Competição regional de inovação: Jovens aprendizes do Senai de Criciúma participam

Competição regional de inovação

Competição regional de inovação, o Grand Prix de Inovação, teve início na quarta-feira com a final sendo realizada nesta sexta (23)

Uma corrida aberta onde o principal objetivo é trazer soluções inovadoras para os desafios reais da indústria, O Grand Prix de Inovação do Senai Criciúma teve início na quarta-feira (21) e segue até esta sexta-feira (23). A feira de inovação desafia os jovens aprendizes do Senai a encarar o desafio voltados à temática do setor têxtil.

Competição regional de inovação

Além disso, a competição regional de inovação foi apresentada aos alunos na manhã de ontem, com abordagem do tema: “Como uma empresa de confecção pode gerir ou tratar eficientemente seus resíduos têxteis, afim de minimizar o impacto ambiental e promover a sustentabilidade, considerando as diretrizes do ESG?”.

Ketlin Goulart de Medeiros, supervisora dos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI de Criciúma, enaltece o evento:

“O Grand Prix é uma corrida aberta com duração de 20 horas, em que equipes chamadas de escuderias criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para desafios reais da indústria. O diferencial deste ano é que foi feita uma seletiva entre os 600 jovens que estão matriculados nos cursos de Aprendizagem Industrial do Senai de Criciúma. Com isso, foram classificadas as seis melhores entregas a fim de que essas escuderias participassem do Grand Prix Regional. São seis escuderias, com cinco participantes cada, totalizando 30 aprendizes participando do evento.”

Participantes da iniciativa

Estão participando da iniciativa os cursos de Aprendizagem Industrial de Mecânico Industrial das empresas Librelato e Carbonífera Metropolitana, Aprendizagem Industrial de Pedreiro de Edificações da empresa Construtora Fontana e Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Librelato, Vanelise, SESI e La Moda.

Etapas do processo

O encontro de inovação é dividido em três momentos. O primeiro dia consiste em um processo de imersão com um especialista técnico da área. Este ano será a Cibele Mezzari, coordenadora de sustentabilidade da La Moda e visita in loco, na própria empresa.

No segundo dia haverá a cocriação e prototipação e, por fim, nesta sexta-feira, a apresentação para uma banca de juris especialistas.

Indústrias

A La Moda é uma das indústrias referências do segmento têxtil da região Sul e possui na sua essência uma preocupação quanto às questões sociais e ambientais. Ketlin explica esses pontos alinhados à parceria já existente entre empresa e Senai, “que fizeram com que convidássemos a empresa para atuar como mentora do evento, apoiando às equipes com orientações técnicas. Lembrando que a dor abordada não é apenas da La Moda, e sim algo latente para as demais indústrias da região”.

A supervisora disse também que o propósito do SENAI, enquanto instituição de ensino, é “elevar o Programa de Aprendizagem Industrial para além do cumprimento da cota, tornando-se uma importante estratégia para diminuir o apagão de mão de obra qualificada nas indústrias de SC”.

Metodologia

Ela explica que para isso ocorrer foi necessário alinhar a metodologia de ‘aprender na prática’ com situações reais das indústrias e instigam os jovens aprendizes a pensar além da sala de aula, a se desafiarem e perceberem que são capazes.

“São atividades e desafios como estes que promovem criatividade, empreendedorismo, inovação e colaboram com o desenvolvimento técnico e socioemocional da nova geração.”

Encerramento

O evento de encerramento do Grand Prix será hoje, a partir das 19h, no auditório do SENAI Criciúma, onde a banca de especialistas irá avaliar os trabalhos apresentados e as soluções criadas pelos grupos.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Johannes Plenio – unsplash.com/pt-br/fotografias/fmTde1Fe23A)

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Murillo Vianna retorna à gestora Angra Partners

O executivo, que já operou em casos de reestruturação, chega para fortalecer a área de venture capital da empresa No último mês, segundo informações apuradas...

Vinícola urbana de Florença se destaca por sua liderança feminina

Vinícola urbana de Florença é a primeira neste segmento na região; conheça mais sobre o empreendimento da cidade italiana Uma das cidades mais importantes da...

Renato Conill comenta as principais categorias do automobilismo

O ex-piloto gaúcho comenta as divisões do esporte e sua variedade de experiências para pilotos e fãs Segundo o estatuto da Confederação Brasileira de Automobilismo...