Empreendedorismo tecnológico: o que é e quais são as oportunidades?

Empreendedorismo Tecnológico: o que é quais são as oportunidades?

Empreendedorismo Tecnológico diz respeito à criação de negócios em inovação que utiliza de alta tecnologia integrando informação e comunicação em diversas áreas do mercado

O ato de empreendedorismo em qualquer área, por si só, é criar negócios ou fazer mudanças incrementais nos que já existem.

O que é empreendedorismo tecnológico?

Já no cado do empreendedorismo tecnológico, como o próprio nome diz é quando o contexto se alinha com a tecnologia. Ou seja, é uma inovação que utiliza de alta tecnologia integrando informação e comunicação em diversas áreas do mercado.

Alguns exemplos de como criar novos negócios através desse conceito são:

  • O avanço das máquinas fotográficas analógicas para as digitais;
  • Popularização do streaming tomando a demanda das locadoras de vídeo;
  • Criação de mídias digitais de áudio e música como avanço de discos de vinil e CDs.

Estes são claros exemplos de inovação, que são essenciais para avanços tecnológicos, otimização de processos e para melhorar a vida das pessoas trazendo mais facilidade no dia a dia.

Pilares

Neste caso, o empreendedor tecnológico é fundamental para que o mercado e o ecossistema de novos negócios se ampliem. No entanto, muitas pessoas encontram alguns desafios ao entrar nesse nicho.

Neste caso, esses 3 pilares servem para auxiliar as pessoas que querem empreender dentro da tecnologia.

1 – Pensar

Aqui, a tecnologia como um propulsor de muitas das mudanças ocorridas nos últimos 10 anos. Mas não se pode esquecer que isso tudo é resultado de um esforço, estudo, testes e muito mais. Por isso, quem deseja se arriscar no ramo deve estar disposto a se manter atualizado e acompanhando o mercado.

Sendo assim, a dica é buscar formações e complementos que agregam na jornada como empreendedor. Alguns temas importantes são:

  • Inovação;
  • Gestão e administração de negócios;
  • Propriedade intelectual;
  • Assuntos relacionados à sua área de negócio.

2 – Planejar

É necessário muito planejamento como qualquer outro negócio. Neste sentido, planos e modelos de gestão bem definidos farão toda a diferença para a abertura de um empreendimento. Além de testes e MVPs focados em desenvolver um produto ou serviço que faça sentido para o mercado e que os clientes tenham demanda.

3 – Praticar

Por fim, o último pilar é colocar em prática tudo aquilo que foi desenvolvido nos pilares anteriores. Com isso, algumas dicas são:

  • Faça MVPs e testes a fim de proporcionar a melhor experiência para o usuário, assim como reduzir gastos e custos com lançamentos não validados;
  • Conheça o seu mercado e concorrentes, com isso você já terá referências comprovadas que darão uma base para as estratégias;
  • Desenvolva networking no mercado com foco em ter fornecedores e clientes cada vez mais próximos.

Vantagens

O empreendedorismo tecnológico traz vantagens para todos os envolvidos no processo. Afinal de contas, podem trazer soluções que auxiliam os clientes, otimizam atividades, reduzem custos e geram mais produtividade.

No entanto, apesar de serem os benefícios de mais fácil associação, eles não são os únicos. É possível elencar também:

Incentivo à inovação

Aqui há a possibilidade de abrirem seus próprios negócios, melhorarem de vida e resolverem problemas do dia a dia de determinado nicho de mercado.

Portanto, quanto mais pessoas buscam propor soluções através do empreendedorismo tecnológico mais investimentos são feitos, os custos são otimizados, a economia passa a gerar mais produtos e serviços com valor agregado, além de promover a acelerada transformação digital nas empresas.

Aumento da competitividade e da qualidade

Ele também é caracterizado pelo fato de que busca sempre avanços. E as empresas não podem se acomodar e são incentivadas constantemente a trazerem melhorias para o que oferecem aos clientes.

Com isso, a competitividade no setor aumenta, bem como a qualidade dos produtos e serviços negociados no nicho de mercado.

Melhora da liderança

Empresas que buscam evoluir e escutam as ideias dos seus colaboradores tendem a ser mais bem-sucedidas no ramo da tecnologia. Com isso, as lideranças tendem a ser melhores e mais receptivas.

As empresas podem passar a dar espaço aos colaboradores, aumentando sua autoconfiança e incentivando suas participações na tomada de decisão.

Propósito

Este tipo de empreendedorismo também pode ser um modo de aproveitar oportunidades e trazer a realização profissional através do propósito do negócio. Isso porque não é difícil encontrar soluções simples que melhoram a vida das pessoas e podem realmente transformar o modo em que uma sociedade se comporta.

Desafios

É preciso ter muita persistência e preparação. Confira abaixo alguns desafios:

  • Inserir o produto no mercado e mostrar a sua utilidade: é preciso convencer o consumidor que o que é oferecido resolve seus problemas do cotidiano de modo eficaz e assertivo;
  • Experiência do usuário: especialmente nos períodos de lançamento é necessário mapear todos os riscos que podem gerar falhas e impactarem negativamente a interação entre o cliente e o produto;
  • Ter uma boa equipe: o início de um negócio também envolve construir uma boa equipe, mas devido às incertezas isso pode se tornar um desafio. Por isso, é importante ter pessoas que compartilham dos mesmos desafios e acreditem no negócio.

*Foto: Reprodução/

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele, esta é uma pergunta que tem vindo muito à tona em se tratando do universo da beleza; mas o...

Amostras de Marte: NASA reduz gastos com missão

Na segunda-feira (15), a NASA informou como serão os próximos passos da campanha Mars Sample Return, iniciada em 2021. Agora, a campanha vai passar...

Conheça cultivar de uva própria para vinhos espumantes na Serra Gaúcha

Cultivar de uva própria resulta em uma boa produção A produção de vinhos é uma das atividades mais tradicionais na Região Sul do país. Entretanto,...