Usina de reciclagem de baterias será construída na Alemanha

Usina de reciclagem de baterias

Usina de reciclagem de baterias é apoiada pela Porsche, e pretende processar até 30 mil toneladas de baterias de veículos elétricos por ano a partir de 2026

A startup Cylib, apoiada pela montadora Porsche, está construindo uma grande usina de reciclagem de baterias na Alemanha. O objetivo é reduzir o desperdício de baterias de veículos elétricos que chegaram ao fim de sua vida útil.

Usina de reciclagem de baterias

A instalação da nova usina de reciclagem de baterias vai ser construída em Dormagen, no estado federal da Renânia do Norte-Vestfália, e terá capacidade para processar até 12 mil toneladas métricas de baterias anualmente.

Trata-se da maior instação de reciclagem de baterias de íons de lítio da Europa, com capacidade de reciclar quase 30 mil toneladas de baterias por ano. Esse montante ultrapassa a atual maior planta, a Hydrovolt, uma joint venture entre a fabricante sueca Northvolt e a empresa norueguesa Hydro.

E o Brasil?

Ainda sobre os íons de lítio, o empresário industrial Ernesto Heinzelmann explica que a demanda por este minério deverá continuar a crescer e se multiplicar ainda mais nos próximos 20 anos. E pode ser uma boa oportunidade para o Brasil que possui grandes reservas adentrar este mercado.

Investimento

Para a construação da usina será necessário um investimento de mais de 180 milhões de euros (R$ 1,1 bilhões) e cobrirá uma área de 236 mil pés (cerca de 72 quilômetros) quadrados.

Parceria

A Porsche investiu na startup como parte de uma rodada de financiamento e utilizará as baterias recicladas produzidas pela Cylib. Além disso, a montadora também está colaborando com seus investidores na industrialização de processos e parcerias comerciais.

Um terreno abandonado no Chempark foi escolhido para se transformar em um espaço industrial. Vale dizer que o local já abrange cadeias de suprimentos relevantes para a indústria química, o que torna a localização estratégica.

Início da operação

A startup planeja o início da operação para 2026, e que tenha uma produção em escala industrial para constituir uma infraestrutura de bateria potente na Europa.

Vale destacar ainda que a reciclagem de baterias é um primeiro passo importantíssimo na economia circular, tendo um impacto ambiental reduzido.

Sobre a Cylib

A Cylib foi fundada em 2022 pela empreendedora alemã Lilian Schwich, seu marido Gideon Schwich e Paul Sabarny. A iniciativa contempla técnicas avançadas de recuperação de lítio e grafite à base de água para reaproveitar materiais de baterias em fim de vida.

Recentemente, a startup levantou 55 milhões de euros em financiamento, com investidores incluindo a Porsche Ventures, Bosch, DeepTech & Climate Fonds e a World Fund.

Fonte: Foto de freepik na Freepik

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Tela LTPO+ pode mudar cadeia de fornecedores do iPhone 18 Pro

Rumores apontam avanço tecnológico nos painéis OLED, impacto direto na bateria e possível saída de fabricante chinesa da linha Pro

Robôs com inteligência artificial passam a integrar o controle do trânsito em cidades chinesas

Humanoides conhecidos como Robocop já auxiliam a organização das ruas, identificam infrações e reduzem a carga de trabalho da polícia em grandes centros urbanos

Linus Torvalds vê inteligência artificial como apoio ao código, não como substituta do programador

Criador do Linux relata experimento pessoal com IA generativa, adota prática conhecida como vibe coding e reforça que o kernel permanece fora desse tipo de abordagem