Anbima debate robotização e inteligência artificial

Anbima

Anbima também tratou de assuntos operacionais, na Chamada de Supervisão do Futuro

A Anbima possui uma agenda institucional e entre as prioridades tratadas estão o avanço da utilização de robôs e inteligência artificial de trabalho automatizado. Todos eles são destaques na atividade de supervisão.

Chamada de Supervisão do Futuro

Chamada de Supervisão do Futuro da Anbima contam com iniciativas que buscam elevar a eficiência operacional, avaliar novas metodologias e tecnologias ágeis para trazer maior segurança aos associados e aderentes aos códigos de boas práticas.

Plataforma ANBIMA Edu

Por outro lado, a certificação e educação têm como destaque o desenvolvimento da plataforma ANBIMA Edu. Ele tem o objetivo de fortalecer a educação continuada dentro do processo educacional e de certificação.

Por conta da evolução rápida desse mercado há a necessidade de reciclagem para assimilar novos conceitos e formas de se relacionar com os clientes, seja com novos produtos, serviços ou atendimento.

De acordo com o superintendente-geral, Zeca Doherty:

“Vamos construir uma nova plataforma de educação continuada e certificação, que facilitará o acesso aos nossos cursos e mudará a forma como as pessoas se certificam.”

Avaliação de apoio e parcerias com projetos educacionais

Em 2022, outra prioridade da área de certificação e educação será a avaliação de apoio e parcerias com projetos educacionais e trazer o máximo de novidades aos associados.

Em paralelo, o Cadastro Anbima terá novas funcionalidades. Entre elas: inclusão de itens relacionados a ética, conduta e experiência nos processos de certificação. Atualmente, o cadastro é o maior banco de dados gratuito, com informações e o histórico de atuação de mais de mil empresas de investimento. Além disso, ele foi desenvolvido para identificar as instituições comprometidas com a ética e as melhores práticas do mercado.

Desde a sua concepção, a ferramenta busca ser uma aliada no combate às fraudes financeiras ao auxiliar os investidores na tomada de decisão na hora de escolher onde colocar seu dinheiro, explica Carlos Ambrósio, nosso presidente.

Selic Conecta

Já o Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é fruto de uma parceria bem-sucedida entre nós e o Banco Central, que em outubro de 2021 completou 42 anos, também terá novidades. A empresa afirma que planeja e desenvolve uma nova plataforma para divulgação de informações, batizada de Selic Conecta.

A primeira fase da plataforma de integração deve ficar pronta no quarto trimestre deste ano. Ela vai viabilizar a entrega de conteúdos acessíveis aos profissionais. A iniciativa surgiu a partir de insights dos próprios associados, que buscavam dados de fácil acesso, pontuais e específicos.

O sistema vai rodar dentro da RTM – Rede de Telecomunicações do Mercado. Porém, será aberto e gratuito aos participantes do Selic. Trata-se de mais um serviço dentro do convênio com o Banco Central para operacionalização do Selic, explica Zeca Doherty. Ele diz que o próprio participante vai selecionar os tipos de informações que deseja.

Por fim, em relação à precificação, será trabalhada a evolução do modelo com a revisão das metodologias usadas, melhorias operacionais e avaliação de ativos abarcados, como aumentar número de ativos precificados pela ANBIMA.

*Foto: Divulgação

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele, esta é uma pergunta que tem vindo muito à tona em se tratando do universo da beleza; mas o...

Amostras de Marte: NASA reduz gastos com missão

Na segunda-feira (15), a NASA informou como serão os próximos passos da campanha Mars Sample Return, iniciada em 2021. Agora, a campanha vai passar...

Conheça cultivar de uva própria para vinhos espumantes na Serra Gaúcha

Cultivar de uva própria resulta em uma boa produção A produção de vinhos é uma das atividades mais tradicionais na Região Sul do país. Entretanto,...