Helicóptero Ingenuity: 56º voo pousa em novo lugar em Marte

Helicóptero Ingenuity: 56º voo pousa em novo lugar em Marte

Helicóptero Ingenuity teve voo revelado por uma publicação da agência espacial no X

Recentemente, o helicóptero Ingenuity, da NASA, voou em Marte pela 56ª vez. O novo voo foi revelado por uma publicação da agência espacial no X, antigo Twitter, que trouxe também uma sequência de fotos da pequena aeronave.

Helicóptero Ingenuity

Ainda de acordo com a publicação, o helicóptero Ingenuity percorreu 410 metros sobre a superfície marciana, e atingiu a altitude máxima de 12 m. Segundo os oficiais: “O objetivo deste voo era reposicionar o helicóptero”.

Além disso, o novo voo se junta às dezenas de outros completos desde quando o Ingenuity pousou no interior da cratera Jezero em 2021, preso ao rover Perseverance. Neste caso, ele foi enviado ao Planeta Vermelho para mostrar que a exploração aérea por lá é possível, mesmo em uma atmosfera fina como a que envolve Marte.

Mais cinco voos

Após o pouso, o Ingenuity realizou cinco voos. O sucesso foi tamanho a ponto de a NASA decidir estender a missão do helicóptero. Desde então, ele vem ajudando a equipe do rover Perseverance a descobrir as melhores rotas para a exploração de Marte.

Controladores da missão

Contudo, vale destacar que recentemente o helicóptero passou mais de 60 dias sem contato com os controladores da missão, e só voltou a se comunicar em junho.

Agora, o Ingenuity precisa do Perseverance para se comunicar com a Terra. No entanto, como a dupla está explorando uma região em Marte com terreno bastante acidentado, o relevo aumenta a chance de falhas de comunicação ocorrer, como aconteceu em tal ocasião.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/fundo-do-espaco-cosmo-realista-da-noite-estrelada-e-estrelas-brilhantes-via-lactea-e-galaxia-colorida-de-poeira-estelar_396740

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Retardar envelhecimento: Cientistas concorrem a prêmio bilionário

Retardar envelhecimento, segundo equipes de pesquisadores, pode englobar uma terapia acessível que diminua a idade biológica de pessoas saudáveis na faixa etária de 65...

Ernesto Heinzelmann reflete sobre 50 anos de Brasil-China

O empresário faz parte de um recorte importante no desenvolvimento industrial brasileiro e nas relações com a China Em 15 de agosto de 1974 um...

IA na saúde brasileira: Com apoio do SUS, ferramenta é aprimorada

IA na saúde brasileira, segundo estudo inédito, a tecnologia já está em implementação para beneficiar pacientes, médicos e prestadores de serviços O estudo Inteligência Artificial...