Cache no Android: confira como limpar

Cache no Android: confira como limpar

Limpar cache no Android é um truque simples que melhora o desempenho do smartphone

Limpar o cache no Android é um truque simples que melhora o desempenho do smartphone. Isso porque alguns travamentos e erros nos aplicativos podem ser resolvidos com a limpeza dos arquivos temporários, e o sistema operacional apresenta um caminho simples para isso.

Cache no Android

Em primeiro lugar, o cache é um tipo de arquivo temporário com a função de armazenar informações e dados sobre o acesso em sites ou aplicativos. Esses arquivos são usados para agilizar o carregamento e disponibilizar esses conteúdos rapidamente em novas utilizações, conforme as preferências do usuário. E neste artigo você vai aprender como limpar o cache no Android.

Em suma, quando você acessa muitas vezes a mesma página da internet, o navegador começa a armazenar alguns dados do site em cache, como imagens e banners. Além disso, ao abrir um app como a Netflix, por exemplo, a interface usará os arquivos temporários para sinalizar suas séries preferidas e usos mais recentes.

Sendo assim, os dados em cache mais antigos são substituídos por novos. Porém, o dispositivo nunca deixa de armazenar esse conteúdo em aparelhos eletrônicos. Portanto, em alguns casos, limpar os arquivos temporários pode ser uma solução de curto prazo para liberar espaço de armazenamento no celular, tablet ou computador.

Qual o benefício de limpar o cache?

Limpar o cache do Android pode ter vantagens diretas em dois aspectos: para liberar a memória e para melhorar a performance do aparelho.

Contudo, ferramentas de limpeza sugerem remover esses dados para liberar espaço na memória interna do aparelho. No entanto, essa é uma solução de curto prazo até que os apps voltem a produzir cache. A recomendação é sempre remover outros itens, como apps, imagens e vídeos pesados.

Com a limpeza de cachê, você cria um efeito direto para melhorar o desempenho de aplicativos no Android. Alguns dos arquivos antigos podem estar corrompidos e causam erros ao abrir um app. Sendo assim, a alternativa é removê-los. Você pode notar uma demora para carregar informações inicialmente, mas a medida pode resolver o problema recorrente.

Onde tem cache para limpar?

No Android, é possível remover arquivos temporários de aplicativos em geral e de navegadores. No caso dos apps, o processo é feito pela configuração do sistema, já o cache dos navegadores é removido internamente nos respectivos aplicativos.

Qual a diferença entre limpar o cache e limpar dados?

Ao acessar a tela de armazenamento dos apps no Android, você encontrará duas opções: limpar cache ou limpar os dados. Pode parecer confuso, mas existem algumas diferenças.

  • Limpar cache: remove arquivos temporários, como preferências de uso;
  • Limpar dados: apaga informações de login e outros arquivos permanentes vinculados ao app. No caso do Spotify ou de outros serviços de streaming, limpar os dados também remove as músicas baixadas.

Como limpar o cache do celular Android

  • Abra as configurações do Android;
  • Selecione “Aplicativos”;
  • Escolha um dos apps instalados;
  • Acesse a aba “Armazenamento”;
  • Por fim, toque em “Limpar cache”.

No navegador

O processo para limpar o cache de navegadores varia conforme cada aplicativo da categoria. Confira o passo a passo do Google Chrome:

  • No Chrome, toque no ícone de três pontos e selecione “Configurações”;
  • Depois, toque em “Privacidade e segurança”;
  • Em seguida, pressione “Remover dados de navegação”;
  • Marque a opção dos arquivos em cache e pressione “Remover dados”.

Por fim, o caminho é similar à versão do Chrome nos computadores.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Paul Hanaoka)

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Murillo Vianna retorna à gestora Angra Partners

O executivo, que já operou em casos de reestruturação, chega para fortalecer a área de venture capital da empresa No último mês, segundo informações apuradas...

Vinícola urbana de Florença se destaca por sua liderança feminina

Vinícola urbana de Florença é a primeira neste segmento na região; conheça mais sobre o empreendimento da cidade italiana Uma das cidades mais importantes da...

Renato Conill comenta as principais categorias do automobilismo

O ex-piloto gaúcho comenta as divisões do esporte e sua variedade de experiências para pilotos e fãs Segundo o estatuto da Confederação Brasileira de Automobilismo...