Organização Social Pró-Saúde completa 55 anos

Organização social pró-saúde completa 55 anos

Organização Social Pró-Saúde é especialista em fornecer inteligência de gestão, com mais de 145 unidades saúde, nas cinco regiões do Brasil

No dia 9 de junho, a Pró-Saúde celebrou 55 anos de existência. Tudo começou em 1967, no pequeno município de João Monlevade, a partir da tradição católica de cuidados assistenciais.

Reconhecida nacionalmente por seus cases de sucesso, a entidade filantrópica é especialista em fornecer inteligência de gestão. E hoje já soma mais de 145 unidades saúde, nas cinco regiões do Brasil.

Segundo Padre Wagner Portugal, diretor Executivo-Geral da Pró-Saúde:

“Todos os pacientes encaminhados às unidades de saúde que gerenciamos receberam atendimento digno e adequado.”

55 anos de história da Organização Social Pró-Saúde

Além disso, a Organização Social Pró-Saúde possui uma vasta atuação no setor público. E também está presente no mercado privado, por meio de projetos no Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás, Paraná e Minas Gerais.

Pandemia

Ao longo de mais de cinco décadas, em que desenvolveu uma expertise, a entidade conseguiu atender pacientes com Covid-19, na pandemia. Prova disso é que durante a crise no abastecimento de insumos no Brasil, a associação manteve seu estoque abastecido nos hospitais situados em vários estados do país. Isso compreende desde grandes centros metropolitanos até regiões remotas da Amazônia brasileira. Sendo assim, nenhuma das 24 unidades gerenciadas pela entidade filantrópica enfrentou desabastecimento de insumos.

Negociação inteligente

Enquanto o mercado demonstrava preocupação em relação ao desabastecimento de medicamentos e equipamentos de proteção individual, com aumento de até 1.000%, a Pró-Saúde usou sua expertise e negociou junto aos fornecedores, por meio de seu escritório corporativo. Resultado: garantiu menores preços, com economia de até 40%, em 2021, segundo ano e o mais grave da pandemia. Tal economia também chegou a seus clientes.

Processos de governança

Fernando Paragó, diretor corporativo Médico da Pró-Saúde, explica que o desempenho da entidade filantrópica na pandemia é “um contexto que envolve a governança clínica e assistencial. Além, é claro, da capacidade e do comprometimento dos nossos profissionais da assistência, dos médicos, das equipes administrativa e de manutenção, enfim, foi — e continua sendo — uma experiência importantíssima para todos nós”.

Paragó realizou em Belém (PA) a gestão do Hospital de Campanha, principal referência para atendimento de casos graves da Covid-19 no Norte do país. Ele gerenciou o centro hospitalar entre dezembro de 2020 e outubro de 2021. Disponibilizou 420 leitos (enfermaria e UTI). Já em relação ao enfrentamento, mais de 4,9 mil pacientes se recuperaram da doença. Além disso, esta unidade também conquistou projeção nacional por dar apoio pacientes do Amazonas, por conta do caos no desabastecimento de oxigênio, mão de obra e insumos.

Danilo Oliveira da Silva, diretor corporativo de Operações da Pró-Saúde reforça:

“A pandemia da Covid-19 é um marco histórico, principalmente no setor da saúde. Em um momento tão conturbado, a Pró-Saúde provou sua solidez e estabilidade, superando os desafios com inteligência em gestão.”

Crescimento da entidade filantrópica

Organização social pró-saúde completa 55 anos - crescimento

Contudo, o crescimento da atuação da OS Pró-Saúde no mercado privado da saúde aconteceu logo após a Alta Direção priorizar investimentos em governança corporativa e integridade institucional.

Programa de Governança Corporativa da Organização social Pró-Saúde

Em 2019, o programa de Governança Corporativa da Pró-Saúde passou atualizações, e trata das relações entre os públicos internos e externos.

Samantha Domingues de Araujo, superintendente executiva de Integridade, destaca também que “o treinamento constante dos profissionais, o amadurecimento e a seriedade resultaram no fortalecimento da confiança institucional junto ao público”.

Canal de Denúncias

Ela cita ainda como exemplo o Canal de Denúncias que passou a ser reconhecido como um meio confiável de resolução de problemas e conflitos. Isso porque conseguem atender três vezes mais que em 2021. Samantha ressalta que o foco hoje é fortalecer as iniciativas já implementadas.  

Esta estratégia é importante, uma vez que ela identifica riscos e condutas irregulares, e dão origem a planos de ação, melhorias nos processos e implementação de novos treinamentos, que fortalecem a instituição como um todo.

Avaliação dos parceiros sobre a Organização Social Pró-sáude

A entidade também implementou a avaliação de todos os parceiros, afirma Samantha:

“Todos aqueles que se relacionam de alguma forma com a Pró-Saúde, seja na celebração de convênios, contratações, fornecedores ou até parcerias, são avaliados. Isso confere transparência e segurança nas nossas relações.”

Pesquisa da Fundação Dom Cabral

De acordo com pesquisa feita pela fundação Dom Cabral, publicada pela revista Época Negócios, a entidade está entre as cinco mais bem sucedidas experiências em governança corporativa na área da saúde. A publicação avaliou que os processos de governança e integridade fortaleceram a atuação e permitiram superar desafios com segurança e solidez.

Adotar iniciativas de governança é um diferencial competitivo, afirma a superintendente.

“A sociedade se preocupa cada dia mais com os relacionamentos que as empresas cultivam, sua responsabilidade social, postura correta e preocupação em promover transformação na comunidade. O importante não é somente o que a empresa faz, mas como ela faz.”

Aprovação do serviço

Por fim, em uma recente pesquisa do Datafolha, revelou que nove em cada dez usuários atendidos (90%) em um hospital gerenciado pela Pró-Saúde aprovaram o serviço que receberam. No caso, a entidade foi descrita como “excelência”, composta por empresas que geraram alta satisfação entre seus usuários e são referências em seus mercados.

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

ANS participa de iniciativa sobre IA

ANS participa de projeto que desenvolverá soluções digitais para melhoria da qualidade e do custo de serviços públicos A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)...

Healthtech Laura e a transformação digital

Healthtech Laura se alinha a era da transformação, trazendo benefícios para a sociedade e comunidade médica, ao fornecer insumos valiosos para tomada de decisão...

Helicópteros espaciais em Marte: Nasa comenta o envio

Helicópteros espaciais em Marte, segundo afirmação da Agência Espacial Norte Americana, aeronaves são inspiradas no modelo Ingenuity e serão enviadas para a superfície do...