Febraban Tech 2023: veja destaque do 1º dia de evento

Febraban Tech 2023

Febraban Tech 2023 vai reunir especialistas para discutir novas fronteiras, além da evolução dos serviços agregados e o futuro da cashless economy no Brasil

Febraban Tech 2023, principal evento do mercado e negócios em tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, destaca, no primeiro dia do congresso, em 27 de junho, a evolução do Open Finance. O sistema que possibilita que clientes de produtos e serviços financeiros compartilhem, mediante consentimento, informações entre diferentes instituições, é autorizado pelo Banco Central.

Febraban Tech 2023

Durante a Febraban Tech 2023 será possível entender melhor que em dois anos, o Open Finance, que deixa os clientes no controle das decisões financeiras, já superou a marca de 30,2 milhões de consentimentos para o compartilhamento de dados pessoais e bancários. Com este sistema, é possível, por exemplo, movimentar contas bancárias por meio de diversas plataformas, não se limitando apenas ao aplicativo ou site de um banco, de forma segura, ágil e conveniente. O desafio agora é replicar os aprendizados destes primeiros anos para as novas fronteiras.

Cashless economy

Atualmente, sete em cada dez transações no Brasil são realizadas por meio de canais digitais. Entre os que mais se destacam, o Pix já é considerado a forma de pagamento mais popular no país. Em constante evolução, os sistemas de pagamentos eletrônicos seguem agregando funcionalidades, na esteira do conceito de cashless economy – ou seja, economia sem dinheiro físico.

Além disso, o Pix já realizou 24 bilhões de operações, seguida por cartão de crédito (18,2 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), boleto (4 bilhões), TED (1,01 bilhão) e cheques (202,8 milhões). Sobre isso, o ex-VP de Tecnologia e Digital da Caixa Cláudio Salituro afirmou no evento FEBRABAN TECH de 2022 que o Pix é um divisor de águas nas operações bancárias, tornando-se a primeira opção dos clientes devido à sua gratuidade e instantaneidade.

Outros meios de pagamento

Além do Pix, há outros meios de não usar dinheiro ou cartões para pagar uma compra ou uma conta. São eles: links de pagamento, QR Code, pagamento por aproximação, carteira digital, entre outros.

Painel Pagamentos Digitais e Pix

Alguns recursos, como pagamento offline, débito automático, parcelamento, NFC e Pix internacional estão no horizonte do Banco Central para os próximos anos e serão discutidos no painel “Pagamentos digitais e Pix ampliam fronteiras da cashless economy”, que contará com as seguintes participações:

Graziela Pellecchia, head de Pagamentos Instantâneos do Bradesco; Patricia Sousa, Digital Platforms and Commercial Cards Product Head do Citibank;
e Mayara Yano, assessora sênior no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, para um debate sobre o futuro dos meios de pagamento no país.

O painel será realizado no dia 27 de junho, das 16h às 17h, e terá como moderadora Carolina Sansão, diretora-adjunta de Inovação, Tecnologia e Cibersegurança da Febraban.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Mika Baumeister – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/PZao9UjlbMY)

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Moltbook nasce como rede social para inteligências artificiais e levanta alertas sobre autonomia e segurança

Plataforma lançada no fim de janeiro permite interação exclusiva entre agentes de IA, enquanto humanos apenas observam. Especialistas questionam o alcance real do projeto e apontam riscos técnicos e de governança

Fungo que infecta aranhas é identificado na Mata Atlântica do Rio e entra em lista internacional de descobertas

Espécie foi encontrada em Nova Friburgo, ataca aranhas de alçapão e integra ranking anual do Jardim Botânico de Kew

Nvidia reafirma apoio à OpenAI e sinaliza aporte bilionário em nova rodada de investimentos

Jcha da fabricante de chips descarta rumores sobre desentendimentos e diz confiar no potencial da empresa de inteligência artificial