Programa Green Sampa: UCCI premia iniciativa

Programa Green Sampa

Programa Green Sampa ficou entre os projetos que transformam e impactam positivamente a cidade e a qualidade de vida da população, com foco em inovação conectada à sustentabilidade

Nesta semana, o Programa Green Sampa, da Prefeitura de São Paulo, foi reconhecido como a segunda melhor iniciativa em sustentabilidade das cidades Ibero-Americanas. A premiação foi realizada pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), criada para avaliar as iniciativas transformadoras que impactam positivamente na cidade e na qualidade de vida da população, com foco na inovação conectada à sustentabilidade.

Programa Green Sampa

Já a execução fica a cargo da Ade Sampa, agência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Além disso, o programa Green Sampa foi avaliado por critérios como: inovação, relevância, viabilidade prática, resultados e impactos, replicabilidade e sustentabilidade. A premiação contou ainda com apoio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso:

“Os governos, de diversas esferas, têm se preocupado cada vez mais em realizar ações que promovem a sustentabilidade. O programa Green Sampa surgiu de um longo planejamento de como a Prefeitura de São Paulo poderia apoiar o setor. Quando lançamos o programa, nosso objetivo era transformar São Paulo no maior e mais importante hub de negócios ambientais e cleantechs na América do Sul, acolhendo empresas e investidores do mundo todo, gerando empregos e oportunidades para empreendedores de todos os portes na cidade. São prêmios como esse que mostram que todo o nosso esforço e trabalho não têm sido em vão. Hoje contamos com o primeiro centro de inovação verde, startups mapeadas, aceleradas e fortalecidas, todas trabalhando para uma São Paulo cada vez mais sustentável.”

2º lugar do Prêmio de Inovação Ibero-Americana UCCI

O segundo lugar do Prêmio de Inovação Ibero-Americana UCCI recebe 5 mil euros para apoiar uma visita técnica do projeto vencedor em Lima, capital do Peru. E ainda terá direito a espaço para divulgação das experiências através das redes institucionais da UCCI e diploma de reconhecimento. O primeiro lugar foi para o Instituto Universitário de Investigação “Ortega y Gasset”, que fica em Madri, na Espanha.

Fortalecimento da sustentabilidade junto às startups tecnológicas

Contudo, o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira destaca que o reconhecimento da UCCI só confirma como é importante o papel do programa Green Sampa no fortalecimento da sustentabilidade com apoio das startups de tecnologias verdes.

“Receber esse prêmio renomado reafirma que estamos no caminho certo ao buscarmos estimular ainda mais essas ações com grande potencial de transformação.”

Hub Green Sampa

O hub fica dentro do Centro de Inovação Verde Bruno Covas, na Rua Sumidouro, 580, dentro da Praça Victor Civita, em Pinheiros. O espaço integra o programa Green Sampa e incentiva o desenvolvimento econômico sustentável da cidade de São Paulo. Além disso, o equipamento fica no histórico prédio do incinerador, onde antigamente era feita a queima de lixo na capital e agora passa a ser um local de sustentabilidade.

A iniciativa, por meio da Ade Sampa, promove encontros que discutem o desenvolvimento sustentável entre a esfera pública e a civil.

Aceleração Green Sampa

O programa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders e oferta chamadas para aceleração e residência para qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócio e demodays.

Seleção de startups

Hoje, o programa está com inscrições abertas para a seleção de startups que desenvolvam ou queiram atuar em negócios com foco nas soluções de economia sustentável.

Os interessados têm até 8 de julho para se inscreverem pelo site da Ade Sampa. Serão selecionadas 30 iniciativas para um processo de aceleração e residência, com trilhas específicas conforme o estágio de maturidade do negócio.

*Foto: Reprodução

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

ANS participa de iniciativa sobre IA

ANS participa de projeto que desenvolverá soluções digitais para melhoria da qualidade e do custo de serviços públicos A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)...

Healthtech Laura e a transformação digital

Healthtech Laura se alinha a era da transformação, trazendo benefícios para a sociedade e comunidade médica, ao fornecer insumos valiosos para tomada de decisão...

Helicópteros espaciais em Marte: Nasa comenta o envio

Helicópteros espaciais em Marte, segundo afirmação da Agência Espacial Norte Americana, aeronaves são inspiradas no modelo Ingenuity e serão enviadas para a superfície do...