Mercado de carbono: Empresa brasileira oferece tecnologia geoespacial

Mercado de carbono

Mercado de carbono envolve mudanças do clima; companhia tem clientes como Petrobras e Ministério do Meio Ambiente e defende dados, ciência e tecnologia

A recente sanção, pelo presidente Lula, da lei que regula o mercado de créditos de carbono no Brasil cria oportunidades de negócio para empresas com capacidade para mensurar emissões e lastrear os ativos que serão comercializados no novo ambiente.

Mercado de carbono

Uma dessas companhias é a Imagem Geosistemas, que oferece tecnologia para clientes nos setores público e privado, como Petrobras, Natura e o Ministério do Meio Ambiente, criarem cenários, traçarem rotas estratégicas e tomarem decisões nas áreas climática e ambiental.

Plataforma ArcGIS

Com foco em tecnologias geoespaciais, a empresa opera a plataforma ArcGIS, que monitora alterações no meio ambiente e permite criar cenários para apoiar tomadas de decisão.

O funcionamento do sistema ocorre por meio de sensores orbitais que monitoram cinco vezes ao dia como está a quantidade de biomassa ou a quantidade de carbono emitida em um determinado território.

Mercado de carbono

Tudo isso faz com que a empresa consiga enxergar de fato como está o mercado de carbono, uma vez que com a junção de dados, ciência e tecnologia é possével mensurar o valor dos créditos de carbono na área delimitada. E através de um contrato inteligente de blockchain também é possível dar segurança a este nicho financeiro de que aqueke ativo existe e possui um lastro.

COP29

Em novembro, em Baku, no Azerbaijão, a Imagem Geosistemas esteve presente na COP29. A empresa fez apresentações sobre suas soluções nas áreas de finanças sustentáveis, riscos climáticos, riscos sociais, monitoramento de carbono, desastres naturais e bioeconomia.

A companhia tem à sua disposição fontes de dados, além de poder coletar e captar esses modelos. Isso envolve informações meteorológicas, climatológicas, hidrológicas, inventário de emissões, relatório de sustentabilidade ou análises ecossistêmicas. E é a partir de tudo isso que a companhia pode traçar a melhor estratégia para reduzir emissões ou conseguir um mecanismo de agricultura sustentável.  

Por fim, a Imagem Geosistemas conta com cientistas que propõem soluções com o intuito de transformar políticas em plataformas, desenvolver instrumentos e criar ferramentas que sustentam processos e negócios, seja no financiamento climático, em estratégias de descarbonização, na busca por justiça social, na transição energética ou na adaptação climática.

Fonte: Foto de freepik na Freepik

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Hans Dohmann antecipa as mudanças que vão redesenhar o cuidado em saúde na próxima década

Doutor em Ciências da Saúde, Hans Dohmann comenta as tendências e inovações que transformarão a forma de cuidar da população nos próximos 10 anos

Um século de Mecânica Quântica: como a teoria que mudou a ciência impulsiona disputas tecnológicas hoje

Cem anos após o trabalho pioneiro de Werner Heisenberg, avanços em sensores, comunicação e computação quântica moldam inovação, investimentos e tensões geopolíticas

Santo André inaugura centro tecnológico de R$ 58 milhões para impulsionar inovação

Instalação moderniza prédio histórico e passa a integrar laboratórios avançados, incubadora e espaços dedicados a IA e Indústria 4.0