IoT e a telefonia celular sem fio também é pautada nas assinaturas globais de IoT representam cerca de 3,4 bilhões, e a previsão é atingir 5,2 bilhões em 2029;
A indústria de telecomunicações sem fio experimentou vem crescendo cada vez mais. Prova disso é que no segundo trimestre de 2024, ela foi impulsionada pelo aumento contínuo do ecossistema da Internet das Coisas (IoT), afirmou a 5G Americas, a voz do 5G e além nas Américas.
IoT e a telefonia celular sem fio
Segundo dados da 5G Americas e da Omdia, a IoT e a telefonia celular sem fio estão atingindo um certo patamar de sucesso. Prova disso é que as assinaturas globais de IoT atualmente somam 3,4 bilhões, complementadas por 6,7 bilhões de assinaturas de celulares. E à medida que os dispositivos de IoT conectados ao 4G LTE são atualizados para tecnologias flexíveis de IoT habilitadas para 5G, como a 5G RedCap (Reduced Capability), novos aprimoramentos oferecem aos operadores de rede de benefícios, como maior eficiência energética e de rede. Devido a essas melhorias, previsões globais sugerem que as assinaturas de IoT poderão atingir 5,2 bilhões. Enquanto isso, as assinaturas de smartphones saltarão para 8,2 bilhões até 2029.
A influência mundial do 5G
Atualmente, a rede 5G é mais do que apenas um celular. No caso das empresas ainda há a versatilidade da quinta geração móvel em uma variedade de usos. Isso compreende os dispositivos conectados à Internet das Coisas, como sensores, câmeras e muitas outras soluções em redes 5G públicas e privadas.
No geral, no segundo trimestre deste ano, a adoção global de conexões 5G passou dos dois bilhões, com a adição de 192 milhões de novas conexões globais. Para o futuro, conforme dados da Omdia, as conexões globais de 5G alcançarão 8,6 bilhões até 2029. Como parte de todas as tecnologias celulares sem fio, estima-se que a 5G corresponda a 59% das redes de acesso globais até 2029.
5G na América do Norte
No último trimestre, as conexões 5G na América do Norte totalizaram 242 milhões, o que corresponde a 34% de todas as conexões celulares sem fio. Por sua vez, a adição de 23 milhões de novas conexões 5G representa um crescimento de 11% trimestre a trimestre. Até 2029, as conexões 5G na América do Norte estão projetadas para bater os 761 milhões, representando 84% de todas as tecnologias de acesso celular sem fio.
América Latina
Na América Latina o cenário é de um sólido crescimento nas conexões de 4G LTE e 5G, adicionando três milhões de novas conexões LTE, totalizando 592 milhões em toda a região, representando 74% de todas as tecnologias de acesso celular sem fio no segundo trimestre de 2024. Além disso, a região segue adotando a revolução 5G com a adição de dez milhões de novas conexões 5G, alcançando um total de 57 milhões de conexões 5G, refletindo uma taxa de crescimento constante de 21%.
Implantação de redes
Em relação à implantação de redes, o número global de redes 5G implantadas agora ultrapassou o ritmo das implantações de redes 4G LTE no mesmo ponto do ciclo tecnológico. Hoje, existem 329 redes comerciais 5G em todo o mundo, um número que deve crescer juntamente com os investimentos expressivos contínuos em infraestrutura 5G globalmente.
Número de implantações
O número de implantações de redes 5G e 4G LTE até 16 de setembro de 2024, pode ser observado abaixo:
5G:
- Global: 329
- América do Norte: 17
- América Latina e Caribe: 47
4G LTE:
- Global: 710
- América do Norte: 18
- América Latina e Caribe: 133
Dados de assinaturas
Os dados de assinaturas e previsões são fornecidos pela Omdia e os dados de implantação pela 5G Americas e TeleGeography (GlobalComm).
Sobre a 5G Americas
A 5G Americas é um conglomerado da indústria formado pelos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações, cuja missão é facilitar e promover o avanço da 5G, e depois da 6G, em todo o continente americano. A 5G Americas desenvolve uma comunidade sem fio conectada, além de liderar o desenvolvimento da 5G nas Américas. A 5G Americas possui sede em Bellevue, Washington.
Fonte: Foto de rawpixel.com na Freepik