Sonda Juno registra imagens da lua vulcânica Io

Sonda Juno registra imagens da lua vulcânica Io

Sonda Juno tirou a foto em seu 57º sobrevôo pelo planeta gigante

A lua vulcânica Io, de Júpiter, foi fotografada pela sonda Juno durante seu 57º sobrevôo pelo planeta gigante. A espaçonave ficou a aproximadamente 1.500 km de distância do objeto, proporcionando imagens com detalhes incríveis.

Sonda Juno

No dia 30 de dezembro de 2023, a sonda Juno executou uma manobra para capturar imagens. Vale dizer que esta é a lua mais vulcanicamente ativa do Sistema Solar. Sua aproximação do corpo foi a maior já realizada nas últimas duas décadas. Ela só perde para a sonda Galileo, que chegou a 181 km acima da superfície.

Anúncio da NASA

De acordo com anúncio da NASA, foram seis imagens que ajudarão os cientistas a determinar “a frequência com que [os vulcões] entram em erupção, quão brilhantes e quentes são, como o fluxo de lava muda e como a atividade de Io está ligada ao fluxo de partículas carregadas na magnetosfera de Júpiter”.

Além disso, a NASA disponibiliza as imagens brutas do instrumento JunoCam ao público e incentiva os cientistas cidadãos de qualquer lugar do mundo a processá-las. Sendo assim, a iniciativa resulta em diferentes versões das mesmas fotos, cada uma com foco em diferentes características dos objetos.

Mecanismos

Por sua vez, os mecanismos que mantém Io geologicamente ativo envolvem as demais luas jupiterianas, além do próprio planeta gasoso. E por conta da imensa gravidade de Júpiter e da influência gravitacional das outras grandes luas — Europa, Ganimedes e Calisto —, puxando e empurrando Io, sua superfície chega a subir e descer até 100 metros.

Erupções frequentes

Por fim, a lua coberta por centenas de vulcões sofre erupções frequentes, com fluxos de lava elevando-se a dezenas de quilômetros acima da superfície. O resultado são as fotografias mais peculiares quando se trata de luas do Sistema Solar.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/closeup-tiro-de-um-eclipse-lunar-isolado-no-preto_9282783

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Pesquisa revela novos caminhos para combater o câncer

Estudo publicado pela Universidade de Paris fortalece a importância da indução de proteínas de choque térmico na luta contra a doença Levantamento realizado pelo Instituto...

Feira ES Construção Brasil: Casa do futuro pronta em 12 dias

Feira ES Construção Brasil traz novidades do setor; evento termina hoje, no Pavilhão de Carapina, na Serra; entrada é gratuita Termina hoje (19), a primeira...

Primeiros humanos surgiram na África: Entenda como

Pesquisas recentes atestaram que primeiros humanos deixaram continente africano antes do esperado Como já se sabe através de muitos estudos, os primeiros seres humanos surgiram...