Centro de inovação e tecnologia da UEG: conheça

Centro de inovação e tecnologia da UEG

Centro de inovação e tecnologia da UEG foi votado na semana passada

No último dia 23, foi votado o projeto de lei nº 0026/23, que cria, no âmbito da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Centro de Análises, Inovação e Tecnologia em Ciências Naturais e Aplicadas (CAITec). Ele estava em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Além disso, a unidade integrará a estrutura suplementar da universidade e terá o objetivo de agrupar a infraestrutura de pesquisa em um laboratório multiusuário, sediado no prédio do Centro de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG) da UEG.

Centro de inovação e tecnologia da UEG

Em justificativa apresentada à iniciativa, considerou-se que a implantação de laboratórios multiusuários tem o objetivo de otimizar a aplicação de recursos públicos com a oportunidade de acesso a um parque instrumental pelos diferentes agentes nas áreas de ciência, ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento e inovação. De acordo com governador Ronaldo Caiado (UB):

“Além disso, é uma fonte institucional alternativa de recursos destinados preservação e à manutenção da infraestrutura de pesquisa.”

Análise de editais

Já para a UEG, a análise de editais dos órgãos de fomento nos últimos anos tem evidenciado que a parceria entre instituições públicas e privadas está se tornando uma exigência. Sendo assim, conforme é apresentado no projeto, um laboratório multiusuário institucional se faz necessário para que a Universidade possa disponibilizar seu parque instrumental à sociedade e ampliar a sua capacidade de concorrer a fontes públicas e privadas de financiamento.

Renúncia de receita

Por outro lado, também foi informado pela UEG que a proposta de criação do CAITec não implica diretamente uma renúncia de renúncia de receita, criação, aperfeiçoamento ou expansão da ação governamental. E muito menos de aumento de despesas, pelo fato de o laboratório já possuir estrutura física e equipamentos necessários ao seu funcionamento.

Por fim, a proposta seguirá para sanção do governador Ronaldo Caiado.

*Foto: Reprodução/Pixabay (FotoshopTofs)

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Vitamina D rejuvenesce a pele: Entenda se é possível

Vitamina D rejuvenesce a pele, esta é uma pergunta que tem vindo muito à tona em se tratando do universo da beleza; mas o...

Amostras de Marte: NASA reduz gastos com missão

Na segunda-feira (15), a NASA informou como serão os próximos passos da campanha Mars Sample Return, iniciada em 2021. Agora, a campanha vai passar...

Conheça cultivar de uva própria para vinhos espumantes na Serra Gaúcha

Cultivar de uva própria resulta em uma boa produção A produção de vinhos é uma das atividades mais tradicionais na Região Sul do país. Entretanto,...