Pedidos para remover nome do Google seguem na contramão do conhecimento sobre a LGPD

Pedidos para remover nome do Google seguem na contramão do conhecimento sobre a LGPD

Apesar de 81% dos brasileiros acreditarem que seus dados digitais estão seguros, apenas 44% entendem o que assegura a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Recentemente, a LGPD completou seis anos. A norma estabelece diretrizes para a coleta e o tratamento de dados pessoais no Brasil. Embora a internet pareça uma “terra sem lei”, a união do Poder Legislativo com as políticas de privacidade de grandes empresas, como o Google, busca regular a coleta e o uso de informações sensíveis.

Uma pesquisa realizada pela Cisco, com 2,6 mil consumidores de 12 países, incluindo o Brasil, revelou que 81% dos entrevistados acreditam que seus dados pessoais estão protegidos. No entanto, apenas quatro em cada dez pessoas (44%) conhecem os direitos garantidos pela LGPD.

Sobre a LGPD

A LGPD foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 13.709/2018. Ela estabelece regras sobre a coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. Seu objetivo é garantir a privacidade e a segurança das informações dos indivíduos, promovendo maior controle sobre como seus dados são tratados por empresas e instituições.

A lei define princípios como transparência, finalidade e necessidade no uso dos dados, além de assegurar direitos aos titulares, como o acesso às informações e a possibilidade de correção ou exclusão. Empresas que descumprirem a lei estão sujeitas a penalidades, incluindo multas significativas.

Como proteger seus dados pessoais?

Saber como remover nome do Google e proteger seus dados pessoais ou empresariais é uma preocupação crescente entre os usuários. A disponibilidade de informações pessoais, como nome, endereço, telefone ou CNPJ, por exemplo, torna pessoas e empresas mais vulneráveis em relação à segurança e à privacidade digital.

Em alguns casos, excluir o nome do Google é uma solução para quem precisa construir uma reputação digital positiva ou deseja gerenciar sua imagem online. Saber o que aparece sobre você nos mecanismos de busca pode proporcionar maior controle sobre sua presença digital e o que é compartilhado a seu respeito.

Dados sensíveis no Google e seu impacto

Hoje, mais de 60% dos consumidores pesquisam no Google antes de concluir uma compra ou contratar um serviço. Portanto, a presença de informações sensíveis ou negativas nas primeiras páginas pode não apenas impactar o desenvolvimento de um negócio, mas também afetar os relacionamentos pessoais e a carreira profissional.

Além disso, vale lembrar que o Google é apenas um agregador de informações. Mesmo ao excluir seu nome ou outras informações, elas continuarão publicadas nos sites originais. Surge então a pergunta principal: é possível realmente retirar o nome do Google? A seguir, estão algumas alternativas.

É possível retirar o nome dos resultados do Google?

A resposta é: depende. A remoção de dados do Google varia conforme o tipo de informação disponível. Por exemplo, você pode solicitar diretamente ao Google a exclusão de imagens íntimas, fotos manipuladas e dados sensíveis, como nome, documentos de identificação ou registros médicos.

Certas informações podem ser removidas por razões jurídicas; no entanto, esse processo envolve etapas adicionais e precisa se enquadrar em situações como violação de direitos autorais ou pirataria. O Google não retira matérias jornalísticas de interesse público e mantém todos os dados divulgados em sites do governo.

Processos judiciais e dados de empresas

Mesmo ao ocultar dados sensíveis do Google, essas informações continuarão acessíveis em portais agregadores, como sites de busca de CNPJ e de processos judiciais, como o Jusbrasil e Escavador, por exemplo.

A maioria dos sites agregadores de dados empresariais oferecem uma área específica para solicitar a remoção. No caso de portais que reúnem informações jurídicas, é possível reportar a página e solicitar a exclusão; porém, o processo nesses sites costuma ser mais burocrático e exige a apresentação de documentos de identificação.

Sobre conteúdos desatualizados no Google

Quando o dado já foi removido do site original ou a página não existe mais, você pode solicitar a desindexação para que ele não apareça mais nos resultados de pesquisa. Antes de fazer a solicitação, verifique se a descrição da página ou o cache estão desatualizados.

Para retirar conteúdo desatualizado do Google, faça a busca pelo termo na barra de pesquisa, clique no ícone com três pontos no final da URL, selecione a opção “Remover resultado” e escolha o motivo da remoção. Para abrir um novo pedido, é necessário acessar ou criar uma conta no Gmail. A resolução do caso poderá ser acompanhada por meio deste e-mail de contato.

O Google leva, em média, 48 horas para analisar o pedido, que pode ser negado se a página não apresentar erros ou tiver relevância para alguma busca importante. De toda forma, gerenciar sua reputação digital no Google é a maneira mais eficiente de garantir que sua imagem online permaneça positiva e não interfira em sua carreira ou vida pessoal.

Foto: https://br.freepik.com/fotos-gratis/mao-segurando-sistema-de-nuvem-com-protecao-de-dados_17121563.htm#fromView=search&page=1&position=7&uuid=a341189e-d2f8-4542-afc6-d3402a4dfcfb

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Feira de tecnologia na Austrália: Alunos de Lagoa Alegre representam Brasil

Feira de tecnologia na Austrália ocorrerá na cidade de Perth A cidade de Lagoa Alegre, distante a pouco mais de 270 quilômetros do litoral piauiense...

São Carlos Innovation Summit: Saiba tudo sobre evento

São Carlos Innovation Summit: Saiba tudo sobre evento São Carlos Innovation Summit reúne ciência, tecnologia e empreendedorismo, hoje (28) e amanhã (29), celebrando os 40...

Volumetria na logística: IA é uma grande aliada

Volumetria na logística envolve estratégias para trazer benefícios às operações das empresas O uso da IA (inteligência artificial) e de outras tecnologias na atividade logística...