Blockchain e tokenização: Verdadeira inovação do sistema financeiro

Blockchain e tokenização

Blockchain e tokenização são lembrados em aniversário de 48 anos da CVM, autarquia que regula e fiscaliza o mercado de capitais do Brasil

Na quarta-feira (11), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), a CFA Society Brazil e CFA Institute realizaram o evento A Evolução do Mercado de Capitais, que marca o aniversário de 48 anos da Autarquia.

O encontro pontuou os 3 pilares (financiamento, pessoas e tecnologia), e a CVM conseguiu realizar entregas muito importantes em relação à modernização, porém, com poucos recursos, mas com grande dedicação dos servidores da Casa.

Destaques: Blockchain e tokenização

Dentre os destaques de entrega desta jornada, o Integra-CNPJ, Sistema Iped – Jurisprudência, Processamento de Linguagem Natural, Concurso Público CVM 2024, entre outros. Com informações divulgadas pela CVM na última quarta.

Entre os debates surgiram o tema da blockchain e tokenização de ativos e uso da inteligência artificial, como meio de transformação do Mercado de Capitais. Sobre o primeiro tema, o consultor de fundos Armin Altweger recorda que a tecnologia de contabilidade descentralizada já está virando vários setores, como bancos e cadeias de suprimentos.

CVM no mercado de capitais

Segundo Bernardo Srur, CEO da ABcripto, a importância da CVM no mercado de capitais é essencial para assegurar a integridade, a transparência e a confiança no Brasil. O fortalecimento da autarquia é essencial para atender às demandas crescentes, sobretudo em um ambiente de inovações tecnológicas e novos modelos de negócios, como os que surgem no universo de criptoativos e das finanças descentralizadas (DeFi).

Agenda regulatória de 2025 tem foco em tokenização

Para 2025, a CVM colocará em destaque os testes com a tecnologia do Drex, moeda em formato digital em produção pelo Banco Central do Brasil.

Encerramento do evento

No painel de encerramento a autarquia falou sobre os temas que deve monitorar de perto em 2025, por meio de consultas públicas, há os destaques, suitability, crowdfunding e revisão das Resoluções CVM 135 e 31, com foco em mercados menores e tokenização.

Fonte: Foto de rawpixel.com na Freepik

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Linus Torvalds vê inteligência artificial como apoio ao código, não como substituta do programador

Criador do Linux relata experimento pessoal com IA generativa, adota prática conhecida como vibe coding e reforça que o kernel permanece fora desse tipo de abordagem

30 prompts de IA para organizar tarefas e ganhar produtividade no dia a dia

Lista reúne comandos práticos para planejar rotinas, priorizar atividades e transformar a inteligência artificial em apoio real na organização pessoal e profissional

Anvisa autoriza início de testes de medicamento brasileiro para lesão medular

A pesquisadora brasileira Tatiana Sampaio, da UFRJ, conseguiu produzir em laboratório a chamada polilaminina,