IA nos tribunais: Justiça aumenta o uso

IA nos tribunais

IA nos tribunais aumenta segundo informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Recentemente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu que houve aumento no número de projetos de inteligência artificial no Judiciário brasileiro.

IA nos tribunais

O uso de IA nos tribunais é reflexo de uma pesquisa divulgada pelo conselho. Sendo assim, houve aumento de 171% em relação ao mesmo levantamento feito em 2021. Além disso, o número de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento passou de 41 para 111.

Como se dá o uso da tecnologia no Judiciário

As ferramentas de inteligência artificial são utilizadas pelos tribunais para elevar a produtividade e reduzir os custos dos serviços judiciários oferecidos à população.

Média

Conforme a pesquisa, os tribunais federais apresentaram a maior média de projetos por tribunal (2,8). Na sequência, aparecem os tribunais estaduais, que apresentaram média de 2,7.

Já o Tribunal de Justiça de Rondônia foi o que registrou o maior número de projetos na edição deste ano da pesquisa, totalizando 20 ferramentas em uso.

Entre os exemplos de ferramentas de IA que foram identificadas estão o Janus, solução usada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para automatizar tarefas repetitivas e agilizar o julgamento de registros de candidaturas e prestações de contas eleitorais. Além disso, o sistema classifica processos e identifica pareceres equivalentes para compor uma decisão.

Chatbot na Bahia

Por fim, no Tribunal de Justiça da Bahia, a assistente de virtual (chatbot) chamada Sofia realiza a triagem automática de processos dos juizados especiais.

O levantamento faz parte do Programa Justiça 4.0 do CNJ, que promove ações para acelerar a transformação digital da Justiça em todo o país.

*Foto: Reprodução

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

ANS participa de iniciativa sobre IA

ANS participa de projeto que desenvolverá soluções digitais para melhoria da qualidade e do custo de serviços públicos A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)...

Healthtech Laura e a transformação digital

Healthtech Laura se alinha a era da transformação, trazendo benefícios para a sociedade e comunidade médica, ao fornecer insumos valiosos para tomada de decisão...

Helicópteros espaciais em Marte: Nasa comenta o envio

Helicópteros espaciais em Marte, segundo afirmação da Agência Espacial Norte Americana, aeronaves são inspiradas no modelo Ingenuity e serão enviadas para a superfície do...