Impacto do metaverso no dia a dia no trabalho corporativo

Impacto do metaverso corporativo

Impacto do metaverso pode criar ambientes de trabalho virtuais onde funcionários poderão fazer reuniões, treinamento e simular projetos

Muito se fala agora sobre metaverso. Neste caso, sobre a união entre o melhor do trabalho híbrido e as vantagens do home office. Além disso, ele promete alteração a forma de comunicação nas redes ou a forma como compramos algo. Este ambiente artificial também pode trazer nova experiência de trabalho. Isso também reflete nas relações e reduz a fadiga digital, por exemplo.

Impacto do metaverso no ambiente de trabalho

Segundo a plataforma Workrooms, desenvolvida pelo Meta (antigo Facebook), em etapa de testes desde setembro deste ano, colaboradores vestem um óculos de realidade virtual e se veem transportados para uma sala de conferências também virtual.

Nesta hora, cada pessoa é representada por um avatar e pode interagir com computadores, projetores e uns com os outros.

Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, a tecnologia possibilita que profissionais interajam em um ambiente inteiramente virtual. Sendo assim, a tendência vem atraindo investimentos de gigantes do setor de tecnologia, como Facebook, Microsoft e NVIDIA. 

Metaverso corporativo

Além disso, o metaverso corporativo pretende lidar é o sentimento de solidão que atinge a produtividade e a saúde mental de profissionais que passam muito tempo isolados.

Conforme um relatório divulgado pela empresa de gerenciamento de mídias sociais Buffer, feito com 2,3 mil profissionais de 5 países diferentes, 16% elencaram a falta de contato com outras pessoas como seu grande desafio.

Sobre isso, Wagner Salles, professor em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Veiga de Almeida, explica:

“No metaverso, você se sente como se estivesse ao lado de alguém, tendo experiências visuais e sensoriais durante esse processo.”

Já o design organizacional também pode sofrer alterações. Com o metaverso, modelos de trabalho mais verticalizados, com menos hierarquias e mais colaboração, ganham força.

“Entendo que o mercado de hoje já está nesse caminho. Mas o metaverso tende a aprofundá-lo ainda mais.” 

Transformações no mercado

Contudo, o metaverso como mercado e negócios podem sofrer transformações também. Eles se refletem, por exemplo, em uma entrevista de emprego. Isso porque ela pode ser feita em outro momento que pode alterar com o uso de realidade virtual nas empresas.

Neste caso, a nova tecnologia vai permitir que entrevistas, provas e dinâmicas em grupo aconteçam no metaverso. Ou seja, sem a necessidade de deslocamento. Com isso, se ganha tempo, afirma Salles.

“O metaverso pode favorecer o profissional no regime de trabalho intermitente, que pode estar em uma empresa de manhã e em outra à tarde”, diz Salles. 

Adaptações

Por outro lado, o impacto do metaverno no ambiente corporativo exigiria adaptações de empresas e funcionários. Interagir virtualmente em tal nível de imersão demandará uma série de novas condutas e dinâmicas sociais.

“As discussões sobre comportamento nas redes sociais podem ser transferidas para o metaverso. O que seria uma fake news no metaverso?.”

Outras normas

Dentre outras normas que entrariam também, estão: de etiqueta, padrões de socialização e até mesmo o modo como cada profissional criaria seu avatar.

Todavia, não há definições ainda sobre o responsável por regulamentar e fiscalizar esses ambientes, principalmente para o caso de colaboradores a serviço de empresas estrangeiras, ou sobre quem vai lidar com questões como assédio moral e sexual, bem como a definição de privacidade e saúde do trabalho.

“Ainda não temos no Brasil uma regulamentação clara para o trabalho remoto, que dirá para o metaverso.”

*Foto: Reprodução/Getty Images

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Bateria de íons de sódio tem recarga mais rápida a partir de teste sul-coreano

Bateria de íons de sódio, segundo testes de grupo de pesquisadores da Coreia do Sul, é capaz prover uma recarga em poucos segundos, além...

Unidades de conservação estadual: Tecnologia reforça monitoramento

Unidades de conservação estadual envolvem 85% do território preservado Atualmente, o estado do Acre está 85% preservado. Neste caso, a gestão prioriza o meio ambiente...

Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele, esta é uma pergunta que tem vindo muito à tona em se tratando do universo da beleza; mas o...