28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária começa hoje

Semana de Tecnologia Metroferroviária

Semana de Tecnologia Metroferroviária é um dos mais importantes congressos técnicos do setor no Brasil

Nesta terça-feira (13), começa a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), considerada um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário. O evento acaba na sexta-feira (16).

Semana de Tecnologia Metroferroviária

Promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), esta edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária possui como tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”. Além disso, a semana será presencial, na sede do Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP). Porém, desde 2020, a iniciativa também mantém o formato on-line.

Inscrições

As inscrições seguem disponíveis, assim como toda a grade de programação, no site do evento. Além disso, jornalistas interessados na cobertura da Semana de Tecnologia devem se credenciar pelo e-mail [email protected]. Contudo, o evento será híbrido e os veículos que forem cobrir receberão voucher para credenciamento que dará acesso à plataforma de transmissão e ao evento presencial.

Palestrantes

Serão mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais, divididos em salas técnicas, workshops, painéis e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e cargas sobre trilhos. Nos quatro dias de evento, o congresso também contará com a METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras e apoiadoras estarão expondo os seus produtos, serviços e soluções, por meio das Business Islands.

Grade da Semana de Tecnologia

Os quatro dias de feira estarão organizados da seguinte maneira:

Primeiro dia (13), terça-feira

Abertura do congresso, entrega do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); palestras de Sandra Holanda, secretária Nacional de Mobilidade, Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional e do arquiteto e urbanista Ayrton Camargo, diretor da AEAMESP, que abordará o tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”.

Nos dias 14, 15 e 16 acontecerão apresentações de trabalhos técnicos, sessões, painéis e workshops.

Segundo dia (14), quarta-feira

As sessões: ALAMYS; 5ª Sessão Internacional que debaterá o tema “Tecnologias e tendências ferroviárias: daqui a dez anos!”; Centro de Serviços Compartilhados da Companhia do Metrô-SP; Lições dos tempos de pandemia: inovações no âmbito da manutenção; Metrô SP – Trilha de formação agente de segurança e UNICONECTA – Colaborar e inspirar boas práticas em rede e Transformação do modelo de gestão na CPTM.

Os workshops: BIM – Sessão contratantes e BIM – Sessão Experiências e Práticas; Thales – Técnicas de ciber-segurança, aplicadas a Centros de Controle Metroferroviários; CAF – Leadmind: otimização da manutenção e operação através do monitoramento contínuo do material rodante e Tramontina –  Normas, classes, soluções e aplicações em instalações elétricas de sobrepor.

Terceiro dia (15), quinta-feira

Os seminários: 3º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários e o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário.

Os workshops: BYD Skyrail – Acompanhamento remoto de testes em fábrica: uma solução para os impactos da pandemia; Tramontina – Instalações elétricas aparentes – A utilização de conduletes de alumínio no setor metroferroviário e Frauscher – O sistema contador de eixos Frauscher Fadc, suas funcionalidades e vantagens para a sinalização ferroviária.

Quarto dia (16), sexta-feira

As sessões: UITP; ESG-Environment, Social & Governance; Apresentação do Projeto da Linha 16-Violeta Metrô SP; Lições da 28ª STMF com a visão de “Mais trilhos para o futuro do Brasil” e palestra do Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo – Marco Antonio Assalve.

Os workshops: EGIS – BIM by Egis aplicado à infraestrutura de transportes; Linha Uni – Projeto Estação Santa Marina da Linha 6-Laranja e NT Expo – Inovações que transformam o negócio de ferrovias.

A STMF reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Por fim, também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

*Foto: Reprodução

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

SENAI lança plataforma de IA com apoio do Google Cloud para orientar carreiras

Ferramenta gratuita usa inteligência artificial para analisar perfis profissionais, mapear competências e indicar cursos alinhados às demandas atuais da indústria brasileira

Novo ciclo do Pró-Infra promete ampliar laboratórios e criar centros temáticos no País

Linha de financiamento do MCTI e da Finep destina R$ 1 bilhão para fortalecer a pesquisa nacional

Nvidia cria tecnologia para rastrear localização de chips e conter contrabando global

Ferramenta deve reforçar controles de exportação de GPUs usadas em inteligência artificial e atender pressões dos EUA por mais segurança