Volumetria na logística: IA é uma grande aliada

Volumetria na logística

Volumetria na logística envolve estratégias para trazer benefícios às operações das empresas

O uso da IA (inteligência artificial) e de outras tecnologias na atividade logística está em ampla evolução entre os operadores e as transportadoras. Isso porque se trata de uma aliada da eficiência, da produtividade e da qualidade, a IA traz vários benefícios às operações das empresas, sobretudo em momento de grande volumetria de mercadorias, tais como os períodos de promoções do mês de novembro, Black Friday e Natal.

Volumetria na logística

No caso da volumetria na logística, as diferentes técnicas de IA vêm contribuindo para agilizar e garantir a qualidade na entrega das encomendas do e-commerce, atualmente bastante sensível aos prazos.

Como funciona

O algoritmo sinaliza o melhor caminho a ser seguido e organiza a sequência das entregas, considerando diversas variáveis como condições climáticas, horários e a intensidade de trânsito, entre outros aspectos. Sendo assim, entrega é mais precisa, e a tecnologia atua a favor do meio ambiente, evitando movimentações desnecessárias de veículos e reduzindo, assim, a pegada de carbono das operações.

Machine learning

Já o machine learning também é bastante utilizado para se obter uma previsão precisa de demandas futuras – um aspecto muito importante em momentos de grande volumetria -, bem como para a melhor gestão do estoque, o monitoramento em tempo real das operações e da frota, o rastreamento e, até, a manutenção preditiva de equipamentos, ao identificar sinais de falha ou avaria e avisar com antecedência, sem que a operação seja pega de surpresa.

Além disso, esses algoritmos atuam na validação dos comprovantes de entregas, que são cruciais para o registro de que a encomenda chegue ao seu destinatário. Por meio de um aplicativo operado pelo entregador, no momento em que o registro da entrega é realizado, o algoritmo verifica se as informações que constam no comprovante estão presentes na imagem e, caso detecte algo errado, o documento é rejeitado, exigindo que o entregador faça o registro corretamente. Com isso, os embarcadores recebem um comprovante de entregas com informações claras e validadas pela IA, permitindo concluir a jornada do consumidor de maneira satisfatória.

Black Friday 2024

Ao considerar pesquisas que estão detectando maior vontade do consumidor para as compras, principalmente na Black Friday deste ano, marcadas para o dia 29 de novembro, a tecnologia e a IA serão grandes aliadas para a logística do e-commerce.

Estudo

Segundo estudo do Mercado Livre e Mercado Pago, 85% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday, o que revela 5 pontos percentuais a mais do que em 2023, diz estimativas da Confi. Neotrust dão conta de que o faturamento do varejo na Black Friday 2024 obterá R$ 9,3 bilhões no Brasil, valor 9,1% superior ao do ano passado.

Nesse cenário, algumas tendências previstas para a Black Friday, conforme estudo da Opinion Box, estão voltadas à omnicanalidade nas vendas, à experiência do consumidor, ao mobile marketing, à antecipação de compras, às promoções prolongadas e ao uso da inteligência artificial e da automação.

IA e automação

Em relação ao uso da IA e da automação, ainda há as novas soluções de LLM (Large Language Model ou grandes modelos de linguagem em larga escala), que são aplicadas aos processos de onbording de clientes com as transportadoras, com o objetivo de trazer ganhos de produtividade nos processos e nas experiências positivas para os embarcadores, que se refletem em melhores NPS (indicador de satisfação do cliente).

E ao aplicar diferentes soluções de IA, as transportadoras e os operadores logísticos conseguem otimizar os processos operacionais, resultando em mais acertos nos envios, com maior agilidade e elevam o índice de sucesso de entrega já na primeira tentativa, mesmo em períodos de pico de compras pelas internet. Isso contribuiu para um nível elevado de SLA (Service Level Agreement ou acordo de nível de serviço).

Conclusão

Agora, cabe às empresas do setor de logística saberem utilizar a IA como uma grande ferramenta para melhorar eficiência, produtividade e qualidade das entregas.

Fonte: Foto de Frolopiaton Palm na Freepik

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Feira de tecnologia na Austrália: Alunos de Lagoa Alegre representam Brasil

Feira de tecnologia na Austrália ocorrerá na cidade de Perth A cidade de Lagoa Alegre, distante a pouco mais de 270 quilômetros do litoral piauiense...

São Carlos Innovation Summit: Saiba tudo sobre evento

São Carlos Innovation Summit: Saiba tudo sobre evento São Carlos Innovation Summit reúne ciência, tecnologia e empreendedorismo, hoje (28) e amanhã (29), celebrando os 40...

Pedidos para remover nome do Google seguem na contramão do conhecimento sobre a LGPD

Apesar de 81% dos brasileiros acreditarem que seus dados digitais estão seguros, apenas 44% entendem o que assegura a Lei Geral de Proteção de...