iPhone sem carregador: venda é suspensa no Brasil

iPhone sem carregador

iPhone sem carregador é motivo de cassação de vendas, o que inclui modelos a partir do iPhone 12 que não incluam o adaptador de energia na caixa; Apple irá recorrer

Na terça-feira (6), o Ministério da Justiça determinou a suspensão imediata das vendas de iPhones sem carregador em todo o Brasil. Publicado no Diário Oficial da União, a cassação das vendas inclui modelos a partir do iPhone 12 que não incluam o adaptador de energia na caixa. Além disso, em caso de descumprimento da ordem, a Apple será multada em R$ 12,2 milhões.

Venda de iPhone sem carregador

Conforme o Ministério, a ausência do carregador não “demonstrou ação efetiva de proteção ambiental”. E esta é a principal alegação da Apple para remover o acessório com o lançamento do iPhone 12 em outubro de 2020. Sendo assim, nos meses seguintes, empresas como Xiaomi e Samsung adotaram a mesma estratégia.

Agora, a Secretaria Nacional do Consumidor acusa a Apple de prática abusiva e venda casada. Ou seja, neste caso o carregador é uma peça vital para o funcionamento dos dispositivos eletrônicos da marca.

Ainda na terça, a Samsung comunicou que seus mais recentes celulares dobráveis da linha Galaxy Z serão enviados com carregador na caixa. A medida da Samsung pode impactar o lançamento de seus próximos celulares no Brasil.

iPhone 14

Por outro lado, vale destacar que a decisão do Ministério da Justiça ocorreu exatamente na véspera do anúncio dos novos iPhone 14, modelos de última geração que também são esperados sem adaptador de energia incluso na caixa.

Comunicado da Apple

Por fim, em comunicado à imprensa, a Apple disse que já teve resposta positiva em vários recursos sobre o assunto no Brasil e está confiante que agora não será diferente. E afirmou ainda que há várias opções de carregadores que podem ser comprados por seus clientes.

*Foto: Reprodução

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Murillo Vianna retorna à gestora Angra Partners

O executivo, que já operou em casos de reestruturação, chega para fortalecer a área de venture capital da empresa No último mês, segundo informações apuradas...

Renato Conill comenta as principais categorias do automobilismo

O ex-piloto gaúcho comenta as divisões do esporte e sua variedade de experiências para pilotos e fãs Segundo o estatuto da Confederação Brasileira de Automobilismo...

Casa inteligente: como ter uma a partir de 5 produtos

Casa inteligente pode contar com itens como Alexa, lâmpada inteligente, e muito mais; confira a lista completa Atualmente, a tecnologia torna-se cada vez mais presente...