mais precisa de verificar essa informação, visto que os traços faciais podem variar de pessoa para pessoa. Porém, a novidade faz parte dos esforços da desenvolvedora para impedir crianças e pré-adolescentes que não atendem às diretrizes do Instagram de usarem o serviço.

*Foto: Reprodução

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Conselho Federal de Medicina prepara resolução para regulamentar IA na medicina

Conselho avança na elaboração de regras para uso seguro e ético de tecnologias emergentes em saúde

Brasileira viraliza ao explicar riscos da inteligência artificial nas redes sociais

Catharina Doria transforma conteúdo educativo em sucesso e alerta: “As pessoas estão perdidas”

Hans Dohmann antecipa as mudanças que vão redesenhar o cuidado em saúde na próxima década

Doutor em Ciências da Saúde, Hans Dohmann comenta as tendências e inovações que transformarão a forma de cuidar da população nos próximos 10 anos