Nova Era geológica na Lua: Ação humana pode dar origem

Nova Era geológica na Lua: Ação humana pode dar origem

Nova Era geológica na Lua é estudada por antropólogos e geólogos da Universidade de Kansas

A força humana é a principal responsável pelas mudanças no ambiente da Lua e é preciso reconhecê-las. É o que diz um novo estudo de antropólogos e geólogos da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, de que é necessário declarar o Antropoceno Lunar, uma nova era geológica.

De acordo com Justin Holcomb, autor principal do novo estudo, a ideia é parecida com a discussão do Antropoceno na Terra, ou seja, a exploração do quanto os humanos afetou o planeta. Segundo ele, “o consenso é que, na Terra, o antropoceno começou em algum momento no passado, seja centenas de anos atrás, seja na década de 1950”.

Nova Era geológica na Lua

Para eles, a nova era geológica na Lua, o Antropoceno Lunar, já começou. “Mas queremos prevenir danos massivos ou um atraso do seu reconhecimento até podermos medir um halo lunar significativo causado pelas atividades humanas, que seria tarde demais”, disse.

Contudo, a primeira perturbação de origem humana causada na Lua ocorreu em 13 de setembro de 1959, quando a espaçonave da missão soviética Luna 2 se chocou com a superfície lunar. Desde então, centenas de outras missões — tripuladas e robóticas — pousaram em nosso satélite natural.

Impacto dos rovers

Além disso, o autor destaca que o impacto dos rovers, módulos de pouso e movimentos humanos causam perturbações significativas no regolito lunar. “No contexto da nova corrida espacial, a paisagem lunar vai ser completamente diferente em 50 anos”, acrescentou.

Antropoceno Lunar

A equipe considera que o Antropoceno Lunar é uma maneira de dar destaque ao possível impacto negativo humano na Lua. No entanto, eles ressaltam que esta também pode ser uma forma de chamar a atenção para a vulnerabilidade de lugares por lá que têm valor histórico e antropológico, porém, sem proteções legais e políticas.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature Geoscience.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/foto-de-paisagem-de-uma-lua-cheia-branca-com-a-cor-preta-no-fundo_9991164

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

5ª edição do Wine in Búzios vai até dia 9 de junho

Festival de vinhos ocorre na Praça Santos Dumont, no centro da cidade litorânea O tradicional festival de vinhos Wine in Búzios está em sua quinta...

Celeiro de startups: Brasília se torna berço da inovação no país

Celeiro de startups possui potencial para oferecer soluções tecnológicas transformadoras Recentemente, Brasília virou notícia por ser reconhecida como o berço da inovação no Brasil. Isso...

Inventário de imóvel: por onde começar?

A prática é obrigatória e pode ter consequências para quem descumprir esse processo O inventário existe para partilhar um imóvel deixado de herança, podendo ser...