Xbox em discos: modalidade não funcionará mais no Brasil

Xbox em discos

Xbox em discos não serão mais lançados no país, pelo menos quando se trata dos exclusivos da marca

No começo do mês, a Microsoft respondeu sobre relatos de que os jogos de Xbox não serão mais lançados em mídia física no Brasil, pelo menos quando se fala dos exclusivos da marca. Isso ocorreu após a publicação de um varejista indicando o fim da produção de jogos eletrônicos em disco para o videogame no país. Sendo assim, a empresa indicou, em comunicado enviado ao portal Canaltech, que a partir de agora os títulos estarão disponíveis em formato digital.

Xbox em discos

Além disso, a informação começou a circular nas redes sociais, depois que a loja Anime Jogos, de Taguatinga (DF), publicar sobre o assunto no Instagram. Na postagem, a varejista cita contatos com distribuidores e confirma que games bastante esperados para as próximas semanas, como Hogwarts Legacy e o remake de Resident Evil 4, já não terão Xbox em discos em nosso país.

Lançamento Dead Space

Contudo, o problema também foi indicado em outro lançamento recente. Trata-se do Dead Space, cujo remake chegou ao país apenas com edição em disco para o PlayStation 5. Enquanto isso, no caso dos títulos da Warner e Capcom, apenas pré-vendas de versões para consoles da Sony estavam disponíveis no formato físico na maior parte das lojas. Ou seja, mais um indicativo de que algo de errado estaria ocorrendo com a distribuição nacional de games para Xbox.

Motivo

De acordo com a varejista taguatinense, o motivo tem relação com as baixas vendas dos jogos em disco para o console da Microsoft diante do sucesso de serviços como o Game Pass. Todavia, vale lembrar também que, no Brasil, o Xbox Series S — que não possui drive de disco — representa a opção mais em conta da geração atual, o que pode ter levado a um desinteresse por jogos físicos.

Comunicado da Microsoft

Em comunicado, a Microsoft deu poucos detalhes, aparentemente restritos a seus jogos exclusivos. Além disso, a companhia não fala diretamente no fim das mídias físicas como um todo nem cita games de desenvolvedoras parceiras. E afirmou apenas que seus títulos, a partir de agora, estarão disponíveis em códigos digitais ou no dia do lançamento por meio do Game Pass.

Justificativas

Ainda segundo o Canaltech, a Microsoft não foi além em suas justificativas:

“Em Xbox, sempre buscamos maneiras diferentes de continuar trazendo aos fãs o melhor conteúdo para jogar no dispositivo que eles desejam. A comunidade agora pode aproveitar nossos jogos por meio de códigos digitais ou em seu primeiro dia, através do Game Pass. Estamos ansiosos por incríveis 12 meses que temos pela frente.”

Por fim, dias depois, a Microsoft afirmou não ter confirmado o encerramento da produção de jogos em disco para o Xbox no Brasil. Sendo assim, ela reafirmou apenas que os títulos para a plataforma continuam disponíveis em formato digital. E sem dar mais detalhes sobre a disponibilidade de versões físicas.

*Foto: Reprodução/Pixabay (Olya Adamovich)

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

5ª edição do Wine in Búzios vai até dia 9 de junho

Festival de vinhos ocorre na Praça Santos Dumont, no centro da cidade litorânea O tradicional festival de vinhos Wine in Búzios está em sua quinta...

Celeiro de startups: Brasília se torna berço da inovação no país

Celeiro de startups possui potencial para oferecer soluções tecnológicas transformadoras Recentemente, Brasília virou notícia por ser reconhecida como o berço da inovação no Brasil. Isso...

Inventário de imóvel: por onde começar?

A prática é obrigatória e pode ter consequências para quem descumprir esse processo O inventário existe para partilhar um imóvel deixado de herança, podendo ser...