Seres vivos vindos da Terra podem estar na Lua

Seres vivos vindos da Terra podem estar na Lua

Seres vivos vindos da Terra é uma possibilidade proposta por um pesquisador da NASA

Recentemente, veio à tona que é possível que existam microrganismos na Lua. Sendo assim, os futuros astronautas que visitarem nosso satélite natural deveriam procurá-los. É o que propõe Prabal Saxena, pesquisador da NASA, em um novo estudo. Para ele e os demais autores, o polo sul lunar pode ter regiões com condições que talvez permitam vida microbiana por lá.

Vale lembrar que em novembro do ano passado a NASA anunciou que os astronautas vivessem e trabalhassem na Lua.

Seres vivos vindos da Terra

Além disso, o autor explica que uma das maiores descobertas de sua equipe foi a possibilidade de alguns mundos sem ar terem nichos potencialmente habitáveis para microrganismos, o que inclui a teoria de seres vindos da Terra. Eles seriam como áreas relativamente protegidas das condições desfavoráveis para a vida nestes lugares.

No caso da Lua, tais nichos estariam nas crateras em sombras permanentes. Contudo, a equipe explica que elas podem ter propriedades que permitam a sobrevivência de alguns tipos de vida microbiana.

Estudo da NASA

Enquanto a NASA estuda locais de interesse para o pouso da missão Artemis III, Saxena e os demais autores analisaram alguns dos nichos na Lua. Para a equipe, a agência espacial deveria escolher o lugar considerando também a possibilidade de vida microbiana sobreviver em nosso satélite natural.

Mas como os microrganismos chegaram à Lua?

Porém, as pessoas devem se perguntar como os possíveis microrganismos chegaram à Lua. Neste caso, é preciso lembrar que as rochas espaciais podem ter levado moléculas orgânicas para lá. Não sabemos se os seres poderiam resistir a alguma viagem do tipo, todavia existe ainda outra possibilidade: eles podem ter sido deixados por missões espaciais.

De acordo com Heather Graham, geoquímica da NASA:

“Vemos os humanos como o vetor mais provável [de microrganismos], considerando os extensos dados que temos sobre nosso histórico de exploração e registros de impactos como uma segunda, e menos influente, fonte terrestre.”

Portanto, se houver vida na Lua, ela provavelmente veio da Terra, observou Heather.

“Em breve, vamos ter 50 anos de história de humanos e seus objetos na superfície [lunar], sem critérios fortes em relação à contaminação.”

*Foto: Reprodução/Unsplash (Matthew N – unsplash.com/pt-br/fotografias/zrzy-NPzccs

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Hospital da Mulher do Pará aposta em tomógrafo mais eficiente e reforça agenda ambiental antes da COP 30

Equipamento reduz consumo de energia em exames de rotina, utiliza materiais recicláveis e integra estratégia alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Bateria com nióbio desenvolvida na USP amplia potencial brasileiro no armazenamento de energia

Pesquisa conduzida no Instituto de Química de São Carlos supera entrave histórico e abre caminho para aplicações com alta densidade energética

Finep pelo Brasil vai a 100 cidades para ampliar acesso a recursos de inovação

Iniciativa da Finep e da Firjan apresenta R$ 3,3 bilhões em editais e busca descentralizar crédito para empresas em todas as regiões