28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária começa hoje

Semana de Tecnologia Metroferroviária

Semana de Tecnologia Metroferroviária é um dos mais importantes congressos técnicos do setor no Brasil

Nesta terça-feira (13), começa a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), considerada um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário. O evento acaba na sexta-feira (16).

Semana de Tecnologia Metroferroviária

Promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), esta edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária possui como tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”. Além disso, a semana será presencial, na sede do Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP). Porém, desde 2020, a iniciativa também mantém o formato on-line.

Inscrições

As inscrições seguem disponíveis, assim como toda a grade de programação, no site do evento. Além disso, jornalistas interessados na cobertura da Semana de Tecnologia devem se credenciar pelo e-mail [email protected]. Contudo, o evento será híbrido e os veículos que forem cobrir receberão voucher para credenciamento que dará acesso à plataforma de transmissão e ao evento presencial.

Palestrantes

Serão mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais, divididos em salas técnicas, workshops, painéis e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e cargas sobre trilhos. Nos quatro dias de evento, o congresso também contará com a METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras e apoiadoras estarão expondo os seus produtos, serviços e soluções, por meio das Business Islands.

Grade da Semana de Tecnologia

Os quatro dias de feira estarão organizados da seguinte maneira:

Primeiro dia (13), terça-feira

Abertura do congresso, entrega do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); palestras de Sandra Holanda, secretária Nacional de Mobilidade, Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional e do arquiteto e urbanista Ayrton Camargo, diretor da AEAMESP, que abordará o tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”.

Nos dias 14, 15 e 16 acontecerão apresentações de trabalhos técnicos, sessões, painéis e workshops.

Segundo dia (14), quarta-feira

As sessões: ALAMYS; 5ª Sessão Internacional que debaterá o tema “Tecnologias e tendências ferroviárias: daqui a dez anos!”; Centro de Serviços Compartilhados da Companhia do Metrô-SP; Lições dos tempos de pandemia: inovações no âmbito da manutenção; Metrô SP – Trilha de formação agente de segurança e UNICONECTA – Colaborar e inspirar boas práticas em rede e Transformação do modelo de gestão na CPTM.

Os workshops: BIM – Sessão contratantes e BIM – Sessão Experiências e Práticas; Thales – Técnicas de ciber-segurança, aplicadas a Centros de Controle Metroferroviários; CAF – Leadmind: otimização da manutenção e operação através do monitoramento contínuo do material rodante e Tramontina –  Normas, classes, soluções e aplicações em instalações elétricas de sobrepor.

Terceiro dia (15), quinta-feira

Os seminários: 3º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários e o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário.

Os workshops: BYD Skyrail – Acompanhamento remoto de testes em fábrica: uma solução para os impactos da pandemia; Tramontina – Instalações elétricas aparentes – A utilização de conduletes de alumínio no setor metroferroviário e Frauscher – O sistema contador de eixos Frauscher Fadc, suas funcionalidades e vantagens para a sinalização ferroviária.

Quarto dia (16), sexta-feira

As sessões: UITP; ESG-Environment, Social & Governance; Apresentação do Projeto da Linha 16-Violeta Metrô SP; Lições da 28ª STMF com a visão de “Mais trilhos para o futuro do Brasil” e palestra do Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo – Marco Antonio Assalve.

Os workshops: EGIS – BIM by Egis aplicado à infraestrutura de transportes; Linha Uni – Projeto Estação Santa Marina da Linha 6-Laranja e NT Expo – Inovações que transformam o negócio de ferrovias.

A STMF reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Por fim, também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

*Foto: Reprodução

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

5ª edição do Wine in Búzios vai até dia 9 de junho

Festival de vinhos ocorre na Praça Santos Dumont, no centro da cidade litorânea O tradicional festival de vinhos Wine in Búzios está em sua quinta...

Celeiro de startups: Brasília se torna berço da inovação no país

Celeiro de startups possui potencial para oferecer soluções tecnológicas transformadoras Recentemente, Brasília virou notícia por ser reconhecida como o berço da inovação no Brasil. Isso...

Inventário de imóvel: por onde começar?

A prática é obrigatória e pode ter consequências para quem descumprir esse processo O inventário existe para partilhar um imóvel deixado de herança, podendo ser...