Pesquisa revela novos caminhos para combater o câncer

Pesquisa revela novos caminhos para combater o câncer

Estudo publicado pela Universidade de Paris fortalece a importância da indução de proteínas de choque térmico na luta contra a doença

Levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelou que, entre os anos de 2024 e 2025, serão diagnosticados 700 mil casos anuais da doença. O relatório divulgado no ano passado apontou que o câncer de pele é o tipo mais incidente e que a concentração de diagnósticos deve acontecer, em sua maioria, nas regiões Sul e Sudeste do país.

Apesar dos números alarmantes, um estudo divulgado em maio deste ano renovou as esperanças de pacientes com câncer e reforçou a importância do investimento em novas abordagens para combater a doença. A pesquisa publicada e divulgada pelo periódico científico Stem Cell Reviews and Reports, da Springer Nature e indexada recentemente no PubMed, considerada a melhor base de dados para artigos científicos do mundo.

Hipertermia Guiada pela Termodinâmica Cerebral

O artigo reforça a eficácia de um tratamento pioneiro, baseado na Hipertermia Guiada pela Termodinâmica Cerebral, criado pelo médico Marc Abreu. A técnica de indução de proteínas de choque térmico tem potencial de restauração em diversas doenças neurológicas e tratamento do câncer.

Publicada pela Universidade de Paris e pelo Hospital Georges Pompidou, a pesquisa descreve alguns efeitos da hipertermia, como a indução de apoptose, a normalização do microambiente tumoral e a estimulação do sistema imunológico, sendo potenciais fatores para otimizar os efeitos de tratamentos como radioterapia, quimioterapia e imunoterapia.

A pesquisa apresenta dados promissores sobre a eficácia da hipertermia na eliminação de células-tronco cancerígenas, que são um subconjunto de células cancerígenas conhecidas por sua resistência às terapias tradicionais e seu papel na recorrência e metástase do câncer.

Tecnologia BTT

O estudo ressalta ainda a capacidade da tecnologia BTT (Brain Thermal Tunnel), que permite um controle preciso e não invasivo da temperatura cerebral e representa uma inovação no tratamento do câncer.

Essa tecnologia, quando utilizada em conjunto com a hipertermia, garante com precisão o monitoramento da termodinâmica cerebral e pode resultar no aumento do fluxo sanguíneo e consequentemente na maior a oxigenação das células cancerígenas.

De acordo com representantes do Instituto Médico BTT, que disponibiliza o tratamento criado pelo médico Marc Abreu, “à medida que a pesquisa continua a validar sua eficácia e perfil de segurança, ela tem o potencial de revolucionar a terapia do câncer, fornecendo uma abordagem direcionada e personalizada para o tratamento convencionais que podem ser potencializados com a Hipertermia Guiada pela Termodinâmica Cerebral por meio do BTT”.

Benefícios apontados pelo estudo sobre o tratamento

O estudo destacou benefícios importantes sobre o tratamento desenvolvido pelo médico Marc Abreu. Por ser um procedimento não-invasivo, ele utiliza calor para atacar células cancerígenas sem necessitar de cortes, tornando-o menos agressivo e com menos efeitos colaterais.

A Hipertermia Guiada pela Termodinâmica Cerebral por meio do BTT, também se mostrou eficaz na eliminação de células-tronco cancerígenas, tornando-as mais sensíveis a tratamentos convencionais como radioterapia e quimioterapia. Além disso, a melhora da perfusão e oxigenação do tumor facilita a absorção de medicamentos e aumenta a eficácia dos tratamentos.

O tratamento estimula também o sistema imunológico e utiliza tecnologia avançada para controle preciso da temperatura. A pesquisa revela resultados clínicos promissores, verificando a melhora na qualidade de vida dos pacientes e redução significativa dos efeitos colaterais quando comparado aos tratamentos tradicionais.

Conheça o médico Marc Abreu

Marc Abreu é um renomado médico e diretor do Instituto BTT para Hipertermia Avançada Guiada pelo Cérebro, especializado em diversas áreas médicas como física médica, bioengenharia e neurociência.

Ele lecionou em Harvard e Yale, onde fez descobertas significativas, como o Túnel Térmico Cerebral (BTT) e desenvolveu o sistema Abreu BTT 700 para medir a temperatura cerebral de forma contínua e não invasiva.

Suas inovações têm aplicações em cuidados intensivos e tratamento de doenças neurodegenerativas. O Instituto BTT, fundado por Marc Abreu, é pioneiro em técnicas de hipertermia avançada que auxiliam no tratamento contra o câncer e doenças neurológicas.

Foto: https://br.freepik.com/fotos-gratis/pesquisador-de-perto-trabalhando-com-microscopio_12892387.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=59f066cc-bd0a-4700-a822-9f99d136e65f

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Blockchain para ESG ganha novo aporte de empresas do setor

Blockchain para ESG tem a finalidade de gerenciar créditos de carbono e de energia renovável A Oxygea, fundo de corporate venture capital vinculado à Braskem,...

Como funciona a blockchain? Armin Altweger esclarece essa tecnologia

O sistema é amplamente usado em criptomoedas, mas também pode ser aplicado para proteger registros públicos e organizar cadeia de suprimentos Blockchain é uma tecnologia...

Fenatech: Veja como foi segunda edição do evento

Fenatech aconteceu em Brusque (SC), no Instituto Federal Catarinense, com debate sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo A segunda edição da Fenatech foi realizada na semana...