ANS participa de iniciativa sobre IA

ANS

ANS participa de projeto que desenvolverá soluções digitais para melhoria da qualidade e do custo de serviços públicos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está participando de uma iniciativa no setor público. O objetivo é o desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) que possam ter impacto positivo sobre a qualidade e o custo dos serviços públicos prestados ao cidadão.

ANS e a inteligência artificial

A ideia é que startups apresentem propostas para quatro desafios tecnológicos da ANS:

  • Analista de reclamação digital de clientes de operadoras de saúde;
  • Assistente de alteração de dados cadastrais para entidades reguladas;
  • Inteligência na análise qualitativa de contribuições da sociedade;
  • Inteligência Artificial no ressarcimento ao SUS.

Mas, para o desenvolvimento das soluções, startups interessadas deverão participar de uma seleção pública intitulada “Soluções de Inteligência Artificial para o Poder Público”. Ela é promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Ministério da Economia e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também terão quatro desafios cada, completando os 12 da seleção. O edital para a seleção pública foi publicado no dia 2/08/2022 e está disponível no site da Finep.

Propostas

As propostas devem ser elaboradas por startups, conforme os requisitos estipulados no edital, e podem ser enviadas até 12 de setembro. Contudo, os candidatos terão que indicar claramente os problemas públicos por trás de cada desafio, e das informações necessárias para estruturar a contratação das soluções. Os melhores projetos apresentados para cada desafio tecnológico serão apoiados.

O resultado será divulgado no dia 9 de dezembro. O valor de cada proposta varia conforme o desafio tecnológico, sendo que o maior valor é de R$ 3,6 milhões. Porém, será exigida contrapartida financeira das startups de acordo com seu faturamento, sendo o mínimo de 1% do valor pleiteado.

4 webnários

Para a divulgação e instrução às startups, estão previstos quatro webinários. O primeiro foi feito pela Finep ontem (11) para passar instruções gerais às empresas interessadas sobre o processo seletivo. Já os outros três eventos devem ocorrer entre amanhã (12) e dia 15. A coordenação é da ENAP com a ANS, a Anvisa e o Mapa, para apresentar mais informações sobre os desafios tecnológicos propostos.

Plano de Transformação Digital da ANS

A participação da ANS na chamada pública “Soluções de Inteligência Artificial para o Poder Público” ocorreu por conta do projeto de transformação digital iniciado pela reguladora em 2015. Na época, o objetivo era melhorar a qualidade dos serviços prestados utilizando a tecnologia como meio para alcançar melhores experiências. O Projeto ANS Digital já obteve sólidos resultados com impactos positivos para o setor de saúde suplementar.

*Foto: Reprodução

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Bateria de íons de sódio tem recarga mais rápida a partir de teste sul-coreano

Bateria de íons de sódio, segundo testes de grupo de pesquisadores da Coreia do Sul, é capaz prover uma recarga em poucos segundos, além...

Unidades de conservação estadual: Tecnologia reforça monitoramento

Unidades de conservação estadual envolvem 85% do território preservado Atualmente, o estado do Acre está 85% preservado. Neste caso, a gestão prioriza o meio ambiente...

Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele, esta é uma pergunta que tem vindo muito à tona em se tratando do universo da beleza; mas o...