Empreendedorismo inovador do Estado: Governo de Alagoas reafirma compromisso como principal indutor

Empreendedorismo inovador do Estado: Governo de Alagoas reafirma compromisso como principal indutor

Empreendedorismo inovador do Estado é o principal fomentador das CT&Is

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), patrocina o Trakto Show 2023, o maior evento de empreendedorismo e inovação do Nordeste. Sendo assim, a pasta cumpre os compromissos da gestão alagoana como principal fomentadora das CT&Is enquanto vetor de transformação socioeconômica alcançada por meio de negócios e oportunidades em um ecossistema cada vez mais consolidado.

Empreendedorismo inovador do Estado

O secretário de Governo, Vitor Pereira, que representou o governador Paulo Dantas no evento, afirmou que o Governo de Alagoas segue a tônica de que se compromissos são assumidos, precisam ser cumpridos até o fim.  “No Governo, entendemos que qualquer tipo de parceria entre o público e o privado vale a pena ser pensado e dialogado, pois ela tem a capacidade de gerar desenvolvimento social integrado, gerar desenvolvimento econômico  e, acima de tudo, dar viabilidades ao que nós estamos produzindo em Alagoas, em todas as vertentes que tocam as CT&Is”, disse Pereira.

Já o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, ressaltou o importantíssimo momento em que as CT&Is assumiram papel central em todas as discussões do Governo em vários setores como Segurança Pública, na Saúde ou na Educação, enxergando o grande potencial do estado e indo além do discurso para a prática. “Todo esse caminho que trilhamos, visto em retrospecto, permitiu que lá atrás a Takto desse um pequeno passo para a empresa que é hoje. Atualmente, há mais facilidade em construir essa trajetória, muito por conta dos esforços do Governo em pavimentar o caminho para quem tem ideias inovadoras”, destacou Bulhões, ao acrescentar:

“Tudo isso com aporte financeiro, metodologia e apoio técnico, dando a oportunidade de se transformar uma ideia em um negócio e escalar dali por diante. Hoje, em questão de investimentos, só perdemos para três estados do Brasil: Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, completou o secretário.

OxeTech, programa macro da Ciência e Tecnologia em Alagoas

Além de bolsistas do OxeTech, Programa macro da secretaria, que possui 3 vertentes: acesso ao conhecimento na área de tecnologia gratuitamente através de cursos online na plataforma, profissionalização e capacitação técnica por meio de cursos presenciais em laboratórios espalhados pelo interior do estado (OxeTech Lab), e inserção no mercado de trabalho por intermédio do OxeTechWork. 

Impacto a médio e longo prazo

Além disso, Paulo Tenório, CEO da Trakto, afirmou que o evento deve gerar movimentações e impacto a médio e longo prazo em criação de negócios, entre R$ 10 e R$ 15 milhões e que se alinham completamente com as ações, projetos e programas empreendidos e logrados pelo Governo do Estado na área.  

Por fim, Paulo Tenório destacou:

“Ao mesmo tempo em que uma porta se fecha, acredito que outros horizontes se amplificam, especialmente para esse tipo de parceria, que com certeza vai fazer com que novos atores surjam nesse ecossistema. Esse apoio é mais do que essencial, é parte da construção de um legado a partir do que estamos tratando aqui em um estado cheio de talentos que poderiam ficar invisíveis sem atitudes como essa.”

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/pessoa-trabalhando-html-no-computador_36190649

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Estrelas interrompem formação de planetas, segundo flagra de James Webb

Estrelas brilhantes parecem prejudicar a nebulosa de Órion Novas observações do telescópio James Webb sugerem que algumas estrelas brilhantes parecem prejudicar a formação de planetas...

Vinícola urbana em Pinheiros: Saiba como funciona

Vinícola urbana em Pinheiros funciona também como hub para reunir pessoas e democratizar o consumo do vinho Na esteira do processo de verticalização da cidade,...

Pix no cartão de crédito: Como funciona modalidade recente?

Pix no cartão de crédito é prático; mas tem riscos; possibilidade de pagamento pode levar o consumidor à inadimplência; entenda como Com a crescente popularidade,...