Vinhos da Faria Lima: Empresários investem em vinícolas no Brasil e no exterior

Vinhos da Faria Lima: Empresários investem em vinícolas no Brasil e no exterior

Empresários e executivos do mercado financeiro investem na produção de vinhos da Faria Lima, em São Paulo e na Europa

Assim como no mercado financeiro, em que empresários e executivos buscam avaliar riscos, diversificar investimentos e identificar oportunidades, a produção de vinho demanda uma combinação única de visão analítica, paciência e ousadia. Tanto no Brasil, quanto na Europa, essa conexão entre o mundo dos negócios e a cultura do vinho está se tornando cada vez mais frequente e começa a atrair empresários da Faria Lima, avenida paulistana que concentra escritórios de bancos de investimento.

Além da avenida paulistana, a cidade de São Paulo também vem se destacando no universo dos vinhos através da primeira vinícola urbana, que fica no bairro de Pinheiros. Segundo o sommelier Luciano Mestrich, “as vinícolas urbanas representam um emocionante capítulo na evolução da cultura vinícola, trazendo a elegância e a sofisticação dos vinhos diretamente para o coração das cidades”.

Vinhos da Faria Lima

Com isso, os ‘vinhos da Faria Lima’ surgiram no Brasil, por meio de Cristiano Gomes, que passou décadas em grandes bancos, adquiriu uma vinícola na região do Douro, em Portugal. E juntamente com Rubens Menin, fundador da CNN Brasil, do Banco Inter e presidente do conselho de administração da MRV, fundaram a Menin Wine Company.

Entretanto, quando ele chegou a Portugal, a situação por lá não era muito animadora. “Algumas vinhas estavam abandonadas havia mais de 20 anos, com 30% delas mortas. Mas um consultor que contratamos nos disse que, se déssemos atenção às uvas, poderíamos tirar grandes tesouros”, conta. Depois da fase de terra arrasada, hoje a vinícola tem uma produção de 240.000 litros por ano, com 20 vinhos no portfólio, e rótulos que podem custar R$ 1.900.

Vinhos na Toscana

Outro empresário que investiu no mundo dos vinhos foi André Esteves, chairman do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME), na vinícola Argiano, na região da Toscana, na Itália. Com um grupo de investidores, Esteves adquiriu a propriedade em 2013 e implementou mudanças significativas na produção da vinícola. O resultado foi o reconhecimento internacional. Para citar um exemplo, o rótulo Argiano Brunello di Montalcino 2018 foi eleito o melhor vinho do mundo em 2023 pela revista Wine Spectator, uma das mais importantes do segmento.

Vinícola Ferreira

Por fim, a vinícola Ferreira, na Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, também receberam prêmios internacionais.

A propriedade é do empresário Dormovil Ferreira, que atua no ramo de tecnologia, atendendo boa parte das empresas sediadas no condado. Por fim, quem também uniu hobby com negócio foi Pedro Testa, um dos principais advogados de transações da Faria Lima. Em 2017 ele criou a Casa Tés, no Vale da Grama, no interior de São Paulo. A vinícola produz cinco tipos de uvas em sete hectares de propriedade. Essas experiências demonstram não apenas visão analítica e ousadia, como também uma paixão compartilhada pela cultura e tradição do vinho. A relação entre o mercado financeiro e a produção vitivinícola tem se mostrado um terroir promissor.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/close-de-uvas-em-uma-arvore-em-um-vinhedo-sob-a-luz-do-sol-em-malta_10729157.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=ca6b75bb-1014-4c8c-98b9-ec034e577b66

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele, esta é uma pergunta que tem vindo muito à tona em se tratando do universo da beleza; mas o...

Amostras de Marte: NASA reduz gastos com missão

Na segunda-feira (15), a NASA informou como serão os próximos passos da campanha Mars Sample Return, iniciada em 2021. Agora, a campanha vai passar...

Conheça cultivar de uva própria para vinhos espumantes na Serra Gaúcha

Cultivar de uva própria resulta em uma boa produção A produção de vinhos é uma das atividades mais tradicionais na Região Sul do país. Entretanto,...