Servidora da Saúde ganha prêmio de inovação e tecnologia

Servidora da Saúde ganha prêmio de inovação e tecnologia

Servidora da Saúde recebeu o reconhecimento da FAPDF que homenageia profissionais que desenvolvem projetos nas áreas científica e tecnológica

Uma servidora da Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu o primeiro lugar na categoria Iniciativa GovTech no Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A premiação realizada na semana passada, reconheceu destaques científicos e tecnológicos da capital federal.

Servidora da Saúde – prêmio

A servidora da Saúde efetiva da SES-DF, Valéria Menezes, venceu com o projeto Siscargos – Sistema de Análise de Acumulação de Cargos e disse que sente que cumpriu seu dever com este trabalho. Ela explicou ainda que foram quase sete anos desde a ideia até a implementação. E chamou a atenção do quão importante é inovar cada vez mais, trazer novas tecnologias que permitem a desburocratização e celeridade na gestão, de modo que o resultado final reflita em um melhor serviço à população.

Além disso, um processo que antes levava no mínimo 90 dias entre análise e conclusão, hoje leva apenas uma hora. Ou seja, a automatização é capaz de promover eficiência, redução de tempo e recursos necessários para realizar a tarefa manualmente, esclarece.

Finalistas

Na edição este ano, o prêmio beneficiou 38 finalistas, em oito categorias. São elas:

  • Pesquisador Inovador;
  • Pesquisador Destaque;
  • Estudante Destaque;
  • Startup Inovadora;
  • Iniciativa GovTech;
  • Servidor Destaque;
  • Bolsistas de Iniciação Científica Destaque e Profissionais de Comunicação Destaque.

A premiação para os três primeiros colocados foi de R$ 2 mil até R$ 12 mil, exceto para a categoria Iniciativa GovTech.

Eficiência

O SISCargos surgiu após a servidora da SES-DF identificar a necessidade de um sistema para auxiliar na elaboração das escalas nos hospitais, sem incompatibilidade de horários. Neste caso, foi obervado por ela que não havia tempo para os profissionais fazerem uma análise minuciosa por conta das normas esparsas. Portanto, era preciso ter um sistema que fizesse isso por eles de modo automático.

Com isso, o sistema também preencheu a necessidade do cumprimento de uma demanda do Ministério Público (MPDFT), que exige a Declaração Anual de Acumulação de Cargos de todos os servidores da SES-DF. Por fim, a Siscargos facilitou também a identificação de incompatibilidades de horários sem causar prejuízos, agilizando a documentação de acúmulo de cargos exigida no momento da aposentadoria.

Fonte: Foto de freepik na Freepik

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Conselho Federal de Medicina prepara resolução para regulamentar IA na medicina

Conselho avança na elaboração de regras para uso seguro e ético de tecnologias emergentes em saúde

Brasileira viraliza ao explicar riscos da inteligência artificial nas redes sociais

Catharina Doria transforma conteúdo educativo em sucesso e alerta: “As pessoas estão perdidas”

Hans Dohmann antecipa as mudanças que vão redesenhar o cuidado em saúde na próxima década

Doutor em Ciências da Saúde, Hans Dohmann comenta as tendências e inovações que transformarão a forma de cuidar da população nos próximos 10 anos