Feira do Conhecimento 2023: Íris comemora 4 anos de ações voltadas à inovação

Feira do Conhecimento 2023: Íris comemora 4 anos de ações voltadas à inovação

Feira do Conhecimento 2023 teve programação com uma série de painéis e mini palestras para fomentar temas relacionados à inovação no setor público

O Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Ceará chega a quatro anos de atividade, fomentando a inovação no Governo do Ceará e disseminando conceitos, expertises e experiências sobre inovação no setor público no Brasil. Em comemoração a mais um aniversário, o laboratório esteve na Feira do Conhecimento 2023, realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O evento ocorreu de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará.

Feira do Conhecimento 2023

A Feira do Conhecimento 2023 contou com o painel: “Inovação Social: um olhar para a cidadania”, com a primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas; a empreendedora social, Dora Andrade; o empreendedor e líder social, Rutênio Florencio; a especialista em negócios de impacto e filantropia, Bia Fiuza; e o economista Célio Melo. O painel “Transformação Digital com foco nas pessoas” também faz parte do evento, composto pela coordenadora-geral do Íris, Karine Gurgel; o cientista-chefe da Transformação Digital, Danielo Gomes; o influenciador digital e ativista social, Eduardo Suricate; o especialista em desenvolvimento digital Julian Najlese; e o especialista em Tecnologias de Interesse Público, Uirá Porã.

Mais próximo da população cearense

Além disso, para a coordenadora-geral do Íris, Karine Gurgel, essa é uma oportunidade do Íris estar mais perto da população cearense. “É um momento em que poderemos escutar as pessoas, estarmos perto de suas necessidades e também apresentarmos o trabalho que o Íris tem realizado no Ceará. Além disso, estaremos próximos e em debate com parceiros do laboratórios e interessados na inovação pública”.

4 anos do Íris

A comemoração de 4 anos do Íris na Feira do Conhecimento contou também com os painéis: “LGPD no setor público: Era dos Dados e responsabilidade com as pessoas”, com a procuradora geral do Estado, Lorena Damasceno, o coordenador da área de Tecnologia na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Marcos Henrique Almeida, e o presidente da Comissão de Direito Digital, Inovação e Startups da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), João Araújo; “Compras públicas de inovação”, com coordenador de pesquisa, inovação e gestão da informação no Tribunal de Contas do Ceará, Raimir Holanda, o professor associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jerffeson Teixeira de Souza, e o CEO da Casa Azul Ventures, André Filipe Dummar.

Inovação no setor público

Por sua vez, a feira contou com um debate em torno da inovação no setor público por meio dos painéis “Linguagem Simples: aproximando governo de cidadãs e cidadãos”, com a procuradora da Fazenda Nacional, Joana Araújo, o gerente de Pesquisa e Inovação no Instituto Plácido Castelo, Paulo Alcântara, e a fundadora e coordenadora do Linguagem Simples Lab, com Joseane Aparecida Corrêa; “Cultura da Inovação: o exemplo da Amazon”, com o Gerente de Desenvolvimento de Negócios para Setor Público na Amazon Web Services (AWS), Rubem Saldanha; e “Nuvem e Inteligência Artificial na Era Digital: o que dizem as pesquisas”, com o Líder Regional da Amazon Web Services para Setor Público no Norte/Nordeste, Ronaldo Abath.

Stand “Íris 4 anos”

Para conhecer o dia a dia, a equipe e o trabalho do laboratório, o Íris também promoveu uma programação de mini palestras em um dos stands da Feira do Conhecimento. Entre os temas, que foram abordados no stand: “Design para Serviço Público”, “Política Estadual de Linguagem Simples: perspectiva do Design”, “Linguagem Simples”, “Branding como estratégia de Inovação”, “Quem é quem no laboratório de inovação?”, “Metodologias Ágeis”, “Metrificação da pobreza”, “Blockchain: estudo de caso do mel de abelha” e “Python para produção e análise de mapas”.

Prêmio Olhar do Futuro

Mais uma ação comemorativa aos quatro anos do Íris foi o Prêmio Olhar do Futuro, que reconheceu relevantes inovações no setor público, de melhoria à qualidade de vida das cidadãs e dos cidadãos cearenses.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-inovacao-de-design-plano-desenhado-a-mao_20904403

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Estrelas interrompem formação de planetas, segundo flagra de James Webb

Estrelas brilhantes parecem prejudicar a nebulosa de Órion Novas observações do telescópio James Webb sugerem que algumas estrelas brilhantes parecem prejudicar a formação de planetas...

Vinícola urbana em Pinheiros: Saiba como funciona

Vinícola urbana em Pinheiros funciona também como hub para reunir pessoas e democratizar o consumo do vinho Na esteira do processo de verticalização da cidade,...

Pix no cartão de crédito: Como funciona modalidade recente?

Pix no cartão de crédito é prático; mas tem riscos; possibilidade de pagamento pode levar o consumidor à inadimplência; entenda como Com a crescente popularidade,...