Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele, esta é uma pergunta que tem vindo muito à tona em se tratando do universo da beleza; mas o que a ciência diz sobre isso? Confira neste artigo!

A vitamina D tem sido pauta do universo da beleza, uma vez que muitas pessoas têm procurado pela vitamina por seus benefícios à saúde. Entretanto, em relação ao processo de envelhecimento, um artigo da revista Nutrients faz um alerta: ainda faltam evidências da ciência de que a vitamina D possa retardá-lo, muito menos que pode revertê-lo.

Vitamina D rejuvenesce a pele?

Afinal de contas, a vitamina D rejuvenesce a pele ou não? De acordo com a equipe envolvida no estudo, as características do envelhecimento resultam em uma longa lista de modificações celulares. Isso inclui genes instáveis e até mesmo inflamação crônica. Portanto, trata-se de processos complexos e com alta conexão. Ou seja, não é tão simples assim detectar um declínio geral na força física.

Ao compararem os estudos, os cientistas examinaram os efeitos potenciais da vitamina D nas características biológicas do envelhecimento. Com isso, eles descobriram que tais evidências são escassas em humanos. Isso porque, elas são baseadas em estudos pré-clínicos, realizados com o uso de animais.

Envelhecimento epigenético

Contudo, é preciso destacar que alguns desses estudos sugerem que a vitamina D pode retardar o envelhecimento epigenético, que ocorre quando as pessoas com baixos níveis da vitamina no organismo são biologicamente mais velhas do que aquelas com níveis apropriados.

Suplementação

Por outro lado, a suplementação de vitamina D pode ajudar a reduzir os danos no DNA. Mas, ao mesmo tempo, não surte efeito no comprimento dos telômeros (relacionado ao envelhecimento).

Todavia, se as evidências entre a vitamina e o processo de envelhecimento são poucas, menor ainda é em relação a qual idade a suplementação pode surtir efeito.

Altas doses de vitamina D

Vale destacar também que o estudo deixa claro que pode não ser uma boa ideia tomar altas doses de vitamina D. Inclusive, a alta dosagem pode ser prejudicial.

Envelhecimento cerebral

Por fim, estudos já revelaram que a falta de vitamina D acelera o envelhecimento cerebral.  Mesmo assim, vale lembrar que o suplemento possui diversos benefícios, entre elas, a melhora da função cerebral e fortalecimento da memória.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-em-close-up-da-beleza-de-uma-mulher-de-topless-com-pele-perfeita-e-maquiagem-natural-segurando-um-suplemento-de-vitamina-omega-3-oleo-de-peixe-em-um-fundo-turquesa_21776600.htm#fromView=search&page=1&position=7&uuid=e1d85073-dd5e-4bd2-877b-5ed9137b5843

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Bolsas de Nova York fecham mistas com foco em emprego nos EUA; tecnologia sustenta Nasdaq

Relatório de novembro indica criação de vagas acima do previsto e elevação do desemprego, cenário que reacende dúvidas sobre corte de juros pelo Fed no início do ano

Tecnologia digital fortalece adesão ao tratamento da apneia do sono

Recursos de monitoramento remoto, conectividade e suporte interativo ajudam pacientes a se adaptar ao CPAP, terapia considerada padrão-ouro para a apneia obstrutiva do sono, condição que atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo

SENAI lança plataforma de IA com apoio do Google Cloud para orientar carreiras

Ferramenta gratuita usa inteligência artificial para analisar perfis profissionais, mapear competências e indicar cursos alinhados às demandas atuais da indústria brasileira