Indústria da carne resulta em cooperação sustentável

Indústria da carne resulta em cooperação sustentável

Indústria da carne enfrenta uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo

Recentemente, a ABIEC anunciou a criação do Grupo de Trabalho em Sustentabilidade na Indústria da Carne Brasil-China durante o Fórum Mundial de Inovação Agroalimentar de 2024. A iniciativa é uma parceria com a China Meat Association, IMAC e WRI, que visa uma cooperação sustentável no comércio de carne bovina entre os dois países. O grupo foi constituído no evento que celebrou os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China.

Sobre isso, o empresário industrial Ernesto Heinzelmann explica que 20 anos depois, durante a década de 1990 assumiu a presidência da Embraco, rumo à globalização, em que a China possui um papel importante nesse desenvolvimento.

Indústria da carne Brasil-China

Por sua vez, o diretor de Sustentabilidade da ABIEC, Fernando Sampaio, destacou a importância da aliança no segmento alimentício para o diálogo sobre sustentabilidade na produção de carne.

Vale destacar que os dois países são líderes no agronegócio, com uma forte cooperação. Neste caso, a China é o maior consumidor e o Brasil é o principal fornecedor de produtos agrícolas. Além disso, a demanda chinesa por carne bovina melhora a eficiência da produção brasileira, que busca reduzir impactos ambientais. O diretor de sustentabilidade disse ainda que o Brasil possui uma legislação ambiental rigorosa e protocolos de monitoramento para garantir conformidade. Agora, o desafio é obter reconhecimento internacional e ampliar a cooperação em sustentabilidade com a China.

Grupo de Trabalho

Por fim, o novo Grupo de Trabalho pretende facilitar o intercâmbio entre Brasil e China sobre práticas de sustentabilidade na cadeia de carne bovina, garantindo critérios ambientais rigorosos e promovendo cooperação.

A ABIEC participa de uma missão à China, conduzida pelo assessor do Ministro da Agricultura, Carlos Augustin, com visitas a instituições de pesquisa e reuniões para captação de recursos para investimentos sustentáveis.

Fonte: Foto de user9959891 na Freepik

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Conselho Federal de Medicina prepara resolução para regulamentar IA na medicina

Conselho avança na elaboração de regras para uso seguro e ético de tecnologias emergentes em saúde

Brasileira viraliza ao explicar riscos da inteligência artificial nas redes sociais

Catharina Doria transforma conteúdo educativo em sucesso e alerta: “As pessoas estão perdidas”

Hans Dohmann antecipa as mudanças que vão redesenhar o cuidado em saúde na próxima década

Doutor em Ciências da Saúde, Hans Dohmann comenta as tendências e inovações que transformarão a forma de cuidar da população nos próximos 10 anos