Desafio da Energisa pretende buscar soluções inovadoras

Desafio da Energisa

Desafio da Energisa recebe inscrições de startups até dia 18 de novembro

O maior grupo privado de capital nacional do setor elétrico, Energisa, acaba de lançar o Desafio Energisa Digital Labs. A proposta é voltada a startups do Paraná, e demais estados do Brasil.

Desafio da Energisa

O objetivo do Desafio da Energisa é buscar soluções para otimizar a operação e os negócios da companhia. Isso inclui melhorias nas operações jurídicas, na expansão do contato direto com cliente por meio de plataformas digitais e sistemas digitais para fomento de eficiência energética.

As inscrições vão até 18 de novembro e podem ser realizadas pelo site da Energisa. 

Inovação aberta

Além disso, o grupo de energia acredita no modelo de inovação aberta e investe acima de R$ 5 milhões anualmente em soluções de startups no país e dos principais polos tecnológicos do mundo.

De acordo com Lucas Pinz, diretor de Estratégia, Inovação e Novos Negócios do Grupo Energisa:

“Buscamos as melhores soluções para desafios complexos. A inovação é parte fundamental da chamada Energia 4D (digitalizada, descarbonizada, descentralizada e diversificada), que representa o centro da nossa estratégia de negócios.”

O executivo disse ainda que “a companhia está entre as 50 empresas mais engajadas em inovação aberta no Brasil, de acordo com ranking divulgado pela plataforma 100 Open Startups no ano passado”. 

Startups selecionadas

As startups selecionadas serão chamadas para um encontro remoto com a Energisa, o chamado pitch day, previsto para 14 de dezembro. Contudo, os aprovados passarão por um período de imersão e, na sequência, deverão executar um projeto piloto ou prova de conceito, em ambiente comercial.

Tal processo é necessário para validar a aderência das soluções propostas às necessidades da empresa. Ao final do programa, as startups poderão se tornar fornecedoras ou parceiras estratégicas da Energisa.

Desafios

Já o desafio, ele está atrelado às operações jurídicas com o intuito de melhorar a jornada de subsídios para essa área. A companhia busca ainda encontrar soluções para digitalizar fluxos e análises automatizadas de documentos, assim como otimizar fluxo de solicitações, coletas, análises da qualidade e eficácia dos subsídios de processos jurídicos e a construção de uma árvore de decisões inteligente para suportar as tomadas de decisão.

Sistemas digitais

Já em relação aos sistemas digitais de eficiência, as startups devem apresentar propostas para a digitalização de mapeamento e monitoramento de consumo. E ela demanda energia reativa entre outras ações.

Todavia, o foco deve ser soluções voltadas a indústrias de base e avançada, agronegócio, prédios comerciais e pequenos negócios, tanto no mercado livre quanto no regulado.

Por fim, o terceiro desafio é direcionado a resultados inovadores no relacionamento com clientes. Com isso, a Energisa quer soluções eficazes para expandir a comunicação com os consumidores em plataformas digitais e aplicativos como Instagram, Facebook, Twitter e Tik Tok. Desse modo, o cliente poderá ser avisado com mais agilidade sobre o atraso no pagamento de faturas, por exemplo.

*Foto: Divulgação

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