Inovação e sustentabilidade andam juntas: saiba como

Inovação e sustentabilidade

Inovação e sustentabilidade podem ter impacto positivo no meio ambiente

A tecnologia pode ter um impacto tanto positivo quanto negativo no meio ambiente. Isso depende do modo como é usado, além dos recursos usados para sua produção e operação.

Inovação e sustentabilidade

Além disso, a inovação e sustentabilidade têm como exemplo de impacto os seguintes termos:

Consumo de energia – Muitas tecnologias, principalmente as usadas no dia a dia, consomem bastante energia. Isso pode contribuir para a emissão de gases de efeito estufa e para a mudança do clima.

Produção de lixo eletrônico – A produção e o descarte inadequado de produtos eletrônicos, como smartphones, computadores e outros dispositivos, podem levar ao acúmulo de lixo eletrônico em aterros e à poluição do solo e da água.

Uso de recursos naturais – A produção de tecnologia geralmente requer grandes quantidades de recursos naturais, como minerais, metais e combustíveis fósseis. Mas pode levar ao esgotamento desses recursos e, consequentemente, à degradação do meio ambiente.

Benefícios ambientais – Por outro lado, a tecnologia também pode ser usada de modo a beneficiar o meio ambiente. Na prática, a tecnologia de energias renováveis, como solar e eólica, pode ajudar a minimizar a dependência de combustíveis fósseis e ainda diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a tecnologia pode ser usada para monitorar e proteger o meio ambiente, por exemplo, através de sistemas de alerta de desastres naturais ou de monitoramento da qualidade do ar e da água.

Impacto positivo ou negativo

Aqui, ela pode ser utilizada para elevar a eficiência energética e reduzir o consumo de recursos naturais, o que pode ter um impacto positivo no meio ambiente. E também pode ser usada para monitorar e proteger a natureza, como sistemas de rastreamento de animais selvagens e sistemas de alerta de desastres naturais.

No entanto, como impacto negativo, a tecnologia está associada à produção e descarte de equipamentos eletrônicos que podem gerar resíduos e poluir o ar e a água. Como exemplo pode-se citar os combustíveis fósseis, que podem contribuir para o aquecimento global e alterações climáticas.

Conclusão

Por fim, ainda do ponto de vista negativo no meio ambiente, é importante considerar cuidadosamente como a tecnologia é produzida, utilizada e descartada, assim como promover o desenvolvimento e uso de tecnologias mais limpas e sustentáveis.

*Foto: Reprodução

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Novo ciclo do Pró-Infra promete ampliar laboratórios e criar centros temáticos no País

Linha de financiamento do MCTI e da Finep destina R$ 1 bilhão para fortalecer a pesquisa nacional

Nvidia cria tecnologia para rastrear localização de chips e conter contrabando global

Ferramenta deve reforçar controles de exportação de GPUs usadas em inteligência artificial e atender pressões dos EUA por mais segurança

Brasil amplia ganhos com inteligência artificial e entra em nova fase da automação corporativa

Levantamento da SAP em parceria com a Oxford Economics mostra que empresas brasileiras já colhem retornos financeiros e aceleram a integração da IA aos processos de negócio