Flor mineral em Marte: Curiosity registra o momento

Flor mineral em Marte

Flor mineral em Marte foi divulgada na última sexta-feira (25)

Na última sexta-feira (25), a missão Curiosity registrou mais imagens surpreendentes do solo de Marte. Desta vez uma pequena flor mineral, nascida na superfície do planeta vermelho foi capturado.

Flor mineral em Marte

A equipe do rover registrou a flor mineral em Marte, e relatou que descoberta tem estruturas delicadas. Isso porque se formaram minerais precipitados de água.

Contudo, vale lembrar que esta não é a primeira vez que o robô da Nasa de quase uma década vê esses tipos de formações. Elas são chamadas de aglomerados de cristais diagenéticos. Diagenética significa a recombinação ou rearranjo de minerais. Tais características consistem em aglomerados tridimensionais cristalizados, provavelmente feitos de uma combinação de minerais.

Sulfatos

Todavia, Abigail Fraeman, cientista da Nasa e vice-diretora da missão Curiosity, afirmou via Twitter que essas formações vistas anteriormente eram de sulfatos (sais inorgânicos derivados do ácido sulfúrico).

Além disso, análises de características anteriores como esta, encontradas em Marte, revelam que, originalmente, o recurso foi incorporado dentro de uma rocha, que foi corroída ao longo do tempo. Entretanto, esses aglomerados minerais parecem ser resistentes à erosão.

flor mineral

Outras formações semelhantes em Marte

Outro nome para essas características é “concreção”. Em 2004, o rover Opportunity, da Nasa, descobriu concreções minerais no solo marciano, apelidadas de “mirtilos”, por serem pequenas e redondas.

Já a nova concreção descoberta foi batizada de “Blackthorn Salt” (algo como Sal de Espinheiro Negro, em tradução livre). Eles usaram o instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI) do rover para capturar essas imagens de enquadramento fechado.

Além disso, em 2013, o Curiosity já havia encontrado outra cristalização mineral em forma de flor. Antes, em 2008, o rover Spirit detectou formações parecidas, chamadas de “couve-flor”  devido às suas protuberâncias.

*Foto: Reprodução

Outras postagens

Postagens relacionadas

Últimas postagens

Internet 4G e 5G: Como estão chegando às regiões agrícolas remotas

Internet 4G e 5G tem ritmo de ampliação pelo Brasil, mas precisa ser maior ainda este alcance Situada a 290 quilômetros de São Paulo, a...

Bateria de íons de sódio tem recarga mais rápida a partir de teste sul-coreano

Bateria de íons de sódio, segundo testes de grupo de pesquisadores da Coreia do Sul, é capaz prover uma recarga em poucos segundos, além...

Unidades de conservação estadual: Tecnologia reforça monitoramento

Unidades de conservação estadual envolvem 85% do território preservado Atualmente, o estado do Acre está 85% preservado. Neste caso, a gestão prioriza o meio ambiente...